🤔 Para Refletir :
"Não julgue um jogo pelo Title!"
- FL

RPG Maker MV JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV #11 - Usando o Break e Continue.

Virage Detoldev

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
17 de Abril de 2017
Postagens
38
Bravecoins
7
Olá Makers, como vão? Nas duas aulas passadas nós estudamos sobre estruturas de repetição. Hoje vou explicar para vocês dois comandos que são usados nessas estruturas para dar mais dinamismo nas suas execuções: o break e o continue.


[greenalert]O QUE É O BREAK?[/greenalert]

O break é um comando usado para encerrar a repetição. Se ao executar a repetição, o programa ler o comando break, ele vai imediatamente pular para a próxima linha de comando após o while/for (após o término). Vou exemplificar usando uma repetição genérica:

Código:
for (i = 0; i < 20; i++) {
console.log(i);
} //Linha de término
console.log("A repetição acabou");


A repetição acima iria escrever no console de 0 até 19 e ao final, informar que a repetição acabou. Vou abaixo inserir um break e explicar o que irá acontecer:


Código:
for (i = 0; i < 20; i++) {
console.log(i);
if (i == 12) {
break;
}
}
console.log("A repetição acabou");


Dentro da nossa repetição, criamos uma estrutura condicional que, quando o valor de i for 12, o comando break deverá ser usado. Dessa forma, o código irá acabar por lá. No console, só estará escrito entre 0 e 12 e a frase que informa o fim da repetição. Fica claro então a função do break, é encerrar a repetição, de uma forma que o programador queira, antes que a mesma chegue ao final das repetições previstas em na sua expressão inicial.


[greenalert]O QUE É O CONTINUE?[/greenalert]

O continue, no lugar de encerrar a repetição, faz com que ela "pule" o comando repetido, em casos determinados pelo código, e volte a expressão ou condição do início, continuando a repetição normalmente. Parece estranho, mas deixe-me exemplificar novamente.


Código:
for (i = 0; i < 20; i++) {
console.log(i);
}
console.log("A repetição acabou");


Vamos usar novamente a repetição genérica. Como dito antes, ela vai escrever de 0 até 19 e escrever a frase que indica o final da repetição. Vou agora usar o continue nesse código.


Código:
for (i = 0; i < 20; i++) {
if (i == 5 || i == 10 || i == 15) {
continue;
} 
console.log(i); //Comando que irá ser executado em cada repetição
} //Linha de término
console.log("A repetição acabou");


Se você executar esse código, vai perceber que ele escreveu de 0 até 19, mas "pulou" o comando de escrever o i quando o valor era 5, 10 e 15. De forma simples, o comando continue irá pular todos os códigos escritos abaixo dele e retornar a expressão e executar normalmente depois disso. Esse código, por exemplo, é como se eu pulasse os múltiplos de 5 desses números, sem excluir os outros. Outra coisa importante é perceber que eu inseri a condição antes do console.log que escreve os números, afinal, eu quero que isso não seja executado e é por essa razão que o continue fica acima dessa parte do código.

De forma geral, dentro de uma repetição, se você quiser que ela se encerre antes de todas as repetições programadas sejam executadas, use o break, mas, se você quiser que determinadas repetições não sejam executadas dentre as programadas, use o continue. Claro que, você deve sempre se atentar em por o condicional correto para o que você deseja.



É isso pessoal, esse guia é pequeno mas abre várias possibilidades para você criar coisas maravilhosas nas repetições. Até o próximo guia!


[redalert]SUMÁRIO DA AULA[/redalert]
- O que é o comando break.
- O que é o comando continue.
 
Muito legal!

Eu já conhecia o comando break e inclusive usei bastante, mas não sabia dessa do continue!

Muito obrigado! Não deixe de postar! o/
 
Voltar
Topo Inferior