🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo completo na mão do que dois projetos voando."
- FL

RPG Maker MV Javascript MV - Interface PT.1 - O Básico

DanTheLion Masculino

Conde
Administração
Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Juntou-se
10 de Janeiro de 2016
Postagens
464
Soluções
1
Bravecoins
2.347
Javascript MV
Interface PT.1 - O Básico



Olá a todos, como vão? Este é um estilo diferente de tutoriais de Javascript, desta vez é como utilizar o Javascript dentro do RPG Maker MV.

E antes que me perguntem, aqueles tópicos que havia criado sobre "Como Criar um Plugin" eram pra continuar, o porém é que fazer tudo aquilo daquela forma é mais trabalhoso e toma muito do meu tempo. Já esses tutoriais de Javascript que estou fazendo toma em menos de meia-hora para fazer. Por isso, aquela série será apagada e substituirá por esse modelo. Enfim, já dei o aviso, então, bola pra frente!

Vamos ver como é feito a interface de um plugin do RPG Maker MV.



A interface é formado dentro de um comentário de multi-linhas (formado por /* e */), mas você deve estar se perguntando: Como isso é possível? Os comentários não são ignorados pelo script? R: Sim, só que o próprio programa consegue detectar pelo comentário se este deve ser processado, basta colocar dois pontos ( : ) na primeira linha do comentário.

Respondendo esta pergunta, vamos ver como é formado a interface dentro do script:

/*:
@plugindesc
@author

@help
*/


O @plugindesc refere-se à descrição do seu plugin. Você pode descrever seu plugin em apenas duas linhas, a primeira na mesma linha do comando e a outra embaixo.

O @author refere-se ao nome do autor do plugin, no caso, você ou sua equipe, ou alguém para ques esteja fazendo.

O @help refere-se ao texto do botão "Ajuda..." a qual dá informações sobre o seu plugin. Você pode escrever em quantas linhas lhe for necessário, desde que esteja dentro do comentário de multi-linhas, a primeira linha começa na mesma do comando.

Veja um exemplo:

/*:
@plugindesc [1.0] Este é o meu primeiro plugin.
Ele altera tal coisa no seu projeto.
@author Fulano de Tal

@help Este plugin faz tal coisa.

Use esses Comandos de Plugin para ativar tal coisa:

doSomething x

x = Valor

Changelog

1.0 - Primeira versão do plugin
*/


Depois de preencher suas informações, dependendo do Editor de Texto que estiver usando, clique em Arquivo > Salvar Como..., dê um nome ao seu plugin e salve-o em .js (Formato de arquivo Javascript) dentro da sua pasta js do seu projeto.



Por hoje é só, aguardem pela próxima parte :) Até mais!
 
Muito bom! Eu não sabia que dava pra fazer chamados mesmo de dentro de um comentário. O lance dos (:) foi um bom aprendizado! Obrigado, e continue com os tutoriais!
 
Voltar
Topo Inferior