🤔 Para Refletir :
"Refatorar o código é como usar inseticida: Elimina bugs."
- Mayleone

Javascript - Métodos de Array II

DanTheLion Masculino

Conde
Administração
Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Juntou-se
10 de Janeiro de 2016
Postagens
464
Soluções
1
Bravecoins
2.333
OkzLzkK.png



Olá a todos, como vão? Essa é a segunda parte dos Métodos de Array, onde você pode manipular variáveis Array facilmente utilizando esses conjunto de comandos, se não viu a primeira parte clique AQUI.

Muito bem. Vamos continuar!

Esses métodos a seguir têm suas configurações avançadas e podem ser facilmente confundidas. Então preste bem atenção pois isso pode te salvar de vários erros.





splice();

Este método tem como função adicionar e/ou remover os valores dentro de uma variável Array, você pode ajustar a posição onde será marcado para serem colocados e/ou remover os valores indesejados da Array.

O código é formado assim:


" variavel.splice(posiçãoIndex, qtdeRemover, valor1, valor2, [...], valorN); "


posiçãoIndex: Este parâmetro indica em qual ponto da lista de valores da Array que serão colocados novos valores. Este parâmetro deve ser representado por um número ou por uma outra variável que represente um número.

qtdeRemover: Este parâmetro indica quantos valores da Array devem ser removidos a partir da posiçãoIndex configurada para a direita. Este também deve representar um número.

valorN: Este parâmetro indica quais são os valores que serão colocados na posição indicada pela posiçãoIndex. Nele, você pode colocar qualquer tipo de valor, seja texto, número, boolean, objeto etc. E, por ser o último parâmetro, você pode colocar mais de um valor a ser colocado na Array como está na formação acima.


Veja os exemplos de como utilizá-lo:


- Substituindo valores -


Código:
var dialogo = ["Eu ", "odeio ", "café."];
dialogo.splice(1, 1, "AMO ");

alert(dialogo);

// Resultado: 'Eu AMO café.'

No exemplo acima, utilizamos o .splice(); na variável 'dialogo' para substituir o segundo valor da Array "odeio " por "AMO ".
No processo, selecionamos o index 1 (segundo valor da Array) no primeiro parâmetro, removemos 1 elemento (mostrado no segundo parâmetro) a partir do index 1 (indicado no primeiro parâmetro) que é "odeio ", e inserido o valor "AMO " (indicado no último parâmetro) na posição de index 1 (indicado pelo primeiro parâmetro).

Confuso, não é? Se tiver dificuldades de entender, leia com calma.


- Adicionando valores -


Código:
var dialogo = ["Eu ", "odeio ", "café."];
dialogo.splice(1, 0, "FULANO ");

alert(dialogo);

// Resultado: 'Eu FULANO odeio café.'

Neste exemplo, utilizamos o .splice() na Array para adicionar um valor nela.
Usei o Index 1 como ponto onde serão adicionados os valores. Não quero remover nada, então deixei 0 como nenhum valor. Por fim, coloquei o valor que quis adicionar na Array, neste caso, o "FULANO ".


- Removendo valores -


Código:
var dialogo = ["Sim ", "Não ", "Nunca"];
dialogo.splice(0, 1);

alert(dialogo);

// Resultado: 'Não Nunca.'

Neste caso, eu quis remover o primeiro valor apenas. Eu selecionei o primeiro index da Array no primeiro parâmetro e, em seguida, no segundo parâmetro, coloquei a quantidade de valores que queria remover da lista de valores, neste caso, apenas um.


concat();

Este método utiliza valores de uma Array existente para adicionar em outras listas de valores de outras variáveis Array. Elas não são substituídas, e sim adicionadas para o final da lista.

Veja o exemplo:

Código:
var cabeloestilo = ["Loira", "Morena", "Careca"];
var profissao = ["Rei", "Ladrão", "Polícia"];
var brincadeira = cabeloestilo.concat(profissao);


// Resultado: "Loira", "Morena", "Careca", "Rei", "Ladrão", "Polícia"

Neste exemplo, foram criados duas variáveis com seus respectivos valores. A terceira variável 'brincadeira' seleciona a variável 'cabeloestilo' e é adicionado a atual variável e pega os valores da variável 'profissao'. Como resultado, os valores da variável 'profissao' são adicionadas depois dos valores da variável 'cabeloestilo'.


slice();

Este método retira partes de uma variável Array e cria um novo Array com os valores que sobraram, não modificando a variável selecionada.

Código:
var pizza = ["Calabresa", "Queijo", "Peperoni"] // Desculpa se escrevi Peperoni errado :P
var pedaco = pizza.slice(1);

// Resultado: Queijo, Peperoni

Como pode ver, eu quis desconsiderar o primeiro valor da variável 'pizza', que é "Calabresa", e copiei os outros valores e foram adicionados à variável 'pedaco', assim criando uma nova Array.



Por hoje é só. Essa foi a segunda parte de Métodos de Array. Por um dos métodos ser muito complexo para explicar, deixei os outros para o próximo tutorial, então a terceira parte sairá em breve. Fique no aguardo dos próximos posts dos tutoriais de Javascript.

~ Abraços!
Até mais! :)
 
Voltar
Topo Inferior