🤔 Para Refletir :
"Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação"
- Ricky O Bardo

K.O. HQ: Concurso de jogos

rafaelrocha00

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
19 de Junho de 2015
Postagens
370
Bravecoins
39
IH6S0qq.jpg

Spcine lançou o concurso KOHK para criadores de jogos em São Paulo. Em parceria com a CCXP, o projeto tem o intuito de juntar duas esferas midiáticas diferentes, as dos jogos digitais e dos quadrinhos. O propósito é bem simples: produzir um jogo com base em uma das treze HQs brasileiras enviadas por outros participantes, cujos projetos já foram escolhidos. É uma iniciativa muito interessante, que visa, não apenas ajudar o desenvolvimento de jogos e quadrinhos, como também auxiliar o crescimento do mercado de jogos, o acréscimo de novas propriedades intelectuais brasileiras e a e a criação de novas ideias.

Há várias oportunidades, tanto artísticas como mecânicas, para diversos tipos de projetos. Os protótipos finais serão testados na CCXP 2017 e apresentados a um juri especializados em ambas as esferas. O vencedor ganhará o prêmio de R$ 80 mil, em que R$70 mil irá para o estúdio que desenvolveu o jogo, que terá cinco meses para termina-lo. O jogo vencedor será lançado oficialmente na CCXP 2018.

As inscrições estarão abertas até dia 28, para os estúdios de jogos. Infelizmente a área de Hqs já foi fechada e escolhida. O participante deverá enviar um videoprojeto explicando sua proposta, e então, um juri escolherá as quatro melhores ideias, que receberão R$5 mil, para produzirem os protótipos.

Os três critérios para a escolha são: qualidade artística, inovação da proposta e potencial transmídia.
O projeto mais criativo e adaptável receberá a vitória e poderá ter seu jogo lançado, podendo lucrar com a pós-venda.

Para mais informações, <a href="http://spcine.com.br/kohq/">clique aqui</a>. <a href="http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/files/project/3108/hqs_habilitadas_para_o_concurso_kohq.pdf">E aqui</a> para a lista com as treze HQs que poderão ser utilizadas para os projetos.

Alguém afim de montar um timinho pra fazer uma apresentação de ideia?
tem umas HQs bem interessantes que poderiam virar um projeto :)

Não li ainda o site então talvez todas essas dúvidas tenham sido respondidas lá, porém vou deixar aqui também, quem sabe facilita a vida de outra pessoa com a mesma dúvida.

rafaelrocha00 comentou:
[...]um juri escolherá as quatro melhores ideias, que receberam R$5 mil, para produzirem os protótipos.[...]

Primeiro, esse receberam foi um typo ou você estava se referindo à comissão dos juízes? Ou dos artístas?

rafaelrocha00 comentou:
As inscrições estarão abertas até dia 28, para os estúdios de jogos.
Isso significa que desenvolvedores solo não podem participar?

rafaelrocha00 comentou:
O vencedor ganhará o prêmio de R$ 80 mil, em que R$70 mil irá para o estúdio que desenvolveu o jogo, que terá cinco meses para termina-lo.

Outra coisa, isso ficou confuso pra mim também, caso o vencedor temja sido desenvolvido só por 1 pessoa(caso a resposta pra última pergunta seja que podem), como ficaria a premiação?

Kawthar comentou:
Não li ainda o site então talvez todas essas dúvidas tenham sido respondidas lá, porém vou deixar aqui também, quem sabe facilita a vida de outra pessoa com a mesma dúvida.

Primeiro, esse receberam foi um typo ou você estava se referindo à comissão dos juízes? Ou dos artístas?

Estes 5k de início são pro desenvolvimento do protótipo do jogo, que deverá ser apresentado em um vídeo de mais ou menos 4min.

