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RPG (JAM VX ACE EXTRA NÃO OFICIAL) O Último Juramento

Tigrão Masculino

Cidadão
Colaboração
Colaboração
"Não consigo ler nada..."
Juntou-se
04 de Novembro de 2020
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179
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Área
Roteiro
Motor de jogo
RPG Maker MV
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Ilustração desenvolvida por Cristiano Marques Rosa (@Aleth728)


Informações
Autor: Ryan Vitor Moreira
Engine: RPG Maker VX Ace
Categoria: RPG de Aventura
Resolução do Jogo: 544 x 416
Idioma: Português (Brasil)

Início de Desenvolvimento: 16/02/2025
Término de Desenvolvimento: 23/03/2025

Evento:
[FESTIVAL] JAM VX ACE EXTRA NÃO OFICIAL!


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Sinopse - Mundo de Valderia
O mensageiro real, Duncan Varos, nunca chegou ao seu destino. Em suas mãos, carregava uma carta que poderia mudar o rumo do reino de Eldoria. Agora, essa missão recai sobre Elena Varos, uma jovem espadachim que, mais do que cumprir um dever, carrega um último pedido de seu falecido pai.
Ao seu lado, seguem companheiros tão improváveis quanto leais: um mago idoso que já viu tempos melhores, um mercenário endurecido pela vida e um jovem ladino que sempre tem algo a dizer. Juntos, enfrentarão perigos e descobrindo verdades que jamais imaginaram.
Entre espadas e segredos, essa jornada não é apenas sobre entregar uma carta, mas também sobre enfrentar o passado, desafiar o destino e decidir o futuro de Eldoria.



Rosto
Personagens
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Elena Varos
Idade:
17 anos
Ocupação: Cavaleira
Origem: Vilarejo de Verden
Determinada e honrada, Elena é uma jovem espadachim de Verden que carrega o peso de uma promessa: entregar a última carta de seu pai, Duncan Varos, ao rei Eldrin. Treinada na arte da espada e guiada por um forte senso de dever, ela enfrenta cada obstáculo com coragem, mesmo quando o passado e as incertezas do futuro a desafiam.
Althar.png
Althar Nermond
Idade:
72 anos
Ocupação: Feiticeiro
Origem: Vilarejo de Verden
Um velho mago de Verden, direto e pragmático, mas fiel à sua palavra. Althar conhece bem as sombras do reino e já viu sua cota de tragédias. Ele aceita acompanhar Elena não apenas como um favor ao seu falecido amigo, mas porque sabe que ela precisará de alguém que compreenda o peso de decisões difíceis.
Vargas.png
Vargas Elrick
Idade:
42 anos
Ocupação: Guerreiro
Origem: Reino de Eldoria
Antigo guarda de Eldoria, Vargas é um homem mal-humorado e de muita experiência. Depois de abandonar sua posição por razões que prefere não discutir, ele leva a vida como um mercenário. Embora mantenha um olhar cético sobre o mundo, ainda acredita na importância de lutar pelo que é certo.
Milo.png
Milo Fenrir
Idade:
12 anos
Ocupação: Ladrão
Origem: Cidade Portuária de Galdor
Originário de Galdor, Milo é um jovem ladino astuto, sempre pronto para escapar de problemas, ou criar novos. Com uma lábia afiada e reflexos ainda mais rápidos, ele vê a jornada como uma oportunidade tanto para aventura quanto para lucro. Mas, no fundo, há mais nele do que apenas uma criança oportunista: ele tem suas próprias razões para seguir esse caminho, mesmo que prefira esconder atrás de piadas.



Jogabilidade

Exploração

Cada passo da jornada importa. O mundo de Valderia possui cidades, vilarejos e masmorras esquecidas. Durante a aventura, o jogador poderá explorar cenários e conversar com moradores para obter informações.
Diferente de jogos com encontros aleatórios, O Último Juramento adota um sistema de encontros visíveis no mapa, permitindo que o jogador escolha quando e como enfrentar os inimigos. No entanto, chefes podem bloquear o caminho, exigindo combates obrigatórios para avançar.

