🤔 Para Refletir :
""Não é sobre fazer o jogo perfeito, é sobre fazer o seu melhor.""
- Ricky O Bardo

Jogo de Suspense RMVXA

Você jogaria um jogo do RMVXA totalmente do gênero "suspense"?

• Sim, com certeza madrugaria jogando

Votos: 1 12,5%
  • Sim

Votos: 7 87,5%
  • Jogaria apenas como última opção

Votos: 0 0,0%
  • Não

• Nunca, nem que fosse o último tipo de jogo

• Total de eleitores
    8
Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.

Sir Lobø

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
18 de Novembro de 2017
Postagens
330
Bravecoins
0
Estava cogitando a ideia de fazer um jogo totalmente de suspense, sem sistemas de batalha ou conflitos diretos com os "inimigos", mas estou um pouco por fora do mercado e do público alvo, então gostaria de pedir a opinião de vocês, sber quais estilos de jogos do nicho horror agradam vocês, se gostam de ABS, se curtem point 'n'n click, interativos e afins.

Digamos que se utilize os elementos necessários para causar pavor, tanto na forma gráfica como auditiva, e claro, de certa forma um enredo trabalhado, eu gostaria de lhe perguntar: VOCÊ JOGARIA UM JOGO TOTALMENTE DO GÊNERO SUSPENSE?

Bem, como a maioria deve ter notado, gosto muito de sugestões, pois são elas que nos fazem evoluir e ver erros, mas que também tenho uma certa impaciência com sugestões fora do tema proposto ou de alguma forma deturpadas, então gostaria de salientar que caso queiram postar alguma resposta, adianto que NÃO irei levar em considerações respostas irrelevantes à pesquisa, como "Se você souber fazer o jogo, com certeza", "Se tiver um bom roteiro...", "Eu usaria outra engine para criar o jogo" ou qualquer coisa semelhante  :^^':, pois afinal, não é o foco da pesquisa.

Bem, o foco é VOCÊ, e não a produção do jogo. Ficarei contente de saber a sua opinião. Compartilhe experiências com jogos, vídeos demonstrativos, enfim, o quê mais achar necessário, pois sua opinião será guardada com total carinho. Quer mandar textão sobre jogos antigos que você jogava no seu Windows 98? Pode mandar, o tópico é seu, companheiro(a). E de nenhuma forma estou querendo ser agressivo, apenas estou deixando claro as intenções da pesquisa e o foco a ser seguido para que não ocorram erros de interpretação, pois por muitas vezes eu deixo passar alguma coisa por erro meu, pois não reviso com afinco o contexto do meu tópico e isto pode acabar causando deturpo por parte dos colegas.

A enquete está acima. Agradeço quem puder ajudar na pesquisa  :Okay_fix:

Desejo um ótimo 2018 e um forte abraço :Okay_fix: :noel: :likeasir:

Siiiim /o/

Na verdade, acho que os únicos jogos de RPG Maker que eu já joguei pra valer foram os de suspense/aventura/terror/puzzle (de preferência tudo junto), que não tinham sistema de batalha nenhum ou pelo menos muito pouco foco nele.

Pessoalmente eu curto sistemas de batalha ativos, mas não acho que os que existem para o RPG Maker são muito bons, até pela dificuldade de uso deles que geralmente dá em jogos mal acabados, então eu diria que pro RM prefiro sistemas de batalha por turno (ou aquele tipo de FF, que a barrinha carrega e aí é sua vez) ou nenhum sistema de batalha mesmo, que eu acho até apropriado pra um jogo de suspense.

Point n Click é legal também, e não deve ser muito difícil de implementar no maker. Apoio.

Claro, sempre tem aquilo de saber fazer o jogo e ter um bom roteiro, mas isso é de praxe.

