🤔 Para Refletir :
"O tolo despreza jogos antigos até tentar recriá-los."
- Delayzado

Jogos mobile, o AUTO é que estraga.

DadoCWB Masculino

Duque
Membro
Membro
"Esto no me gusta"
Juntou-se
02 de Setembro de 2018
Postagens
726
Bravecoins
1.846
Janeiro eu sempre fico um pouco ociosos propositadamente. É uma época de refrescar a cabeça e planejar os próximo meses. Um das coisas que gosto e fazer nesse período é jogar casualmente e em minha sincera opinião, nada melhor que o vasto acervo dos jogos mobile para jogatinas rápidas e descompromissadas.

Por esse motivo tenho procurado por jogos na PlayStore, principalmente no estilo de RPG/Batalha or turnos --- Sim, esses mesmo com gacha pay to win e o escambau. Mas confesso que tenho me frustrado bastante por um único motivo: A maioria destes jogos eu gasto mais tempo transitando entre telas e assistindo do que jogando.

Diante disso, digo que até entendo essa vibe de jogos que tem opção AUTO, mas quando isso é o core do jogo, me pergunto: É pra jogar ou pra assistir? por que honestamente, se for pra assistir eu prefiro escolher alguma coisa do catálogo da Netflix ou Amazon.

Eu entendo EXATAMENTE do que você está falando kkkkk

É mais ou menos como aqueles jogos "clickers", que podem ser viciantes, mas no final do dia você pensa no quão redundante é um jogo cuja meta é justamente você interagir MENOS e tornar tudo mais automático. Agora aplique essa filosofia num combate de RPG.

Eu acho que o importante mesmo é você sentir que sua decisão teve alguma influência, ao invés de sentir que foi tudo o resultado aleatório de um "rolar de dados". Lembro de gostar bastante do Final Fantasy XII, que apesar de não ser exatamente um RPG de turnos, você tinha a capacidade de "programar" os membros da sua party: quais inimigos priorizar, que tipos de ataque usar, quando tomar poções, etc. Mesmo você passando boa parte do tempo apenas "assistindo" às batalhas sem input algum, era muito satisfatório ver o quão eficiente você era capaz de tornar sua party.

Eu entendo EXATAMENTE do que você está falando kkkkk

É mais ou menos como aqueles jogos "clickers", que podem ser viciantes, mas no final do dia você pensa no quão redundante é um jogo cuja meta é justamente você interagir MENOS e tornar tudo mais automático. Agora aplique essa filosofia num combate de RPG.

Eu acho que o importante mesmo é você sentir que sua decisão teve alguma influência, ao invés de sentir que foi tudo o resultado aleatório de um "rolar de dados". Lembro de gostar bastante do Final Fantasy XII, que apesar de não ser exatamente um RPG de turnos, você tinha a capacidade de "programar" os membros da sua party: quais inimigos priorizar, que tipos de ataque usar, quando tomar poções, etc. Mesmo você passando boa parte do tempo apenas "assistindo" às batalhas sem input algum, era muito satisfatório ver o quão eficiente você era capaz de tornar sua party.

Pois então... é bem essa mesma queixa.
No caso de FF XII tem o lance de você programar a batalha e isso é algo que é até legal por que é uma mecânica que com outras tantas faz parte de um jogo maior.

Tem um jogo que eu curtia bastante: Wonder Tactis, mas joguei tanto que cansei um pouco depois de tantos anos. Mas comparado aos jogos que tenho encontrado ele não fica devendo nada para os mais novos.

1641421208166.png

Essse jogo tem a função AUTO e tal, mas ela é opcional. O riste é que até em jogos de MMORPG, tipo Lineage você nem precisa jogar, basta deixar o AUTO e o jogo joga a si mesmo e você só assiste.

Pois então... é bem essa mesma queixa.
No caso de FF XII tem o lance de você programar a batalha e isso é algo que é até legal por que é uma mecânica que com outras tantas faz parte de um jogo maior.

