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"Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos."
- Eliyud

RPG Maker MV Javascript MV - Scenes [enquete]

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Olá, como vão? Nesse tópico estarei apresentando a vocês sobre as Scenes que sempre estão em Script Calls, quando chamamos uma janela especifica, como o de Salvar o Jogo, Abrir um jogo salvo ou até mesmo abrir o menu com ele, isso porque há gente que gosta de fazer sistemas avançados de eventos e precisam usar Script Calls para chamá-las, então vamos aprender um pouco deles.



As Scenes são um conjunto de comandos que são executados a cada momento que é pressionado por um botão do teclado, na tela ou no controle de console ou automatizado pelo código-fonte do seu projeto. Um exemplo disso é quando abrimos o jogo para testarmos, quando aparece a tela preta no início, aquilo é considerada uma Scene chamada Scene_Boot que inicia seu jogo executando certas configurações e depois enviando para tela de título, isso acontece por causa desse conjunto de comandos abaixo:

tzLF94x.png

Esse é uma parte do código do Scene_Boot executada quando iniciamos o projeto para jogar ou testar.
Esse código é encontrado em js/rpg_scenes.js do seu projeto


É muita coisa para entender né, vou interpretá-la o mais breve possível:

Na primeira linha define o protótipo da função Scene_Boot, chamada de Start. A partir das próximas linhas até o fecha-chaves (}) da ultima linha são todos os comandos que são executados após abrir a janela do jogo.

A segunda linha (Scene_Base.prototype.start.call(this);) é um comando que chama a Scene Base que é, basicamente, a base que sustenta TODAS as Scenes do seu projeto.

Já as outras linhas iniciam o jogo em 3 situações: Teste de Batalha, Teste de Evento e Teste do Jogo (está ordenado de acordo com cada If e Else marcado). Você deve perceber as linhas com "SceneManager.goto()", esses são os comandos que fazem transição da tela para uma outra tela, dependendo do teste que estiver fazendo.

O ...goto(Scene_Battle) leva a uma cena de batalha. É a mesma coisa em que você vai testar uma batalha contra um inimigo através do Banco de Dados/Database.

O ...goto(Scene_Map) leva ao mapa, nessa ocasião, ele está testando uma certa quantidade de comandos inseridos em um evento. É a mesma coisa em que você seleciona um ou mais comandos dentro de um evento e da CTRL+R para testá-los.

E finalmente o ...goto(Scene_Title) que leva a cena da tela de título. Isso acontece quando for testar o seu jogo ou iniciá-lo quando após exportá-lo.


Enfim, cada Scene tem seus protótipos para funcionar. Cada um faz uma ação que é executada durante o jogo. O exemplo disso é do exemplo acima, o "Scene_Boot.prototype.start" é um protótipo que dá inicio quando abrimos o jogo por ser uma Scene que é ligada primeiro de todas as Scenes que

Além desse protótipo há diversos, como esses:

Create: Esse protótipo é responsável pela criação de objetos dentro de outros protótipos que são resposáveis por dar forma a sua Scene. Quando inseridos nele, eles são executados em seguida.

Exemplo:

G4dcBMy.png

Nessa imagem, vemos um protótipo Create do Scene_Title, dentro dele está outros protótipos que são: createBackground, createForeground, WindowLayer e CommandWindow (que seriam a criação de imagens, dos comandos como: Novo Jogo, Continuar e Opções e da Janela dos comandos).


Start: Como vimos um pouco acima, esse protótipo seria, resumindo, o motor da Scene, fazendo ações que são visíveis durante o jogo.

Exemplo:

v3iyADx.png

Nessa imagem, vemos um protótipo Start do Scene_Title em que, resumindo, ele dá um FadeIn na tela, centralizando as imagens e, por fim, tocar a música da tela de título.


Update: É um protótipo importante que é executado enquanto a sua Scene estiver ligada, ou seja, a todo momento (a cada frame) ela estará atualizando um conjunto de comandos que estarão auxiliando na Scene até que sua Scene seja terminada ou interrompida por outra Scene.

Exemplo:

Mxlk7uc.png

Nessa imagem, vemos um protótipo Update do Scene_Title em que, resumidamente, sempre que a Scene não estiver ocupada por outra, ela iniciará os comandos da tela de título.



Por hoje é só, esse é um pequeno resumo de como as Scenes funcionam, se quiserem outros tutoriais, estarei disponibilizando uma enquete no topo do tópico com escolhas de um próximo tutorial que estarei fazendo. É isso. Até mais. :)
 
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