VIDEO TRAILER:
http://youtu.be/zqcC5JRmAA4
Download (Para IOS):
https://itunes.apple.com/us/app/rpg-creator/id871799851
(Para comprar a versão PREMIUM somente dentro do aplicativo)
Características:
- Não existe e provavelmente não vai existir pra ANDROID
- É gratuito! (Com limitações)
- Uns 10 dólares a versão completa, barato, mas em BRL (Reais) saí entre R$35,00 e R$ 38,00
- Editor de mapa.
- Edito prático e familiar.
- Banco de dados pra criar e modificar itens, personagens, monstros, etc (Com limitação).
- RTP padrão para você começar (Gratuito) ou você pode importar os seus próprios recursos (Premium).
- Jogue os jogos feitos por outros usuários ou envie os seus jogos para outras pessoas por rede (Premium).
Engine:
Em Jogo:
Sobre o aplicativo:
A versão FREE apesar de dá propaganda mentirosa não permite usar RESOURCERS próprios, somente RTP.
Nessa versão você também tem limite no banco de dados, como um limite pequeno de tipos de itens.
Para compartilhar o seu jogo ou baixar feito por outra pessoa somente na versão paga (PREMIUM).
Inicialmente o projeto gerado vem com duas opções de idiomas, Japonês e Inglês, mas os dialogos aceitam caracteres diferentes (Cedilha, acentos, germânicos).
Minha analise superficial e pessoal:
- Usei e diferente do RpgMV eu aprovei, as posições das janelas do editor são adaptadas ao modo LANDSCAPE (Horizontal) do Iphone/Ipad e mesmo assim elas lembram muito o Rm2K e 2k3.
- O mapeamento é bem fácil, ele funciona parcialmente diferente do conhecido no Rpg Maker, a única desvantagem é que só se pode selecionar um tile por vez, ou seja, desenhar uma árvore cansa.
- Inserir eventos ou veículos é bem fácil como no Rpg Maker, porém o AirShip (Nave aérea) não obedece a lógica, pois não passa bloqueios e fica cortada atrás de árvores.
- A edição dos eventos é bem fácil e tem os comandos mais importantes já conhecidos no Rpg Maker.
- O controle fica sobre a tela, diferente do RpgMV ele não reponde ao toque arrastando na tela, somente aos botões na tela, que somente em caso de "EVENTO AUTOMÁTICO" pra não afetar cenas.
- O menu do jogo não funciona pelo controle da tela, somente por toque igual no RpgMV.
- Não senti qualquer LAG usando o Iphone 4.
- Os efeitos como abrir e fechar janelas não são tão bonitos quanto os do RpgMV, mas seguem exatamente a linha clássica do Rm2k/2k3
- igualmente ao Rm2k, o sistema de batalha é em terceira pessoa, nota que os desenvolvedores preferiram usar a base do clássico inspirado em jogos como Dragon Quest I e II, que ficou muito interessante e nostálgico
Finalizando, não usei o suficiente pra relatar mais BUGs além dos citados acima.