Se for mesmo fazer o jogo, desejo boa sorte e vou querer jogar quando estiver pronto OwO

Masked comentou:
Siiiim /o/

Na verdade, acho que os únicos jogos de RPG Maker que eu já joguei pra valer foram os de suspense/aventura/terror/puzzle (de preferência tudo junto), que não tinham sistema de batalha nenhum ou pelo menos muito pouco foco nele.

Pessoalmente eu curto sistemas de batalha ativos, mas não acho que os que existem para o RPG Maker são muito bons, até pela dificuldade de uso deles que geralmente dá em jogos mal acabados, então eu diria que pro RM prefiro sistemas de batalha por turno (ou aquele tipo de FF, que a barrinha carrega e aí é sua vez) ou nenhum sistema de batalha mesmo, que eu acho até apropriado pra um jogo de suspense.

Point n Click é legal também, e não deve ser muito difícil de implementar no maker. Apoio.

Claro, sempre tem aquilo de saber fazer o jogo e ter um bom roteiro, mas isso é de praxe.

Se for mesmo fazer o jogo, desejo boa sorte e vou querer jogar quando estiver pronto OwO

Não foi porque deu um sim explicitamente, mas gostei de sua opinião e do modo como se colocou para expressar suas opiniões, pois penso assim: já ouvi inúmeros makers reclamarem muito da questão do ABS, mas de alguma forma apoiarem, apenas por achar indelicado dizer que tal Battle System pode acabar sendo um erro num projeto, e acredito que sinceridade é melhor do quê qualquer tipo de pseudo-motivação, por isso citei as palavras grifadas acima em relação a sua pessoa  :Okay_fix: :saintroy:

Agradeço a opinião e as sugestões, caro [member=78]Masked[/member]  :XD: Avisá-lo-ei caso o projeto vingue  :Baixa_Bola: :Plano:

Um abraço  :likeasir:

Eu particularmente não curto Point n' Click, acho que nunca joguei um que realmente me agradou. Mas jogos de puzzle + aventura com temática de terror eu amo! Inclusive me atraio muito mais por esses jogos assim do que mesmo pelos de RPG tradicional, dentro os jogos de RPG Maker.

Se quer nomes para exemplos e referência, eu gosto muito desses:
Dreaming Mary - https://rpgmaker.net/games/6232/
Mad Father - http://www.vgperson.com/games/madfather.htm
Alice mare - http://vgperson.com/games/alicemare.htm
Yume Nikki - http://yumenikki.wikia.com/wiki/Yume_Nikki

E tem vários outros nomes conhecidos, como Witch's House, Ib, Misao, Forest of Drizzling Rain, Ao Oni, etc. Neste blog aqui tem bastante coisa.

Não são exatamente de suspense e sim de terror (ou só surrealista), mas acho que dá pra adaptar a jogabilidade deles para algo de suspense de boas. Nenhum deles tem qualquer indício de sistema de batalha - são todos de puzzle e de exploração.

Garanto a você que é um estilo de jogo que tá bem na moda, e a jogabilidade não é muito difícil de fazer - a sua maior dor de cabeça vai ser criar puzzles que sejam divertidos, inteligentes e que se encaixem bem na história, mas a parte de programação geralmente é bem simples.

Ué, desse gênero posso recomendar alguns jogos de rpg maker que eu conheço que são muito bons nessa coisa de criar o suspense, as vezes você pode dar uma olhada e ver como ficaria interessante para você.

Skinwalker e It Moves do SnowOwl
Desert Nightmare do Kelven
Taut do Charon (é só uma demo, mas já dá para ter muitos elementos)
Nira Oni (é de game maker, mas é bem legal, e de fato o fangame que é melhor que o original...)
Ib (um clássico, mais leve porém com vários elementos de suspense)

Agora considerações minhas:

