🤔 Para Refletir :
"Refatorar o código é como usar inseticida: Elimina bugs."
- Mayleone

Jacob e a Pirataria

• Autor(a) do tópico Autor(a) do tópico Moge
  • Data de início Data de início
  • Categorias Categorias Nenhum

Moge Masculino

Duque
Redação
Redação
Mogege❤️
Juntou-se
25 de Junho de 2015
Postagens
700
Bravecoins
1.703
QBwSirX.jpg

Ao descobrir que o seu jogo estava sendo distribuido ilegalmente no "Pirate Bay", Jacob Janerka, um desenvolvedor indie, resolveu tomar uma atitude completamente inusitada: distribuir keys do seu jogo de graça no site. Veja a imagem abaixo:

z2bXLIc.png

"E aí pessoal, sou o Jacob o criador de "Paradigm". Eu sei que alguns de vocês realmente não podem comprar o jogo e eu fico feliz que vocês possam jogar mesmo assim. Se você gostar do jogo por favor conte aos seus amigos e até considere em comprá-lo depois."

Ainda no comentário, Jacob brincou com o uploader (dauphong), dizendo que ele deveria ter disponibilizado a versão sem DRM do jogo, que seria algo muito mais fácil para os jogadores.

Por um curto período, a notícia permaneceu no anonimato, porém teve repercussão imediata assim que foi divulgada no "Reddit", pelo usuário -7jim7, que intitulou o seu post como "O tipo de desenvolvedor que eu realmente gosto". Em suma, muitos usuários da rede aprovaram a abordagem de Jacob, considerando-a como uma atitude muito bacana. Assim, após obter grande notoriedade no "Reddit", as vendas de "Paradigm" aumentaram consideravelmente.

NEcxsGW.png

Link: https://www.reddit.com/r/Piracy/comments/6jgv9v/the_type_of_dev_i_really_like/

Posteriormente, em entrevista a "Torrent Freak", ao ser questionado sobre o fato ocorrido, Jacob admitiu já ter experimentado jogos piratas na infância, pois naquela época não tinha condições financeiras pra comprar todos os títulos desejados, por isso, hoje não recrimina aqueles que baixam a versão pirata de seu jogo, pois também podem estar fazendo apenas um "test drive", pra ver se realmente vale a pena comprá-lo.

A história de Jacob nos leva a refletir sobre a polêmica questão da pirataria, sob uma diferente perspectiva. Ainda que considerada um crime previsto no art. 184 do Código Penal, há situações que a tornam um pouco mais compreensível, mas não algo aceitável, vez que a pirataria continua sendo uma atitude que transgride as leis.​

Esse não é o primeiro caso que eu me lembre. Teve algum outro jogo que, depois de ser crackeado, o desenvolvedor disponibilizou o jogo de graça no próprio site, junta com a possibilidade de comprar.
Acho uma boa ideia sim, e esse caso serve como prova de que isso pode dar certo. Desde que o jogo seja bom e faça, quem quer que seja que tenha baixado, querer comprar o jogo.

Moge Maker comentou:
z2bXLIc.png

"E aí pessoal, sou o Jacob o criador de "Paradigm". Eu sei que alguns de vocês não podem comprar o jogo de maneira legítima e eu fico feliz que vocês possam jogar mesmo assim. Se você gostar do jogo por favor conte aos seus amigos e até considere em comprá-lo depois."

Muito interessante, devo salientar porém, um pequeno erro de tradução (que não muda em si o contexto mas enfim:)

I know some of you legitimately can't afford the game...
Na verdade significa: Eu sei que alguns de vocês realmente* não podem comprar o jogo...

*ou legitimamente se quiser usar a palavra exata, mas nesse caso para dar o sentido correto que ele pretendeu transmitir a outra se encaixa melhor

De qualquer forma, muito bacana o artigo e interessante, apesar de inesperada, a reação do sujeito.

-Vlw

Voltar
Topo Inferior