🤔 Para Refletir :
"O poder da criação está em suas mãos, escreva sua própria história e abra as portas para aventuras inesquecíveis."
- Versyoh

Jogar jogos de RPG Maker 2000 e 2003 através do navegador

minotaurodourado

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
21 de Dezembro de 2018
Postagens
2
Bravecoins
0
Muitos jogos independentes foram perdidos ao longo do tempo, devido ao fechamento de sites, blogues e serviços de hospedagem.

Criei o site https://rpggames.github.io/ para evitar que outros jogos não estejam disponíveis para serem jogados novamente, permitindo que os nossos usuários possam jogá-los através do seu computador, navegador ou celular. Respeitando os direitos autorais das equipes que desenvolveram os jogos.

Também habilitei a incorporação dos jogos disponibilizados no site em outros sites, assim como ocorrem em muitas plataformas de vídeos como Youtube, DTube, Vimeo, entre outros.

Para tentar evitar que o mesmo destino dos sites que disponibilizavam os jogos ocorra com o nosso, quero tornar o próprio site descentralizado, de forma que caso o site fique indisponível qualquer um possa disponibilizá-lo novamente.

Como colaborar

Existem várias formas de colaborar com o nosso site:

Sobre a mineração de criptomoedas

Apesar de atualmente a mineração de criptomoedas estar muito associada a algo negativo, como ataque de crackers ou ser realizado sem o conhecimento do usuário, acredito que esse é um recurso interessante de monetização de uma página e por isso utilizo.

Utilizo a mineração apenas quando o jogador esta jogando através do navegador (não realizo nenhuma alteração no jogo para realizar a mineração através do jogo baixado pelo usuário), inclusive quando foi incorporado em outro site. Mesmo assim para realizar a mineração é solicitada permissão ao usuário, podendo o usuário não permitir sem ser penalizado de alguma forma. Nessa mineração é utilizada apenas 10% do poder de processamento de apenas uma CPU fazendo com que o impacto seja baixo.

Fiquei com algumas dúvidas sobre a adição de novos jogos. Os autores são informados das adições? Eles sequer permitem isso, talvez sob alguma condição de dar créditos (CC-BY)?
Tirando isso, o resto eu gostei bastante. A iniciativa per si é incrível e parece estar tudo bem organizado.

Minha questão com a mineração é que (me corrija se eu estiver errada) nenhum dos jogos é seu, e eu sou muito contra ganhar dinheiro em cima do trabalho de outras pessoas.

Mas como você dá a opção do usuário minerar ou não pra você, então não vejo problema (caso realmente não minere...).
E eu concordo que essa é uma ótima forma de um site monetizar em cima de seus visitantes.

Kawthar comentou:
Minha questão com a mineração é que (me corrija se eu estiver errada) nenhum dos jogos é seu, e eu sou muito contra ganhar dinheiro em cima do trabalho de outras pessoas.

Fazer isso sem o consentimento do(s) autor(es)/proprietário(s) tem nome: Pirataria. Pirataria é roubo. Pirataria é crime.
Isso não é nem um pouquinho diferente de pessoas que disponibilizam ROMs para download, enquanto monetizam seu site com uma penca de ads e pop-ups do Google Ad-sense e outros. Elas estão lucrando em cima de propriedade intelectual de terceiros.

Isso só não será crime se você tiver as licenças para isso de quem desenvolveu o(s) jogo(s).

Então, ideia interessante. Desde que você apenas inclua jogos com a permissão dos autores ou quando eles mesmos subirem o jogo na rede. Estou mudando meu conceito sobre propriedade intelectual há algum tempo, mas ainda acho sacanagem redistribuir as criações de outras pessoas. Não quero entrar nessa discussão aqui, é irrelevante no momento, então prossigamos.

O ponto é que existem outras formas de você monetizar o site sem mineração. Primeiro, porque minerar qualquer criptomoeda em uma máquina doméstica é secar o oceano com conta-gotas. Existe hardware especializado para isso e é caro pra caramba. Dito isso, dificilmente alguém jogando jogos de RPG Maker terá uma máquina potente a ponto de minerar uma quantidade significativa. Mesmo se você tiver um PC Gamer de última geração, com 10% da CPU você vai conseguir comprar um cafézinho por mês e olhe lá.