Kawthar comentou:

Um estúdio é só o jeito de falar. Porém, dificilmente uma pessoa conseguiria fazer um jogo sozinha, mesmo que mobile, em cinco meses. Pelo menos uma pessoa normal ><

Kawthar comentou:
Outra coisa, isso ficou confuso pra mim também, caso o vencedor temja sido desenvolvido só por 1 pessoa(caso a resposta pra última pergunta seja que podem), como ficaria a premiação?

O Concurso KOHQ premiará o melhor projeto com R$ 80.000,00 (R$ 70.000,00 para o Estúdio de Games, R$ 10.000,00 para o Quadrinista) para produção de Game para celular inspirado em uma HQ brasileira.

Novamente, acredito que Estúdio seja apenas uma maneira de falar. Já que um estúdio pode muito bem ser apenas uma pessoa.

[member=426]Bruce Azkan[/member] Valeu por todas as respostas, em relação à primeira foi só pra ter certeza do uso do receberam/rão ;V Gerar tá me contaminando com a chatisse dele.

Kawthar comentou:
[member=426]Bruce Azkan[/member] Valeu por todas as respostas, em relação à primeira foi só pra ter certeza do uso do receberam/rão ;V Gerar tá me contaminando com a chatisse dele.

Ahhh, sim! É que esse receberam se refere ao passado mesmo. Tipo, "Os 4 estúdios que receberam 5k para o protótipo, agora terão 5 meses para desenvolver os jogos e irem para o embate final."

De qualquer modo, foi o que eu entendi lendo o site oficial. E mesmo assim, achei bem confuso o post deles lá.  :^^':

Bruce Azkan comentou:
[...]
Kawthar comentou:

Um estúdio é só o jeito de falar. Porém, dificilmente uma pessoa conseguiria fazer um jogo sozinha, mesmo que mobile, em cinco meses. Pelo menos uma pessoa normal ><
[...]

Seria bom confirmar isso perante a leitura de um regulamento que deva existir na página. Pelo que tenho conhecimento, esses projetos que usam dinheiro público, como licitações e editais (não sei se o evento em questão se enquadra em um destes) requerem CNPJ, que é algo que um estúdio, com endereço fixo, que gera emprego e contribui com a Receita Federal geralmente tem. Como existe repasse de verba, pode ser que somente o façam a pessoas jurídicas, tanto para manter controle sobre o uso do dinheiro quanto para punir no possível desaparecimento do mesmo.
Vendo pela TV, essas coisas de prefeitura parecem ser desorganizadas, mas na verdade há uma burocracia considerável. Daí, seria bom confirmar mesmo antes de planejar qualquer coisa.

Bruce Azkan comentou:
[...] Gerar tá me contaminando com a chatisse dele.[...]
:Beijinho2:

Achei o escopo do projeto (tanto R$: 70.000,00 quanto 5 meses) pequeno para se produzir um jogo legal.
King Gerar comentou:
Bruce Azkan comentou:
[...]
Kawthar comentou:

[...]

Seria bom confirmar isso perante a leitura de um regulamento que deva existir na página. Pelo que tenho conhecimento, esses projetos que usam dinheiro público, como licitações e editais (não sei se o evento em questão se enquadra em um destes) requerem CNPJ, que é algo que um estúdio, com endereço fixo, que gera emprego e contribui com a Receita Federal geralmente tem. Como existe repasse de verba, pode ser que somente o façam a pessoas jurídicas, tanto para manter controle sobre o uso do dinheiro quanto para punir no possível desaparecimento do mesmo.
Vendo pela TV, essas coisas de prefeitura parecem ser desorganizadas, mas na verdade há uma burocracia considerável. Daí, seria bom confirmar mesmo antes de planejar qualquer coisa.
A um ano atrás a própria SPCine abriu um edital com categoria para criadores autônomos sem CNPJ. Eles poderiam contratar profissionais para ajudar com algumas partes ou mesmo encomendar recursos.

De qualquer forma, o edital desse tópico é para estúdios de games mesmo.

Voltar
Topo Inferior