🤔 Para Refletir :
"Está faltando "animação" no projeto? Use um "estimulante"!"
- Core32

RPG Maker MV JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV #2 - Variáveis.

Virage Detoldev

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
17 de Abril de 2017
Postagens
38
Bravecoins
7
Fala pessoas, como vão? Chegamos ao segundo tutorial do JavaScript para Iniciantes, voltado ao RPG Maker MV.

Sem mais delongas, vamos começar.

[greenalert]MAS AFINAL, O QUE SÃO VARIÁVEIS?[/greenalert]

Quando programamos, precisamos guardar informações para usar no código. Essas informações são as variáveis. Lembra quando estudamos ciências no ensino médio e aprendemos que o ser humano nasce, cresce, se reproduz e morre? O código segue em raciocínio parecido, mas essa evolução dele ocorre em etapas que envolvem as variáveis.

(ETAPA 1) Eles criam uma variável.
(ETAPA 2) Eles manipulam/alteram o valor dessa variável.
(ETAPA 3) Eles exibem o valor essa variável.

E esse clico se repete várias e várias vezes se necessário. Mas vale lembrar que nem sempre a etapa 2 acontece.
Se fôssemos visualizar isso dentro de um jogo, imagine que você fez um mini game onde seu personagem deve lutar contra um NPC.

No início, você precisa salvar o HP atual do personagem em uma variável. (ETAPA 1)
Você também precisa indicar com quanto HP esse NPC começará a luta. (ETAPA 1)
O HP do personagem é exibido na tela. (ETAPA 3)
O HP do NPC é exibido na tela. (ETAPA 3)
Ao levar um soco do NPC, você precisa diminuir o HP do personagem. (ETAPA 2)
O HP atualizado do Personagem é exibido na tela. (ETAPA 3)

Viu o quanto é fundamental usar as variáveis? Sem elas, o código não ganha vida e dinâmica.

[greenalert]E COMO EU CRIO UMA VARIÁVEL NO JAVASCRIPT?[/greenalert]

Basta usar a palavra reservada "var" e em seguida escrever o nome dela usando as regras e depois, se quiser, você pode decidir o valor que a variável vai ter.

Exemplos:

var nome = "Paulo";
var idade = 18;
var cor = "Azul";
var afinidade;

Percebeu que a variável afinidade não tem um valor? Isso é por que ela foi somente criada. O valor pode ser inserido a qualquer hora que você quiser.

Como dito antes, existem algumas regras para serem obedecidas ao se nomear uma variável:
  • Não comece o nome de variáveis com números.
  • Não utilize caracteres especiais, com exceção do underline ( _ ) ou cifrão ( $ ).
  • Não use acentos nos nomes.
  • Não use espaço entre palavras, use o underline ou diferencia a primeira letra da segunda (ou outras palavras) com a primeira letra em maiúsculo, como nome_completo ou nomeCompleto.
  • Não use palavras reservadas. Algumas palavras são usadas em comandos e não devem ser usadas como nome de variáveis. Essas palavras são: abstract, boolean, break, byte, case, catch, char, class, const, continue, default, do, double, else, extends, false, final, finally, float, fo,r function, goto, if, implements, import, in, instanceof, int, interface, long, native, new, null, package, private, protected, public, return, short, static, super, switch, synchronized, this, throw, throws, transient, true, try, var, void, while e with.

Quando você cria a variável, você usa var, mas só acontece na sua criação. Quando for usar a variável, basta somente usar o nome dela, sem por var novamente.

Exemplo:

var valor1 = 12;
var valor2 = 35;
var soma = valor1 + valor2;
console.log(soma);

Quando eu criei as variáveis valor1 e valor2 eu usei o var, mas quando eu usei elas como soma, não. Eu só usei var antes de soma, pois a variável soma ainda não tinha sido criada. Ah, antes que eu esqueça, o comando console.log(x) escreve algo dentro do console do RPG Maker MV, que pode ser aberto apertando F8, ao testar o jogo.

[greenalert]ADICIONANDO VALOR NAS VARIÁVEIS.[/greenalert]

Adicionar valores em uma variável é bem simples, basta usar o símbolo de igualdade ( = ) e depois, adicionar o valor.