Conheço um site que faz exatamente a mesma coisa. Os usuários definem quanto da CPU vão liberar enquanto navegam e se vão liberar alguma coisa. A permissão precisa ser declarada explicitamente no menu do mesmo. E já tem um público considerável. Pelas estatísticas que o pessoal solta esporadicamente, são centenas de visitantes por dia permitindo uma coisinha ou outra. O rendimento mensal deles com isso desde o lançamento do site ainda não deve ter coberto o que foi gasto pra colocá-lo no ar. Não vou colocar o link dele aqui nem citar o nome porque possui conteúdo sobre política e vai torcer o caminho da discussão. Vamos evitar tretas.  :Okay_fix:

Dito isso, coloque um ad-sense ou crie uma conta no PayPal, Patreon e afins para receber doações. Pode até disponibilizar um endereço de carteira. Se o serviço for bom e bem organizado, sempre irá aparecer alguém com moedas disponíveis.

CleanWater comentou:
Fazer isso sem o consentimento do(s) autor(es)/proprietário(s) tem nome: Pirataria. Pirataria é roubo. Pirataria é crime.
Isso não é nem um pouquinho diferente de pessoas que disponibilizam ROMs para download, enquanto monetizam seu site com uma penca de ads e pop-ups do Google Ad-sense e outros. Elas estão lucrando em cima de propriedade intelectual de terceiros.

Isso só não será crime se você tiver as licenças para isso de quem desenvolveu o(s) jogo(s).
É bom não generalizar nesse caso (Isso pro Joseph também, porém não li a resposta inteira).
Um jogo pode ser disponibilizado sob CC0, por exemplo, e nesse caso o dono do site pode até vender o jogo se quiser e não é considerado pirataria.

PS: Pirataria não é roubo.

Joseph Poe comentou:
O ponto é que existem outras formas de você monetizar o site sem mineração. Primeiro, porque minerar qualquer criptomoeda em uma máquina doméstica é secar o oceano com conta-gotas. Existe hardware especializado para isso e é caro pra caramba. Dito isso, dificilmente alguém jogando jogos de RPG Maker terá uma máquina potente a ponto de minerar uma quantidade significativa. Mesmo se você tiver um PC Gamer de última geração, com 10% da CPU você vai conseguir comprar um cafézinho por mês e olhe lá.
O OP mostrou saber sim que existem outras formas porém deixou claro julgar essa a melhor. E da forma como ele descreveu, é realmente a melhor.
Você citou os usuário não terem uma máquina potente a ponto de minerar, nesse caso o usuário só precisa desativar a mineração.

Joseph Poe comentou:
Conheço um site que faz exatamente a mesma coisa. Os usuários definem quanto da CPU vão liberar enquanto navegam e se vão liberar alguma coisa. A permissão precisa ser declarada explicitamente no menu do mesmo. E já tem um público considerável. Pelas estatísticas que o pessoal solta esporadicamente, são centenas de visitantes por dia permitindo uma coisinha ou outra. O rendimento mensal deles com isso desde o lançamento do site ainda não deve ter coberto o que foi gasto pra colocá-lo no ar. Não vou colocar o link dele aqui nem citar o nome porque possui conteúdo sobre política e vai torcer o caminho da discussão. Vamos evitar tretas.  :Okay_fix:

Dito isso, coloque um ad-sense ou crie uma conta no PayPal, Patreon e afins para receber doações. Pode até disponibilizar um endereço de carteira. Se o serviço for bom e bem organizado, sempre irá aparecer alguém com moedas disponíveis.
Ad-Sense, hoje em dia, é pior do que a opção de mineração em vários sentidos.

Primeiro que a internet em si já não gosta de Ads, seja um simples banner ou um popup, justamente por ser invasivo. A mineração opcional resolve esse problema de forma magistral. A mineração nem é obrigatória e, em caso de você permitir, ela não aparece pra você (e geralmente não te afeta).

Segundo que "ad-block" se tornou um membro básico da internet. Deixou até de ser uma simples extensão de navegadores pra se tornar aplicativos dedicados (Por ex, StopAd).

Sobre doações, temos que lembrar que estamos falando do Brasil.
Essas plataformas de "funding" or "membership" não fazem parte da cultura brasileira. Os brasileiros são os usuários do itch.io que, ao se deparar com a opção de comprar algo por 5 dólares ou baixar de graça, vão escolher por baixar de graça.

Kawthar comentou:
PS: Pirataria não é roubo.

Me convença.

Roubo: Pegar algo que não é seu, sem o consentimento do dono.

Se um produto é disponibilizado com uma licença Creative Commons, a história é outra... Você tem o consentimento do autor/proprietário pra fazer isso.

pirataria
substantivo feminino
  1. ato de piratear.
  2. crime de violência, apropriação ou depredação cometido no mar por pessoas particulares contra embarcações, passageiros e carga.

