🤔 Para Refletir :
"O que importa não é se criticam ou elogiam seu jogo, mas como você lida com isso."
- FL

Javascript MV - Novos Tipos de Parâmetros (RPG Maker MV 1.5.0)

DanTheLion Masculino

Conde
Administração
Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Juntou-se
10 de Janeiro de 2016
Postagens
464
Soluções
1
Bravecoins
2.437
Javascript MV
Novos Tipos de Parâmetros



Olá a todos, como vão? O RPG Maker MV atualizou novamente (A nova 1.5.0) trazendo novidades de aperfeiçoamento visual em algumas janelas como a dos plugins, adicionando novas funções como Pixi e, principalmente, novos tipos de parâmetros para seu plugin, fazendo seu trabalho facilitar bastante. Enfim, vamos lá!



[yellowalert]AVISO! Se você estiver usando uma versão do RPG Maker MV abaixo da 1.5.0, este tutorial não irá servir.[/yellowalert]

[bluealert]Se você ainda não viu como criar parâmetros ou pelo menos o basico no seu plugin, recomendo você acessar a lista de tutoriais de Javascript MV acessando esse link aqui: Lista de Tutoriais de Javascript
[/bluealert]

Para que você obtenha o tipo de parâmetro que será passado abaixo, escreva @type tipoDoParametro. Substitua tipoDoParametro copiando o Tipo de um dos itens abaixo:


Texto

Tipo: text

Este tipo define o valor do parâmetro como texto.

Exemplo: @type text

Imagem:

index.php


Texto de Multi-linhas (Notas)

Tipo: note

Este tipo define o valor do parâmetro como texto, porém com mais linhas a serem trabalhadas.

Exemplo: @type note

Imagem:

index.php


Número

Tipo: number

Este tipo define o valor do parâmetro como número, ou seja, letras e símbolos não são inseridos, apenas números.

Exemplo: @type number

Imagem:

index.php


Este comando tem add-ons (opcionais), entre eles:

@min número - O número mínimo que pode ser inserido no valor do parâmetro.

@max número - O número máximo que pode ser inserido no valor do parâmetro.

@decimals número - Um número de casas decimais que podem ser inseridos no parâmetro


Arquivo

Tipo: file

Este tipo define o valor do parâmetro como arquivo do seu projeto.

Exemplo: @type file

Se quiser direcionar diretamente à um diretório, utilize isso:

@dir diretório

Exemplo: @dir audio/bgm/

Imagem:

index.php


Escolha de Objetos

Este tipo define o valor do parâmetro de algum valor da Database/Banco de Dados e outros dados do seu projeto. Os tipos disponíveis são:

@type animation - Animações
@type actor - Atores/Heróis
@type class - Classes
@type skill - Habilidades
@type item - Itens
@type weapon - Armas
@type armor - Armaduras
@type enemy - Inimigos
@type troop - Tropas
@type state - Estados
@type tileset - Tilesets
@type common_event - Eventos Comuns

@type switch - Switches/Interruptores
@type variable - Variáveis

Imagem:

index.php





Escolhas

Tipo: boolean

Este tipo define o valor do parâmetro uma das duas escolhas: true ou false (verdadeiro ou falso)

Exemplo: @type boolean

Você pode personalizar o texto dessas duas escolhas utilizando esses dois comandos:

@on textoVerdadeiro
@off textoFalso

Imagem:

index.php


Lista de Escolhas

Tipo: select

Este tipo define o valor do parâmetro através de uma lista.

Exemplo: @type select

Você pode personalizar sua lista colocando um comando um em cima do outro:

@type select
@option XP
@option VX
@option VX Ace
@option MV


Além disso você pode inserir um valor padrão para essas escolhas da lista, basta colocar o comando @value valor em baixo de cada escolha:

@type select
@option XP
@value 1.0
@option VX
@value 2.0
@option VX Ace
@value 2.1
@option MV
@value 3.0


Imagem:

index.php


Combo

Tipo: combo

Este tipo tem a mesma função do texto e da lista de escolhas, porém, não existe @value nessa junção. Você pode digitar um texto ou abrir uma lista com sugestões de texto que podem ser utilizadas.

Exemplo: @type combo

Imagem:

index.php



Fonte e imagens: RPG Maker Web Forums



Por enquanto é só, se gostaram aguarde os próximos tutoriais de Javascript MV. Seguindo também a lista de tutoriais caso perca de algum novo. Até mais :)
 
Até pensei em fazer uma matéria sobre isso na revista, mas você foi mais rápido!

Finalmente os produtores do software criaram vergonha na cara e lembraram um pouquinho dos scripters e programadores.

Grande material de referência pra quem for usar da versão 1.5 pra frente! Valeu, [member=468]Daniel M. Neto[/member]!!
 
Voltar
Topo Inferior