A existência virtual é mais como um "JOGO" de azar que sempre dá prêmios. Ronaldo Bento
Olá, Corações valentes!
Título: Indefinido
Roteiro e game Designer: Bento
Gênero: Neo-Noir/ Puzzles/ Policial/ Suspense
Título: Indefinido
Roteiro e game Designer: Bento
Gênero: Neo-Noir/ Puzzles/ Policial/ Suspense
Breve Descrição:
Quatro anos atrás, uma explosão de gás no Hospital Geral deixou um de seus zeladores morto. Parecia um acidente, mas no presente, uma denúncia anônima à Unidade de Casos Arquivados da Polícia de São Paulo sugere o contrário. O brilhante e preguiçoso detetive Bento reluta em investigar, preferindo o silêncio de seu escritório, mas sua parceira idealista, detetive Vanessa, torna sua missão encontrar a verdade. Juntos, o par incompatível deve resolver um mistério esquecido, usando nada mais do que lembranças nebulosas, fotografias da cena do crime e as armadilhas da culpa e do arrependimento. E claro depoimentos de testemunhas...
Anotações: apesar de tanta simplicidade e brevidade, o game tem aquele velho charme casual, especialmente de suas duas ligações. As trocas rápidas do detetive Bento e Vanessa são o cerne dos temas do game, já que um age como o cérebro e o outro como o coração. Bento é instantaneamente simpático como uma raposa lacônica e astuta, um detetive que quer todos os fatos em sua mesa, mas nenhum do trabalho braçal que os acompanha. Embora ele possa ser o favorito dos fãs, Vanessa fornece um contraste muito necessário para sua abordagem cínica do trabalho policial; um policial de carreira querendo ser notado, mas impulsivo ao extremo. Juntos, eles formam uma ótima parceria e, no final da história, você realmente quer ver mais deles. Trabalhe comigo!
Há também o elenco de apoio do game, que consegue se manter, mesmo que não seja particularmente complexo. O foco principal é investigação e resolução de quebras cabeças.
Todos os dias de jogo, ambos os detetives questionam um suspeito usando informações que eles coletaram de antemão, e tudo o que é exigido de você é uma boa memória da conversa deles e algum bom senso. Ouça uma conversa, tome decisões de múltipla escolha, as perguntas geralmente são divididas em 50/50, mas errar uma significa perder HP em um medidor de interrogatório (espero que isso seja possível programadores). Há um generoso sistema de salvamento que torna tudo discutível, mas muito pensei em um sistema de inventário/evidência. Por um lado, elimina aqueles momentos frustrantes de “pensar à frente do desenvolvedor”, mas, por outro, reduz o pequeno desafio que o jogo tem a oferecer.
As únicas evidências que você recebe ao longo da história são as fotografias da cena do crime. Aqui, Bento pede a Vanessa para escolher os detalhes e identificar a diferença, levando a outra troca de ideias. É um caso simples de apontar e clicar com palpites ilimitados, ou seja, até você lidar com um game over arbitrário. A certa altura, você só tem uma chance de encontrar a pista escondida. Entenda errado e o jogo termina de repente (game over). Porque haveria um fim de jogo ou por que, na narrativa, o caso seria encerrado, não faz sentido. Chocante e sem sentido, é a única vez em que game quebra sua própria imersão para ser um videogame, pois imersão é proveniente de fracasso.
Anotações: apesar de tanta simplicidade e brevidade, o game tem aquele velho charme casual, especialmente de suas duas ligações. As trocas rápidas do detetive Bento e Vanessa são o cerne dos temas do game, já que um age como o cérebro e o outro como o coração. Bento é instantaneamente simpático como uma raposa lacônica e astuta, um detetive que quer todos os fatos em sua mesa, mas nenhum do trabalho braçal que os acompanha. Embora ele possa ser o favorito dos fãs, Vanessa fornece um contraste muito necessário para sua abordagem cínica do trabalho policial; um policial de carreira querendo ser notado, mas impulsivo ao extremo. Juntos, eles formam uma ótima parceria e, no final da história, você realmente quer ver mais deles. Trabalhe comigo!
Há também o elenco de apoio do game, que consegue se manter, mesmo que não seja particularmente complexo. O foco principal é investigação e resolução de quebras cabeças.
Todos os dias de jogo, ambos os detetives questionam um suspeito usando informações que eles coletaram de antemão, e tudo o que é exigido de você é uma boa memória da conversa deles e algum bom senso. Ouça uma conversa, tome decisões de múltipla escolha, as perguntas geralmente são divididas em 50/50, mas errar uma significa perder HP em um medidor de interrogatório (espero que isso seja possível programadores). Há um generoso sistema de salvamento que torna tudo discutível, mas muito pensei em um sistema de inventário/evidência. Por um lado, elimina aqueles momentos frustrantes de “pensar à frente do desenvolvedor”, mas, por outro, reduz o pequeno desafio que o jogo tem a oferecer.
As únicas evidências que você recebe ao longo da história são as fotografias da cena do crime. Aqui, Bento pede a Vanessa para escolher os detalhes e identificar a diferença, levando a outra troca de ideias. É um caso simples de apontar e clicar com palpites ilimitados, ou seja, até você lidar com um game over arbitrário. A certa altura, você só tem uma chance de encontrar a pista escondida. Entenda errado e o jogo termina de repente (game over). Porque haveria um fim de jogo ou por que, na narrativa, o caso seria encerrado, não faz sentido. Chocante e sem sentido, é a única vez em que game quebra sua própria imersão para ser um videogame, pois imersão é proveniente de fracasso.
