G A M E D E S I G N E R
Introdução
Jogos indie são um mercado gigantesco atualmente: O valor dos jogos acaba sendo mais acessível ao bolso do público e a produção deles são muito diferentes dos que as empresas AAA. Isso é muito interessante para os consumidores, mas e o caso dos desenvolvedores?
Muitos devs tentam criar seus jogos e lançar em diversas plataformas, no geral começam em plataformas pequenas com medo de não ter um retorno financeiro pelo fator de ser um mercado "desconhecido" para quem ainda não está dentro a muito tempo. Digo que entrar no universo de desenvolvimento de jogos é como se alguém tivesse te colocado num barco pequeno e te jogado no meio do oceano... você tem que descobrir como fazer o seu caminho.
No meu caso mesmo após anos produzindo jogos voltados ao público mobile, decidi migrar para jogos para computadores. Mesmo sendo um consumidor grande desse tipo de jogo, acabei ficando inseguro por conta de ser um mundo completamente diferente.
Muitos devs tentam criar seus jogos e lançar em diversas plataformas, no geral começam em plataformas pequenas com medo de não ter um retorno financeiro pelo fator de ser um mercado "desconhecido" para quem ainda não está dentro a muito tempo. Digo que entrar no universo de desenvolvimento de jogos é como se alguém tivesse te colocado num barco pequeno e te jogado no meio do oceano... você tem que descobrir como fazer o seu caminho.
No meu caso mesmo após anos produzindo jogos voltados ao público mobile, decidi migrar para jogos para computadores. Mesmo sendo um consumidor grande desse tipo de jogo, acabei ficando inseguro por conta de ser um mundo completamente diferente.
Para quem está começando...
Quando comecei a carreira desenvolvendo jogos para computador fiquei um pouco com receio de colocar logo na Steam pois o valor de 100 dólares para lançar um jogo e ter medo que o jogo não venda, faz com que a pessoa fique um pouco recuada. Então, comecei colocando os meus jogos no itch.io como o Luke Inn , jogos que produzi para eventos do Condado Braveheart, o lindo evento de Páscoa produzido pela @Coralium que acabou gerando o jogo Egg Catcher produzido junto com o músico @Jazz , além disso ainda produzi jogos para eventos como a Ludum Dare como o próprio Phil Alone .
Me pareceu uma boa ideia colocar os jogos nessa plataforma, enviar para as pessoas conhecerem e mostrar meu material... Mas não estava dando resultados o suficiente, eu sentia que ainda estava em um mar de mais de 1 milhão de desenvolvedores e apenas era mais um.
Então decidi que seria a hora de testar lançar um jogo mesmo que de forma gratuita na Steam, para entender tanto como a plataforma funcionava e como seria a visibilidade do meu jogo.
Realmente, após apenas um mês já consegui perceber o nível que um jogo lançado na Steam pode alcançar, a visibilidade chegou a ser absurda, mesmo não produzindo nada de marketing nesse meio tempo.
Mesmo com uma maré de jogos sendo produzidos e lançados na Steam diariamente, ainda é uma plataforma que da a MAIOR visibilidade do que qualquer outra, então é realmente o local mais viavel para colocar seu jogo.
Me pareceu uma boa ideia colocar os jogos nessa plataforma, enviar para as pessoas conhecerem e mostrar meu material... Mas não estava dando resultados o suficiente, eu sentia que ainda estava em um mar de mais de 1 milhão de desenvolvedores e apenas era mais um.
Então decidi que seria a hora de testar lançar um jogo mesmo que de forma gratuita na Steam, para entender tanto como a plataforma funcionava e como seria a visibilidade do meu jogo.
Realmente, após apenas um mês já consegui perceber o nível que um jogo lançado na Steam pode alcançar, a visibilidade chegou a ser absurda, mesmo não produzindo nada de marketing nesse meio tempo.
Mesmo com uma maré de jogos sendo produzidos e lançados na Steam diariamente, ainda é uma plataforma que da a MAIOR visibilidade do que qualquer outra, então é realmente o local mais viavel para colocar seu jogo.
Para quem tiver mais interesse sobre esse assunto, lancei na própria Steam uma DLC do Phil Alone, chamada Phil Alone - Game Dev Book com mais detalhes sobre esse assunto e que pode comprovar que a Steam é realmente a melhor plataforma para lançar seus jogos.
E para finalizar, vale ou não a pena para você colocar seu jogo na Steam?
Bom galera, essa dai é obviamente a minha opinião, com base ao que aconteceu comigo, não sei se outros desenvolvedores tem outros dados e opiniões para discutir conosco. E vamos começar o debate: VALE OU NÃO A PENA COLOCAR SEU JOGO EM PLATAFORMAS GRANDES COMO A STEAM?