🤔 Para Refletir :
"Por que tão sérios? Não... eu diria: por que tão perfeccionistas?"
- Eliyud

RPG Maker MV JavaScript para Iniciantes no RPG Maker MV #5 - Variáveis Booleanas

Virage Detoldev

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
17 de Abril de 2017
Postagens
38
Bravecoins
7
No guia anterior vimos os operadores matemáticas, tipos de variáveis e um tipo de variável ficou faltando, por ser bem diferente das outras: A variável Booleana.

[greenalert]AFINAL, O QUE É ISSO?[/greenalert]

A variável Booleana é um tipo de variável especial que só pode ter dois valores: verdadeiro ou falso. O importante aqui não é entender como é escrito ou a função que eu vou explicar abaixo, mas sim o conceito do verdadeiro e falso, ok? Então vá com calma e se segura.

[greenalert]E COMO ISSO ACONTECE?[/greenalert]

Uma das coisas que vamos estudar mais para frente são as estruturas condicionais, não entrarei muito em detalhes, mas simplificando elas fazem uma verificação para saber que parte do código vai ser executada depois. O resultado, em teoria, é booleano, pois só pode ser verdadeiro ou falso, correto ou errado, ligado ou desligado. São somente nomes diferentes que falam a mesma coisa.

[greenalert]VAMOS VER A COISA NA PRÁTICA[/greenalert]

Imagine que você é uma pessoa menor de idade e você quer comprar uma bebida alcoólica, que só pode ser vendida para quem for maior de idade.

Observando o que eu disse acima, para você poder comprar a bebida, sua idade tem que ser igual ou maior que 18 anos, correto?

Então, vamos ao código:

var idade = 17;

Usaremos a função Boolean(expressão) para verificar esse valor:

Boolean(idade >= 18);

Eu pedi para me informar a veracidade da informação. O operador (>=) significa maior ou igual e iremos ver os operadores condicionais mais pra frente. Então isso significa que a função usada vai fazer uma verificação com o que foi dado: A variável "idade" é igual ou maior que 18?

A resposta: false. Ou seja, é falso. A expressão não é correta.

Dessa forma, se o atendente da loja fosse um programa, ele te daria respostas com base no que a variável booleana dirá:

Caso seja true (verdade): Ele te venderá a bebida, afinal, você tem idade igual ou maior que 18 anos.
Caso seja false (falso): Ele não te venderá a bebida, afinal, você não tem a idade necessária.

Você só precisa entender esse conceito. Que o booleano verifica um expressão para informar se o valor é true ou false, se passa ou não passa, se é correto ou não.


[greenalert]ALGUNS OUTROS EXEMPLOS[/greenalert]

Boolean(15 > 16);

Como 15 não é maior que 16, a resposta é false.

Boolean(10 > 9);

Como 10 é maior que 9, a resposta é true.

Boolean("Veronica" == "Veronica");


Como o texto Veronica é igual ao texto Veronica, a resposta é true.

Veremos mais sobre os operadores condicionais (==) e (>) depois.


[greenalert]ARMAZENANDO O VALOR DE UMA VARIÁVEL BOOLEANA[/greenalert]

Preciso lembrar que a função Boolean(expressão) faz uma verificação, mas para se usar esse resultado, ele tem que ser armazenado em uma variável.

var verificaIdade = Boolean(idade >= 18);

Dessa forma, dependendo do valor que a variável "idade" tiver, o "verificaIdade" pode ter os valores true ou false. Eu só usei a função acima sem instanciar uma variável à ela como forma de exemplificação.


[greenalert]ENTENDENDO MAIS AINDA[/greenalert]

Se você pergunta Boolean(5), a resposta é true. Isso se dá pelo fato que 5 é um valor. Mas se você perguntar Boolean(0), ele vai retornar falso, pois 0 é a ausência de valor. A mesma coisa serve para strings, onde Boolean("Olá") é true, pois existe um valor e Boolean("") irá retonar false, pois o texto é inexistente, vazio.

Nossa próxima aula vai falar sobre a primeira Estrutura Condicional, o IF. Até lá!

[redalert]ÍNDICE DA AULA[/redalert]
- O que são Variáveis Booleanas.
- Verificando a Veracidade de uma Expressão usando a função Boolean().
- Atribuindo a verificação em uma Variável.
- Entendendo um pouco mais sobre valor e a ausência dele em uma variável Booleana.
 
Voltar
Topo Inferior