Se o jogador optar por evitar cada confronto nas masmorras, a dificuldade natural da aventura aumentará, tornando cada batalha inevitável ainda mais desafiadora. Novamente, tenha em mente que os encontros de batalha não são obrigatórios.

Sistema de Batalha

O Último Juramento utiliza o sistema padrão de batalha frontal por turnos do RPG Maker VX Ace, mas há suas peculiaridades. Com ênfase em estratégia, personalização via acessórios e sinergia entre os personagens, cada membro do grupo tem habilidades únicas, exigindo um uso inteligente de seus pontos fortes para superar os desafios.
  • Elena é uma espadachim versátil, equilibrando ataque, restauração vital e defesa. Suas técnicas de espada podem causar dano direto e suas maestrias de suporte podem salvar o grupo de enrascadas.
  • Althar é especialista em magias elementais que podem enfraquecer atributos específicos dos oponentes. Seu conhecimento arcano pode virar o jogo.
  • Vargas é um guerreiro resistente e lento, capaz de proteger aliados e desferir golpes brutais, podendo até mesmo atordoá-los. Suas habilidades defensivas são cruciais para a sobrevivência do grupo.
  • Milo é um jovem ladino ágil, mestre em golpes rápidos e técnicas de roubo. Suas ações podem desequilibrar o campo de batalha a favor do grupo.

Personalização e Progressão

O jogo permite o aprimoramento dos personagens através de novas armas, acessórios, habilidades e itens com aumento permanente de atributos. O jogador poderá moldar seu grupo conforme seu estilo de jogo, escolhendo táticas ofensivas ou defensivas de acordo com a situação.

Questões Técnicas

Cristais de Progresso
Dentro de masmorras, o jogo não permite salvar livremente, exigindo que o jogador encontre e interaja com Cristais de Progresso. Esses cristais não apenas permitem salvar, mas também podem restaurar a energia do grupo caso o jogador utilize um Pedaço de Cristal, um item consumível raro.
Derrota e Continuação
Contra inimigos comuns: Se o grupo for derrotado em uma masmorra por inimigos normais, ele será encontrado e levado para a estalagem mais próxima. Dependendo dos Gilders disponíveis (moeda do mundo), o jogador pode escolher restaurar completamente suas energias na estalagem.
Contra chefes: Caso o grupo perca para um chefe obrigatório, há duas possibilidades:
  • Fim de Jogo – O jogador precisará carregar o último salvamento.
  • Segunda Chance – Se possuir um Pedaço de Cristal, o grupo pode usá-lo para se restaurar no Cristal de Progresso daquela masmorra.

    Regras da Segunda Chance contra Chefes:
  • Se o chefe já tiver perdido pelo menos metade de sua energia, a batalha recomeçará com ele já enfraquecidos.
  • Em contrapartida, o grupo perderá todo o Ímpeto, recurso essencial para habilidades especiais.
  • O chefe também se tornará um pouco mais forte para equilibrar a vantagem da segunda tentativa.
  • Ademais, todo o diálogo antes da batalha daquele chefe não será acionado novamente.

Tempo de Jogo Estimado

Uma história linear que poderá levar uma ou duas horas, dependendo da exploração.
Sua narrativa se inicia de forma objetiva e a grandeza das histórias vai aumentando aos poucos.


Capturas de Tela

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Última edição:
Que tela de título maravilhosa.

É uma ótima filosofia: Já que não podemos fazer muita coisa no game devido às restrições do RTP, caprichamos no tópico né, hehe.

Gosto de RPGs clássicos, com aquela party de quatro personagens. Parabéns pela conclusão do projeto :)
 
Que tela de título maravilhosa.

É uma ótima filosofia: Já que não podemos fazer muita coisa no game devido às restrições do RTP, caprichamos no tópico né, hehe.

