🤔 Para Refletir :
"Números são apenas números, não estrague seu dia por causa deles."
- Ricky O Bardo

Lag e engasgos

Loneliness

Novato
Membro
Membro
Juntou-se
07 de Janeiro de 2017
Postagens
11
Bravecoins
20
Olá, povo!
Como o meu projeto principal foi pro espaço (meu pendrive apagou ele e meus um ano e meio de trabalho) resolvi ir trabalhando no meu projeto secundário pra relaxar um pouco.
Porém, eu tô com um problema seríssimo nele. Ele tá dando lag e engasgando em alguns momentos.
Pra você ter uma noção, só no menu principal, a taxa de fps é de quarenta e cinco, dando engasgos sempre que eu seleciono alguma opção. Não deve ser por causa da quantidade de eventos, visto que eu reduzi todo o menu em um único evento de apenas uma página.

Meu notebook:
Intel core i5 3230M 2.6 ghz
4gb RAM

Scripts usados:
  1. Lune Ultimate Antilag (fica pior sem ele);
  2. Script de Pular Title;
  3. Fullscreen++;
  4. Screenshot de Mapa Completo;
  5. Picture Below Characters;
  6. Parallax Fix e Picture Fix;
  7. Galv's Character Effects (não usado na cena em questão);
  8. Som de Passos (também não usado na cena em questão);
  9. Basic Real Time (System Time).
 
Putz, perder trabalho assim é foda, já tive esse problema algumas vezes, dá um desânimo f*dido.

Olhando sua lista e observando as anotações, acho que o Fullscreen++ é o único script que pode estar causando problemas de performance, principalmente se a resolução estiver muito alta, mas não sei se é uma explicação muito boa, já usei o script e não tive problema com isso. Não custa tentar, de qualquer forma.

Suas specs não são ruins, já rodei bastante coisa a 60 fps com coisa (bem) pior, então não deve ser isso.
Tenta dar uma olhada pelo gerenciador de tarefas se tem alguma coisa consumindo recursos demais do computador, às vezes acontece, principalmente durante o boot.

Não vou saber te ajudar além disso, sorry >_<
 
  Difícil saber sem um exame detalhado, Lone. Pode ser tanto algo relativo a engine quanto ao seu computador - como mencionado logo acima, algum software que esteja consumindo recursos sem que você perceba. Sugiro seguir o que o caro colega disse, verifique se o problema está na sua máquina. Às vezes, é isso. No mais, um conselho para não perderes mais projetos: salve-os na nuvem. Absolutamente tudo o que faço no meu projeto vai para o Dropbox (o projeto) e o One Drive (os recursos). Mesmo que explodam teu PC ou ele se transforme num deceptcon, você ainda terá teu trabalho seguro. Aprendi isso da forma mais dura: perdendo um projeto quase concluído.​
 
Sei lá, eu estou bugando porque o projeto que eu perdi era bem mais pesado, tinha mais efeitos e não dava lag (com o antilag pq né) neste computador.
Esse projeto secundário eu tinha iniciado não muito após uma formatação, mas mesmo assim ele apresenta esse problema, o que descarta a hipótese de ser algum programa novo que eu tenha instalado, agindo em segundo plano e pesando junto com o projeto. Até porque eu fecho tudo quando vou mexer nele.
Ele as vezes dá um problema relacionado ao uso do disco, mas geralmente é só ao iniciar e não me atrapalha nas demais coisas.

No meu outro pc, roda sem lag algum. Mas as especificações dele são muito mais altas. Meu medo é ele não rodar em computadores mais modestos. Vou tirar o script do Fullscreen e dar uma olhada, tentar testar em outro pc piorzinho e ver se continua. Mas se continuar, não sei o que eu faço ;u; dou um edit aqui quando terminar.
 
Uma vez que o menu é por eventos, dependendo do modo como ele inicia (início automático cíclico ou processo paralelo) e do quão bem ele foi programado, pode lagar também. Se for um início automático, o ciclo exige uma espera para não congelar o sistema, então esse "esperar X frames" pode estar passando essa impressão se longo demais. Se em processo paralelo, ele tá rodando ao mesmo tempo que todos eventos do mapa.

Aliás, é essa uma vantagem no menu por scripts: o menu por evento roda dentro da cena de mapa, junto com sistema de iluminação (se houver), todos eventos do mapa, eventos comuns do sistema, sistema de clima, tudo; um menu por scripts, por outro lado, ao ser chamado inicia uma cena nova, sem nenhum dos sistemas citados anteriormente, portanto é bem difícil que ele lague.

Não sei quão bem domina a programação por eventos, mas recomendo revisá-la primariamente.
 
Voltar
Topo Inferior