Um jogo de suspense é aquele que consegue deixar o jogador tenso pela incerteza do que vai acontecer. Você pode induzir isso de várias maneiras, seja através de uma escuridão, ou mudando elementos de lugar. Ele aposta menos em coisas como jumpscares e elementos gore (ou coisas que induzem o medo ou horror ou nojo em si) e mais em coisas que criem um sentimento de tensão, de stress. Tem vários jogos também que não são de rpg maker que mostram como usar esses elementos (apesar de estarem misturados no terror). Layers of fear por exemplo, você anda por um lugar e logo depois ele muda, uma coisa que estava lá deixa de estar e etc. PT fica te enrolando várias vezes e inserindo pequenas coisas pelo cenário que te deixam desorientado sobre o que fazer, e do nada WOW, algo grande e muito tenso. Outlast quase te mata de tensão com as perseguições insanas e difíceis de passar. A série Deep Sleep te deixa com uma constante sensação de "o que raios tá acontecendo aqui".
Enfim, o pessoal ultimamente, depois da popularização do blog Zerocorpse e de canais como o Pewdiepie, está conhecendo mais os jogos de rpg maker de suspense e terror do que jogos de rpg mesmo. Quando você pergunta, as primeiras respostas de jogos favoritos e populares incluem sempre The Witch's House, Mad Father, Misao, o novo queridinho Pocket Mirror, Dreaming Mary, etc. Nas gameplays de canais famosos do youtube, só tem esses jogos do gênero horror/suspense. Então o público é grande, mas a concorrência também: tem jogos muito bons, mas tem muito, mas muitos jogos ruins do gênero que quase criam uma listinha de "não fazer" ou de "coisas que já usaram em outros 3000 jogos, próximo".
Tem que ficar atento para o timing certo de usar os elementos e procurar muitas referências nos jogos mais populares (saber o porque de terem se tornado tão populares). Como o RPG Maker é uma ferramenta mais limitada, saber usar a criatividade e os recursos gráficos e sonoros é uma coisa muito importante.

Agora, sobre sistemas de batalha: Eu acho particularmente, no gênero, que ele tira um pouco da tensão da coisa. Em batalhas de turno, elas podem quebrar totalmente o clima de suspense que você cria. Já no ABS, em uma situação normal que o jogador segue e luta as batalhas, ele acaba criando segurança de sua jogabilidade, ao saber que talvez esteja pronto para o que vier. E se você insere elementos de jumpscares e gore, você cria mais um jogo de ação (como os primeiros Resident Evil) com elementos de terror do que suspense em si. Daí, se você cria tensão pelas batalhas difíceis, se o jogador não consegue passar dessas batalhas ele acaba cansando e fechando o jogo. É uma linha muito tênue de se percorrer e não é a toa que quase ninguém investe nela.

Enfim, espero ter ajudado :D Não conheço muitas coisas assim do gênero, mas já li coisas sobre o assunto e acompanho muitas gameplays...
Espero ver algum projeto seu em breve :D

Agradeço as considerações de [member=28]Pretty-Belle[/member] e de minha querida deusa intelectual [member=611]Niara[/member]  :Beijinho2: :Plano:

Adorei as recomendações e as sugestões, assim como as dicas bem sucintas sobre a temática. E realmente espero trabalhar em algo que leve meses, mas que fique de acordo.

PS: Aliás, citando tais temáticas de elaboração de enredo e tensão, tenho uma matéria sobre o assunto onde explico sobre isto neste tópico aqui

Um abraço  :likeasir: :XD: :Palmas:

Desculpe o double-post, mas gostaria de pedir para alguém fechar o tópico como RESOLVIDO pra mim, por gentileza  :saintroy: :S:

[member=770]Resque[/member], [member=426]Bruce Azkan[/member], [member=1013]Zaggojhon[/member], [member=78]Brandt[/member]

ozvQvR4.png

Bem, chegamos a conclusão de quê seria sim um bom gênero de jogo no RMVXA, se bem feito, obviamente, e apesar de não ter sido uma pesquisa muito extensa, agradeço aos colegas que deram suas sugestões e opiniões  :saintroy: :Okay_fix: Um abraço à todos

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Voltar
Topo Inferior