Gosto de RPGs clássicos, com aquela party de quatro personagens. Parabéns pela conclusão do projeto :)
Opa, valeu meu querido.
Comecei a jogar o seu projeto do evento e fiquei abismado com o uso inteligente das animações como iluminação, especialmente em cenas.


Pessoal, tenho algo curioso a mostrar: um dia depois, eu notei este pequeno erro de cena.​

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Como podem ver acima na cena de história, há dois eventos com o mesmo sprite do Althar. É o seguinte: em muitos casos, eu costumo alterar o gráfico do evento no momento em que a ideia é mostrar um comportamento diferente (por isso, o "behavior" no nome dos spritesheets de VX Ace) daquele personagem em cena e eu fiz esse esquema por ativação e desativação de switch, sendo cada aba do evento com um gráfico diferente de comportamento.
No entanto, eu não me atentei que, neste caso, ambos os eventos possuem o uso das mesmas switches em suas abas. O evento da cena é o de cima, e o de baixo é evento normal de conversa e aparece somente quando o jogador tem o controle (e não aparece mais depois de uma certa parte da história).

Na minha visão: assim como um acessório específico que tem "Pingente" no nome e seu ícone é um anel, é um erro bem pequeno e imagino que não vá interferir em nada na experiência de vocês, especialmente porque isso ocorre apenas nessa cena em específico.

Isso foi arrumado (bem simples, só alterar as switches do evento de baixo), mas em respeito ao evento, irei atualizar o projeto só depois do evento ser encerrado.


Até lá, vamos fingir que o velho se enlouqueceu e se dividiu em dois nessa cena. A propósito, se isso fosse intencional, o que vocês pensariam? Ele realmente tem poder pra isso, ou só está caducando? 😅
Deixe abaixo as teorias. 😁
 
Gostei da premissa do jogo, é simples e ao mesmo tempo interessante, que pode inclusive dar margem a várias histórias paralelas. Quero começar a jogar, mas ainda tô sem tempo até mesmo para terminar meu projeto... 🥲
 
Estou jogando a versão com o rtp e estou gostando bastante esta bem legal a história , em alguns momentos me lembrei dos jogos antigos e classicos como final fantasy .
 
Como eu achei o tópico bacana e você deu a possibilidade de baixar uma versão sem o RTP (1.5mb pra um jogo é ótimo), resolvi jogar e completei! Deu 1:52 tem meu último save. Bom trabalho!

Impressões:
  1. Achei o jogo muito fácil, acho que era possível desviar de todos os inimigos e ainda sim vencer os chefes sem grandes problemas. Só precisei usar um único item: Um antidoto, no jogo todo.
  2. Eu não tinha visto o tópico direito, dai fiquei confuso em saber qual era a tarefa dos heróis. Precisei voltar no tópico. Sugiro explicar um pouco melhor no jogo.
  3. Alguns dos diálogos são bem legais e com um humor bacana, foi uma das coisas que mais gostei do jogo
  4. Tem muitos diálogos, o que torna o começo um tanto maçante pra mim. É o tipo de coisa que funciona melhor em jogos longos, mas, no fim das contas, até que curti a história.
  5. É difícil conseguir dinheiro. O inn do porto custa 50 e inimigos dão 27. Isso sem falar dos outros itens ou mesmo a taxa pra andar de navio, que precisa pagar pra curar. Enfim, achei que podia dobrar o dinheiro ganho.
  6. Achei forçada a forma como o Milo foi inserido na história. Parece que ele só viu uns guerreiros que ele já conhecia sabe-se como e pediu pra andar junto.
  7. Se eu não falo com o capitão, não consigo sair do bar, acho que faltou uma mensagem reforçando isso
  8. Não sei se gostei do final do Althar, alguns acontecimentos são meio exagerados pra engolir. Talvez, se tivesse umas cutscenes explicando mais coisas.
  9. Os piratas começarem a vender itens é muito fácil de passar batido pro jogador. Até porque eu já tinha falado com eles, aposto que muitos jogadores não iriam conferir novamente.
  10. Não entendi o que o Arthas fez com o líder dos bandidos.
Toda vez que se derrota um chefe, você é curado, mas isso não acontece ao enfrentar os últimos capangas dos ladrões. Isso foi intencional?