O objetivo do game é familiaridade calorosa em seu elenco e diálogos, com puzzles desafiantes e momentos tensos de investigação(show policial).
O argumento está concluído, mas estou trabalhando no roteiro e diálogos
Diálogos:
No escritório em horário comercial:
Vanessa: Sr. Bento… Por favor, faça algo útil…
Bento: Algo! Como assim?
Vanessa: Por exemplo, você podia organizar sua mesa… Começando imediatamente pelos documentos pendentes.
Pausa – toca o telefone:
Vanessa atende:
Vanessa: Alô, Unidade de Casos Arquivados. Detetive Vanessa ao seu dispor...
??????: O que ocorre; é que seu parceiro se nega a pagar o que me deve…? Não vou mais servir nenhuma refeição até receber tudo. Fala pra ele, detetive. {nota: refeição pode ser quentinhas}
Bento: Oh, esse tipo de chamada não vale a pena dar atenção. Não desperdice sua energia com ela; você é uma renomada detetive.
Vanessa: Falida… isso que eu sou por aceitar trabalhar com você.
Pausa: toca o telefone novamente
Vanessa: Alô, você ligou para Unidade de Casos Arquivados do departamento da Polícia Metropolitana de São Paulo.
??????: Ah, preciso receber… Como acha que sobrevivo,..?
{Nota: diálogos entre colchetes [] significa que as personagens estão pensando}
[Infelizmente, conhecida também como a unidade que nunca faz nada. Meu nome é Vanessa, e almejo um futuro brilhante como detetive. Contudo, estou apenas trabalhando como secretária/ faxineira/ psicóloga dentre outras atividades. Meu chefe, Bento é conhecido pelo departamento como um detetive excêntrico. Ultimamente o máximo que faço é atender o telefone quando toca, algo que não ocorre frenquentemente. E... Quando toca, geralmente são pessoas cobrando favores, gente aborrecida querendo receber seu dinheiro. Não é exatamente o trabalho que recordo-me das funções atribuladas ao detetive.]
Pausa: toca o telefone novamente
Vanessa: Alô, você ligou para Unidade de Casos Arquivados do departamento da Polícia Metropolitana de São Paulo.
Início do jogo propriamente dito:
Denúncia Anônima: Recorda… da explosão do Hospital Geral há quatro anos?
Vanessa: Ugh! Eh? Você disse, explosão…?
Denúncia Anônima: isso mesmo… Não foi um acidente como relatado. Foi, na verdade, um assassinato premeditado.
Vanessa: Como?
Denúncia Anônima: Vou enviar um envelope com mais informações.
Vanessa: [Não acredito, de repente uma chance de conseguir um caso, na realidade reabrir um caso de quatro anos atrás, que foi declarado como um acidente.]
Meu sonho é trabalha com
alguém... Principalmente com um certo @Dr.XGB
Desde já agradeço!
Vanessa: Sr. Bento… Por favor, faça algo útil…
Bento: Algo! Como assim?
Vanessa: Por exemplo, você podia organizar sua mesa… Começando imediatamente pelos documentos pendentes.
Pausa – toca o telefone:
Vanessa atende:
Vanessa: Alô, Unidade de Casos Arquivados. Detetive Vanessa ao seu dispor...
??????: O que ocorre; é que seu parceiro se nega a pagar o que me deve…? Não vou mais servir nenhuma refeição até receber tudo. Fala pra ele, detetive. {nota: refeição pode ser quentinhas}
Bento: Oh, esse tipo de chamada não vale a pena dar atenção. Não desperdice sua energia com ela; você é uma renomada detetive.
Vanessa: Falida… isso que eu sou por aceitar trabalhar com você.
Pausa: toca o telefone novamente
Vanessa: Alô, você ligou para Unidade de Casos Arquivados do departamento da Polícia Metropolitana de São Paulo.
??????: Ah, preciso receber… Como acha que sobrevivo,..?
{Nota: diálogos entre colchetes [] significa que as personagens estão pensando}
[Infelizmente, conhecida também como a unidade que nunca faz nada. Meu nome é Vanessa, e almejo um futuro brilhante como detetive. Contudo, estou apenas trabalhando como secretária/ faxineira/ psicóloga dentre outras atividades. Meu chefe, Bento é conhecido pelo departamento como um detetive excêntrico. Ultimamente o máximo que faço é atender o telefone quando toca, algo que não ocorre frenquentemente. E... Quando toca, geralmente são pessoas cobrando favores, gente aborrecida querendo receber seu dinheiro. Não é exatamente o trabalho que recordo-me das funções atribuladas ao detetive.]
Pausa: toca o telefone novamente
Vanessa: Alô, você ligou para Unidade de Casos Arquivados do departamento da Polícia Metropolitana de São Paulo.
Início do jogo propriamente dito:
Denúncia Anônima: Recorda… da explosão do Hospital Geral há quatro anos?
Vanessa: Ugh! Eh? Você disse, explosão…?
Denúncia Anônima: isso mesmo… Não foi um acidente como relatado. Foi, na verdade, um assassinato premeditado.
Vanessa: Como?
Denúncia Anônima: Vou enviar um envelope com mais informações.
Vanessa: [Não acredito, de repente uma chance de conseguir um caso, na realidade reabrir um caso de quatro anos atrás, que foi declarado como um acidente.]
Meu sonho é trabalha com
alguém... Principalmente com um certo @Dr.XGB
Desde já agradeço!