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RPG Maker MV Javascript MV - Utilizando os Parâmetros no Script

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Javascript MV
Utilizando os Parâmetros no Script



Olá a todos do Condado. Dando progressão a uma série de tutoriais sobre programação de plugin de RPG Maker MV utilizando o Javascript, neste tópico vou ensinar a como utilizar os parâmetros inseridos da interface no seu Script.

Caso você não saiba como criar parâmetros para o seu plugin, é obrigatório que você veja ESSE TÓPICO primeiro para que não haja confusões depois. Se você já viu continue a leitura.



No tópico anterior sobre Parâmetros, aprendemos a adicionar e configurar parâmetros, mas ainda não criamos funções para elas, ou seja, ainda não pegamos os seus valores para que possamos utilizá-las dentro do script, então, veremos a como utilizá-las agora.

Primeiro de tudo, saiba que todo o conteúdo de códigos é feito depois do comentário de multi-linhas exclusivo da interface.

Primeiro, teremos que declarar a função que agrupa todos os comandos, assim resulta a estes comando:

var param = PluginManager.parameters('nome do plugin');

Nesse comando, ele vai declarar a variável param que será identificado como parâmetro, pode ser qualquer nome que você quiser, mas é bom lembrá-lo pois ele será utilizado para listar todos os parâmetros da sua lista. E sobre o 'nome do plugin', você colocará o nome do ARQUIVO do seu plugin sem a necessidade de colocar a extensão do arquivo.
Por exemplo: se você salvou seu plugin no seu computador como: O melhor plugin de todos.js, você apenas vai colocar o nome, assim vai ficar:

var param = PluginManager.parameters('O melhor plugin de todos');

Tome cuidado, pois o script diferencia das letras maiúsculas das minusculas.

Agora sim, após criar o comando acima é hora de criar uma variável para cada parâmetro inserido na interface. Há algumas formas de criá-los, a mais comum é feito assim, seguindo o comando acima:

var param1 = String(param['nome do parâmetro']);

No exemplo acima, declara-se uma variável chamada param1 a qual estará representando o valor do parâmetro. E esse parâmetro é uma String por causa da função String() que transforma o valor de uma variável em uma String. Isso é útil para converter os valores inseridos nos parâmetros para uma nomenclatura para que o Script possa entender do que se trata. Além do String() você pode usar: Number(), Boolean(), Object(), etc... O param refere-se a variável criada para identificar que aquilo é um parâmetro, identificando este parâmetro dentro de colchetes. E o 'nome do parâmetro' refere-se ao parâmetro da lista. Cuidado, pois o script vai diferenciar de letras maiúsculas e minusculas do nome, por isso coloque corretamente o nome do parâmetro que está.

Resultado final:

var param = PluginManager.parameters('O melhor plugin de todos');
var param1 = String(param['nome do parâmetro']);

Depois de tudo isso você agora pode usar a variável para colocar em qualquer lugar do seu código, podendo utilizar o valor inserido na interface do parâmetro como por exemplo utilizar esse valor do parâmetro dentro de um evento.



Enfim, mais um tutorial feito, espero que tenham gostado, eu estive guardando esse tutorial por dias, mas enfim, ele está aqui. Qualquer dúvida deixe seu post abaixo. Até mais :)
 
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