Até lá, vamos fingir que o velho se enlouqueceu e se dividiu em dois nessa cena. A propósito, se isso fosse intencional, o que vocês pensariam? Ele realmente tem poder pra isso, ou só está caducando? 😅
Deixe abaixo as teorias. 😁
Faz sentido criar clones pra fazer mais coisas, mas por que o lojista não fala nada? Ele tá tão assustado com o que tá acontecendo com a cidade que nem reage.
 
Última edição:
Como eu achei o tópico bacana e você deu a possibilidade de baixar uma versão sem o RTP (1.5mb pra um jogo é ótimo), resolvi jogar e completei! Deu 1:52 tem meu último save. Bom trabalho!

Impressões:
  1. Achei o jogo muito fácil, acho que era possível desviar de todos os inimigos e ainda sim vencer os chefes sem grandes problemas. Só precisei usar um único item: Um antidoto, no jogo todo.
  2. Eu não tinha visto o tópico direito, dai fiquei confuso em saber qual era a tarefa dos heróis. Precisei voltar no tópico. Sugiro explicar um pouco melhor no jogo.
  3. Alguns dos diálogos são bem legais e com um humor bacana, foi uma das coisas que mais gostei do jogo
  4. Tem muitos diálogos, o que torna o começo um tanto maçante pra mim. É o tipo de coisa que funciona melhor em jogos longos, mas, no fim das contas, até que curti a história.
  5. É difícil conseguir dinheiro. O inn do porto custa 50 e inimigos dão 27. Isso sem falar dos outros itens ou mesmo a taxa pra andar de navio, que precisa pagar pra curar. Enfim, achei que podia dobrar o dinheiro ganho.
  6. Achei forçada a forma como o Milo foi inserido na história. Parece que ele só viu uns guerreiros que ele já conhecia sabe-se como e pediu pra andar junto.
  7. Se eu não falo com o capitão, não consigo sair do bar, acho que faltou uma mensagem reforçando isso
  8. Não sei se gostei do final do Althar, alguns acontecimentos são meio exagerados pra engolir. Talvez, se tivesse umas cutscenes explicando mais coisas.
  9. Os piratas começarem a vender itens é muito fácil de passar batido pro jogador. Até porque eu já tinha falado com eles, aposto que muitos jogadores não iriam conferir novamente.
  10. Não entendi o que o Arthas fez com o líder dos bandidos.
Toda vez que se derrota um chefe, você é curado, mas isso não acontece ao enfrentar os últimos capangas dos ladrões. Isso foi intencional?

Faz sentido criar clones pra fazer mais coisas, mas por que o lojista não fala nada? Ele tá tão assustado com o que tá acontecendo com a cidade que nem reage.
Muitas dessas coisas não foram muito bem analisadas, adicionadas ou exploradas por falta de tempo. Tive um mês e pouco, mas dentro de cada dia, pouco tempo livre para desenvolver. Vida de CLT é complicada, sabemos disso.

De qualquer forma, quando passar o evento, planejarei lançar uma versão revisada. Haverá adições (se precisar, futuramente eu farei mais detalhes em uma publicação), aumento de dificuldade (pensei no andamento do jogador dentro do evento, por isso deixei a dificuldade tranquila, apesar de que esses pequenos bloqueios como o pouco ganho de grana possam prejudicar essa dificuldade tranquila), entre outras coisas. No entanto, conteúdos, enredo principal e a base continuarão da mesma forma.
Pense como se eu tivesse mais tempo de desenvolvimento para melhorar pontos que não melhorei.

Até lá, aproveitem, joguem todos os projetos do evento e boa sorte a todos!
 
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