🤔 Para Refletir :
"Apresente seu projeto com um post bonito. Isso atrai olhares, acredite."
- Delayzado

RPG Maker MV JS para Iniciantes no RPG Maker MV #4 - Encurtadores de Operações Matemáticas

Virage Detoldev

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
17 de Abril de 2017
Postagens
38
Bravecoins
7
Olá pessoal, como vão? Então, nós já aprendemos sobre a sintaxe e algumas regras do JavaScript, entendemos como criar variáveis e as operações matemáticas básicas. Nesse pequeno guia, vamos falar um pouco sobre "encurtadores" de cálculo.

[greenalert]O QUE SÃO ENCURTADORES DE CÁLCULO[/greenalert]

Algumas vezes, nós precisamos somar algo em uma variável. Para isso, nós usamos o seguinte código:


Código:
var dinheiroTotal = 400; //Quantia inicial de dinheiro
dinheiroTotal = dinheiroTotal + 30; //Uma soma que dará 400 + 30 = 430.


Para que você não precise ficar reescrevendo a variável, os "encurtadores" de cálculo entram para te ajudar. Eles são o +=, -=, *=, /=, ++ e --. Vamos falar de todos eles nessa mesma ordem.


[greenalert]OPERADOR += (ENCURTADOR DE SOMA)[/greenalert]

Como o nome já diz, ele é usado para encurtar códigos que usem soma em uma variável. Vamos usar o código acima para exemplificar.


Código:
var dinheiroTotal = 400; //Quantia inicial de dinheiro
dinheiroTotal += 30; //Uma soma que dará 400 + 30 = dando 430.


Usar o += diz ao código que você quer somar o valor da variável em questão, com o valor indicado. Nesse caso, somar o valor de dinheiroTotal com 30.


[greenalert]OPERADOR -= (ENCURTADOR DE SUBTRAÇÃO)[/greenalert]

Da mesma forma que o anterior, usar o -= indica ao código que o valor da variável indicada receberá o valor dela mesma, menos o número escrito.

Exemplo:
Código:
var pesoCorporal = 90; //Cria a variável e dá valor 90
pesoCorporal -= 30; //Operação onde a variável receberá 90 - 30 = 60.


[greenalert]OPERADOR *= (ENCURTADOR DE MULTIPLICAÇÃO)[/greenalert]

Mesma coisa ainda, usar o *= indica que a variável receberá o valor dela mesma, vezes o valor indicado.

Exemplo:
Código:
var totalDias = 30; //Variável é criada e recebe valor 30
totalDias *= 12; //Multiplicação do valor da variável por 12, total será 360


[greenalert]OPERADOR /= (ENCURTADOR DE DIVISÃO)[/greenalert]

Mais uma vez, usar o /= diz que a variável receberá o valor dela, dividido pelo número indicado.

Exemplo:
Código:
var media = 40; //Variável é criada e recebe 40
media /= 2; //Divisão do valor da variável (40) por 2, total será 20


[greenalert]OPERADOR ++[/greenalert]

Esse operador é usado para somar 1 a uma variável. Geralmente usamos esse operador quando vamos trabalhar com repetições, que veremos no futuro. Mas é interessante saber que ele existe, pois será usado no futuro.

Exemplo:
Código:
var posicaoX = 34; //Cria a variável e dá valor 34
posicaoX++; //Soma 1 ao valor da variável, total 35
++posicaoX; //Outra forma de escrever, também soma 1 ao valor, total 36


[greenalert]OPERADOR --[/greenalert]

O último dos "encurtadores" é o operador --. Similar ao anterior, esse subtrai 1 do valor da variável. Ele também é mais usado em estruturas de repetição.

Exemplo:
Código:
var posicaoY = 42; //Cria a variável e dá valor 42
posicaoY--; //Subtrai 1 ao valor da variável, total 41
--posicaoY; //Outra forma de escrever, também subtrai 1 ao valor, total 40



E é só por hoje. Esses encurtadores ajudam você a diminuir a quantidade de código, mas não são obrigatórios de se usar. Se você se sente mais confortável no começo em programar sem usá-los, sinta-se a vontade. O bom de entender como eles funcionam é poder ler e entender códigos feitos por quem faz uso deles.


[redalert]ÍNDICE DA AULA[/redalert]
- Conceito de "encurtador" de operação matemática.
- Uso do operador +=
- Uso do operador -=
- Uso do operador *=
- Uso do operador /=
- Uso do operador ++
- Uso do operador --
 
JS lembra muito o GML nesse ponto.

Tem alguma diferença em relação a usar ++ ou -- antes da variável no JS?
 
CleanWater comentou:
JS lembra muito o GML nesse ponto.

Tem alguma diferença em relação a usar ++ ou -- antes da variável no JS?

Sim, mas é referente a exibição do valor.

Por exemplo, eu estou no console e crio uma variável chamada minhaVar e dou valor de 30. Depois escrevo minhaVar++. No console, ele vai me retornar o valor 30, pois primeiro ele escreve a variável para só depois somar, mas, se eu exibir a variável depois, ela vai ter valor 31.

Se eu fizer ++minhaVar, ele já irá exibir o novo valor, pois primeiro ele somará o valor para depois exibir. Acho que se chama PRÉ incremento e PÓS incremento.
 
Voltar
Topo Inferior