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Javascript MV
Touch Input Triggers
Touch Input Triggers
Olá a todos, como vão? Neste tópico estarei ensinando sobre os comandos de Input Triggers usados para recursos Android/iOS (jogos para Smartphones) e o uso do mouse do PC/Mac dentro do RPG Maker MV.
Assim como as funções de Input Triggers (se você não viu ainda sobre eles, eu recomendo você dar uma olhada no tópico dele clicando AQUI) eles servem para definir os comandos que aparecem na tela do seu jogo quando apertamos uma tecla do Keyboard (teclado) do jogador, e como todos já sabem, o RPG Maker MV também está adaptado para criar jogos para telefones-celular, de preferência Smartphones Android e iOS, como apertar uma vez em algum lugar do mapa do jogo para fazer o jogador andar até ela, ou apertar com os dois dedos para abrir o menu, etc. Ambos os comandos possuem essa função de Input Trigger baseado em tocar na tela dentro dos códigos do seu projeto ou utilizar os cliques do mouse, por isso vamos conhecê-las (ou reforçar o conhecimento delas).
Na tabela abaixo mostra os comandos disponíveis:
Descrição | Comando |
Quando a tela for tocada/clicada | TouchInput.isTriggered() |
Quando manter a tela tocada/clicada | TouchInput.isPressed() |
Quando manter a tela tocada/clicada por 1/2 segundo | TouchInput.isLongPressed() |
Quando soltar o toque/clique da tela. | TouchInput.isReleased() |
Quando tocar/clicar na tela repetidamente | TouchInput.isRepeated() |
Quando deslocar/arrastar o toque/clique em qualquer direção | TouchInput.isMoved() |
Quando o toque/clique na tela for interrompido ou cancelado | TouchInput.isCancelled() |
Diferente do Input Trigger normal, este não precisa de um botão específico, já que utiliza apenas do toque na tela (ou os cliques do mouse) como comando principal.
Dessa vez o tópico ficou pequeno, pois é o complemento do último tópico que fiz sobre Input Triggers (que você pode clicar AQUI para poder acessá-lo). Então não se assuste. Teremos mais tutoriais de Javascript MV em breve.
Por hoje é só, algumas dúvidas? Deixe um post abaixo que te responderei assim que possível. Até mais!