Tem um jogo que eu curtia bastante: Wonder Tactis, mas joguei tanto que cansei um pouco depois de tantos anos. Mas comparado aos jogos que tenho encontrado ele não fica devendo nada para os mais novos.

Essse jogo tem a função AUTO e tal, mas ela é opcional. O riste é que até em jogos de MMORPG, tipo Lineage você nem precisa jogar, basta deixar o AUTO e o jogo joga a si mesmo e você só assiste.
Sim, realmente, quando chega no ponto desse Lineage que você descreveu, pra mim, deixa de ser um RPG e se torna um "walk simulator", ou uma "visual novel". Não tenho nada contra, acho que essas categorias possuem o seu espaço entre as mídias de entretenimento, mas é um tanto irritante quando você paga por algo cujo marketing fez de tudo para parecer que é mais do que realmente é.

Eu detesto essa onda, bastante comum no meio, que é a de inflar as expectativas do jogador e fazê-lo comprar um jogo, apenas por que SIM. Detesto quando uma empresa vende um jogo pelo que ele não é. Detesto quando alguém faz uma propaganda positiva de um produto e de forma leviana diz que o troço é bom apenas por que está levando algum $$$ da empresa.

Mas essa coisa do auto é broxante demais. Me lembro que desanimei do WoW quando descobri que grande maioria dos jogadores usavam addons para automatizar coisas que eu gastava horas fazendo. Por exemplo: procurar certas plantas e componentes no mapa para upar minha profissão.

Recentemente tenho me deprado com jogadores no LOL que estão utilizando script para automatizar os movimentos e ações do boneco. O cara basicamente assiste o campeão jogar sozinho. Aí me pergunto: qual é a graça disso?

Eu detesto essa onda, bastante comum no meio, que é a de inflar as expectativas do jogador e fazê-lo comprar um jogo, apenas por que SIM. Detesto quando uma empresa vende um jogo pelo que ele não é. Detesto quando alguém faz uma propaganda positiva de um produto e de forma leviana diz que o troço é bom apenas por que está levando algum $$$ da empresa.

Mas essa coisa do auto é broxante demais. Me lembro que desanimei do WoW quando descobri que grande maioria dos jogadores usavam addons para automatizar coisas que eu gastava horas fazendo. Por exemplo: procurar certas plantas e componentes no mapa para upar minha profissão.

Recentemente tenho me deprado com jogadores no LOL que estão utilizando script para automatizar os movimentos e ações do boneco. O cara basicamente assiste o campeão jogar sozinho. Aí me pergunto: qual é a graça disso?

Scripts pra automatizar ações de personagens é algo que sempre vai existir, infelizmente. Lembro de quando eu era pivete (olha como isso faz tempo!) e Jogos como Tibia e Mu Online (dentre inúmeros outros) tinham uma "comunidade secreta" que vendia scripts de lua pra usuários novos, justamente para que seus personagens continuassem farmando enquanto eles estivessem fora. E você sabe, se algo como isso vende por dinheiro real, passou de ser apenas trapaça e virou um "monopólio"!

Eu ainda acho que isso poderia ser evitado (ou pelo menos amenizado) de uma maneira até que simples. Quando eu acompanhava o "Extra Credits" no youtube (recomendo muito pra quem entende inglês), vi um vídeo em que estavam debatendo como incentivar o usuário a jogar da maneira ""correta"" (a maneira concebida pelo desenvolvedor)... E é muito mais eficaz você RECOMPENSAR o usuário que joga corretamente que PUNIR o que joga incorretamente...

Ou seja, se você quer que parem de farmar injustamente em seu MMO, é mais eficaz dar um bônus ao user que faz pausas no gameplay (seja dar algum item aleatório ou até mesmo um leve boost no XP) que punir o que usa scripts com menos XP ou impedindo que ele acesse à conta por determinado período.

Claro, isso precisa ser equilibrado, até porque não faz sentido alguém com menos tempo de gameplay possuir itens melhores ou mais raros que certos veteranos no jogo... Mas isso pode ser controlado com algum sistema de cooldown.

Última edição:
Voltar
Topo Inferior