3. POR EXTENSÃO
    ato de se apossar, pela força, de bem ou dos bens de outrem; rapina, roubo.
    "p. aérea"
  4. ato de copiar ou reproduzir, sem autorização dos titulares, livros ou impressos em geral, gravações de som e/ou imagens, marcas ou patentes, software etc., com deliberada infração à legislação autoral.
    "p. industrial"

Em termos jurídicos, que é o que importa aqui para a tipificação de um crime, pirataria não é roubo. Segundo o Art. 184 do Código Penal, pirataria é "violar direitos de autor e os que lhe são conexos". A tipificação de roubo não é compreendida pelo código penal no que tange a pirataria, são modalidades de crime distintas que, inclusive, recebem tratamento distinto pela lei. Pegar definições de dicionário, sem a devida contextualização na ciência do direito, não é a melhor maneira de esclarecer uma questão de ordem jurídica. O que determina a pirataria como crime é a lei, não o dicionário.
  Citando um artigo de direito:

"Mas se olharmos as leis (Código Penal e 9609/98), que criaram esses crimes, ambas dizem que esses são crimes de ação penal privada, ou seja, aquela ação penal que só é movida quando a vítima pede a condenação do suspeito (ao contrário, por exemplo, de um roubo, que é ação penal pública e, portanto, o Ministério Público leva a ação adiante mesmo que a vítima tenha perdoado o réu)."​

Mais importante que o âmbito jurídico [member=1916]RaonyFM[/member], é a ética.

Se todas as pessoas tivessem ética, não precisaríamos de leis para "tipificar" nada.

E é nessa questão mais pura da situação que estou tratando-a. Pegar algo que não é seu e lucrar em cima disso, sem o consentimento da pessoa, e ainda prejudicá-la financeiramente, é ético? Fazer isso não seria o mesmo que "roubo"? Um "crime"? Mesmo que as leis não "enxerguem" assim?

CleanWater comentou:
Mais importante que o âmbito jurídico [member=1916]RaonyFM[/member], é a ética.

Se todas as pessoas tivessem ética, não precisaríamos de leis para "tipificar" nada.

E é nessa questão mais pura da situação que estou tratando-a. Pegar algo que não é seu e lucrar em cima disso, sem o consentimento da pessoa, e ainda prejudicá-la financeiramente, é ético? Fazer isso não seria o mesmo que "roubo"? Um "crime"? Mesmo que as leis não "enxerguem" assim?
1- Esse assunto acaba aqui. Já desviamos muito o tópico.
2- As leis enxergam SIM pirataria como crime, não contorça as palavras do Raony, pois isso é imoral. E, sim, você está certo... Se as pessoas tivessem ética (ou seguissem sobre a mesma moral) não precisaríamos de leis, mas esse cenário é utópico demais pra raça humana, e é por isso que precisamos das leis, as leis são uma "tipificação da moral" e são necessárias pois moral não é um conjunto de regras universal (como o seu desejo utópico) e sim algo subjetivo.

Como exatamente vai rodar um jogo de Rm2k ou Rm2k3 no navegador, eu vi um site fazendo isso, mas realmente foi através de uma emulação sever-side, ou seja, havia um servidor com um sistema operacional voltado pra espelhar a visão do jogo pra um CANVAS (HTML5) e o mesmo enviar os comandos do jogador pro servidor.

Sim, isso já existe, inclusive vi ser feito em Flash além de HTML5:
https://www.condadobraveheart.com/forum/index.php?topic=1965.msg20118#msg20118

Em HTML5:
https://easy-rpg.org/play/?game=the_gray_garden (Exemplo)
Eles disponibilizam os códigos para tornas os jogos de Rm2k compativeis até com consoles e sistemas operacionais diferentes do Windows.
Fonte: https://rpgmaker.net/forums/topics/17735/

Eu acho a idéia bem interessante.

Agora sobre a discussão, pelo que entendi a treta toda está em cima das cripto moedas, pois bem, sabiam que os softwares de Torrents que provavelmente a maioria usa pra baixar filmes, séries, desenhos e softwares piratas também está minerando cripto moedas para empresa do compartilhador?
Se for existir tal serviço deviria funcionar como Spotify que repassa porcentagem do valor para quem possui os direitos sobre a música, seja empresa ou artista, mas ele recebe somente pelas vezes que a música é tocada, é o mesmo sistema usado em "Baladas" e academias ou que torna legal o uso das músicas.

O que não falta nesse mundão da internet é gente repassando jogos gratuitos em serviços pagos...

Eu não tenho posição pra defender, por que eu nunca comprei a licença do Rm2k e Rm2k3, logo por que estes nunca puderam ser vendidas aqui até a época que eu parei de criar jogos.

Ainda tentei criar uma versão imitando Rpg Maker em Javascript para navegadores, mas não tive como continuar por causa do tipo de vida que escolhi levar como adulto, mas ficaria feliz de ver jogos bons de Rm2k rodando em navegadores e smartphones.

Voltar
Topo Inferior