Exemplos:

var cor = "Azul";
var largura = 200;
var altura = 450;

Agora que sabemos como dar valores a uma variável, vamos entender os tipos que ela pode ser.

[greenalert]TIPOS DE VARIÁVEIS: NUMÉRICAS[/greenalert]

O primeiro tipo de variável é a numérica que, como o nome já diz, armazena números. Eles podem ser de dois tipos, o Int (Inteiro), que tem valores inteiros, ou seja, sem decimais ou Float (Reais/Flutuantes) que pode armazenar números com decimais.

Exemplos:

var idade = 13; INT
var altura = 1.80; FLOAT
var posicaoX = -1; INT

[greenalert]TIPOS DE VARIÁVEIS: TEXTOS (STRINGS)[/greenalert]

O segundo tipo de variáveis são as strings, que armazenam textos. Bem simples. Declare a variável de forma igual mas, quando for atribuir o valor, insira um texto, que deve ser escrito entre aspas duplas ("") ou aspas simples (' ').

Exemplos:

var nome = "Paulo";
var sexo = "Masculino";
var nomeDaMae = 'Maria';

Bem simples, não? Nós vamos entrar mais em detalhes sobre Strings em um guia futuro, mas por enquanto basta saber que você pode armazenar textos dentro de uma variável.

Nós temos um terceiro tipo, que é o booleano e o quarto tipo, que são as Arrays (listas), mas iremos falar dele separadamente em um guia futuro, certo?

[greenalert]PERCEBERAM ALGO DIFERENTE?[/greenalert]

Se você já usou outras linguagens de programação pode ter notado algo diferente aqui. No JavaScript, eu não preciso dizer que tipo de variável ela é na hora de criar. Já o JavaScript perceberá automaticamente que tipo de variável ela é quando eu atribuir um valor. Como ele é uma linguagem dinâmica, uma mesma variável pode deixar de ser numérica e se tornar uma string ou vice versa a qualquer momento.

Mas, um aviso BEM importante. Nunca use uma mesma variável para armazenar um número e depois troque para um texto. Você pode acabar esquecendo e usar uma função ou cálculo matemático que necessite de um valor numérico e encontrar um texto. E o que acontece? Erro no código.

E foi isso por hoje gente. Eu estou tentando ir o mais devagar possível para não deixar tudo sobrecarregado. Indo aos poucos vai ser melhor, confie.

Nosso próximo guia: JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV #3 - Operadores Matemáticos Básicos.

Até lá!

[redalert]ÍNDICE DA AULA[/redalert]

Explicação do que são variáveis e seu ciclo de vida.
Explicação de como se declara uma variável.
Explicação do tipo de variável Numérica.
Explicação do tipo de variável String (Texto).
Explicação de que o JavaScript cria variáveis de forma dinâmica.

[bluealert]AJUDE O GUIA A MELHORAR[/bluealert]

Acha que o método de ensino está lento ou ruim? Achou algum erro nos códigos ou de ortografia? Me avise que irei corrigir e ponderar as informações da melhor forma possível! Obrigado.

Parabéns pela aula e a didática. Simples e direta.
Fico feliz que esta área esteja sempre evoluindo aqui no fórum e surgindo novos tutoriais e aulas regularmente.
No mais, parabéns novamente.

Eu só tive uma dúvida, algumas variáveis precisam necessariamente estar envolvidas de aspas? Como:
var cor = "Azul" ?

Eu só tive uma dúvida, algumas variáveis precisam necessariamente estar envolvidas de aspas? Como:
var cor = "Azul" ?
Se a variável for do tipo String, sim. Senão serão entendidas como identificadores ou alguma variável não declarada e pode retornar undefined ou algum erro caso a mesma não foi declarada.

Exemplo:

Javascript:
var cor = 'Azul';
console.log(cor);
cor = Azul;

O resultado na aba console é esse:
Código:
'Azul'
Uncaught ReferenceError: Azul is not defined
Justamente porque o interpretador tentou encontrar alguma variável ou função chamada Azul e não encontrou.

Voltar
Topo Inferior