🤔 Para Refletir :
"Medo de usar script calls e plugins? Isso existe?"
- Delayzado

Lição de Moral: Dragon Ball

CleanWater

Marquês
Membro
Membro
Juntou-se
22 de Setembro de 2017
Postagens
659
Bravecoins
55
Tava fazendo uma reflexão a respeito da história de Dragon Ball faz um tempo já, e gostaria de compartilhá-la aqui com vocês.

Bom, qual é a grande premissa do DB?

De início era um jovem com rabo, um porco falante e uma moça da cidade buscarem as esferas do dragão, capazes de realizarem qualquer desejo. Isso era basicamente uma paródia ao conto do macaco da mitologia chinesa, Son Goku.

Depois disso, o mangá tomou outro rumo, o do gênero que muitos hoje chamam de "power fantasy". Um grupo de amigos aprendem a lutar, pra enfrentar um vilão e derrotá-lo. Depois surge outro vilão mais forte, os amigos tem que treinar, aprender novas habilidades e derrotar o novo vilão. Daí aparece outro vilão...

É justamente nesse ponto que quero pegar.

No começo do DB, Son Goku já era forte por causa do sangue sayajin e sabia o básico de Kung Fu, que aprendeu com seu avô Son Gohan. Mesmo assim, ele quis aprender ainda mais sobre artes marciais com o Mestre Kame.

Nessa saga do torneio de artes marciais, Kuririn se torna seu primeiro rival e no final do torneio, Mestre Kame se torna seu adversário final (disfarçado), pois queria ensinar a Goku uma lição muito valiosa.

"Sempre vai existir alguém mais forte do que você, por isso, nunca pare de treinar e se esforçar para se superar cada vez mais."

Quero que guardem bem essa frase.

Depois disso, Goku sempre treinava pra se tornar mais forte, e mesmo assim, sempre aparecia alguém mais forte que ele.

Primeiro foi Tao Pai Pai, depois Tenshihan, Piccolo Daimaoh, Piccolo Jr., Radditz, Vedita, Freeza, Cell, Majin Bu e por último, quando a gente acreditava que Goku já havia chegado ao limite da força e se tornado o mais forte do universo, aparece Bills, o Deus da Destruição.

Mas, e se Goku tivesse se dado por satisfeito lá no começo? Antes mesmo de procurar o Mestre Kame? Na saga do Cell ele teria sido superado até mesmo pelo Mister Satan.

Os rivais/inimigos de Goku eram sempre mais fortes que ele, depois foram superados por Goku, mas muitos não se conformaram com isso e continuaram treinando para se tornarem o mais forte. A maioria se tornou amigo/aliado de Goku, e passaram a fazer essa competição de forma saudável.

É importante notar na história que em dado momento, muitos conseguiram superar Goku em algum ponto, e depois foram superados de novo. Uma gangorra eterna. Mas o mais importante, é que todos se tornaram mais fortes com essa competição saudável.

Rivalidade é algo que faz parte do ser humano, é algo necessário para nossa evolução (desde que saudável).

Mas voltando lá atrás, na mensagem que eu pedi para vocês guardarem nas suas mentes. Se todos tivessem se dado por satisfeitos com sua força, ninguém teria crescido tanto, por que…

"Sempre vai existir alguém mais forte do que você, por isso, nunca pare de treinar e se esforçar para se superar cada vez mais."

Pra quem quiser ver a cena do anime na íntegra.
https://www.youtube.com/watch?v=80jLA6G5NX8

ÓTIMA análise! Lembro-me de uma entrevista do Toyotaro (que faz o Mangá do Dragon Ball Super) explicando que o Toriyama não criou a série com uma mensagem em especial, só queria ilustrar uma aventura fantástica. Mas, se dá para se tirar uma lição da série, a lição é a que o Mestre Kame explicou.

Mas, e se Goku tivesse se dado por satisfeito lá no começo? Antes mesmo de procurar o Mestre Kame? Na saga do Cell ele teria sido superado até mesmo pelo Mister Satan.
Isso seria MUITO difícil. No começo, quando Goku conhece Oolong ele já consegue quebrar tijolos com um dedo, e Satan quebra 14 telhas com um golpe.

FL comentou:
Isso seria MUITO difícil. No começo, quando Goku conhece Oolong ele já consegue quebrar tijolos com um dedo, e Satan quebra 14 telhas com um golpe.

Mas tem um detalhe que lembrei quando escrevi isso. Pelo menos, quando o Gohan estava na saga Boo, Piccolo critica ele por ter parado de treinar, por isso teve tanta dificuldade em enfrentar Dabura (que era mais fraco que Cell).

Pensei na mesma coisa. Se Goku se achasse forte o suficiente e nunca mais treinasse, ele iria "enferrujar" com o tempo e ficaria mais fraco. Ao contrário do Mr. Satan, que era fraco se comparado aos guerreiros Z, mas também era lutador, conhecia várias técnicas de luta e ganhou muitos torneios (antes de começar a trapacear pela fama e sucesso). Mas acho que só o próprio Toriyama conseguiria responder essa questão. :XD:

CleanWater comentou:
FL comentou:

Mas tem um detalhe que lembrei quando escrevi isso. Pelo menos, quando o Gohan estava na saga Boo, Piccolo critica ele por ter parado de treinar, por isso teve tanta dificuldade em enfrentar Dabura (que era mais fraco que Cell).

Pensei na mesma coisa. Se Goku se achasse forte o suficiente e nunca mais treinasse, ele iria "enferrujar" com o tempo e ficaria mais fraco. Ao contrário do Mr. Satan, que era fraco se comparado aos guerreiros Z, mas também era lutador, conhecia várias técnicas de luta e ganhou muitos torneios (antes de começar a trapacear pela fama e sucesso). Mas acho que só o próprio Toriyama conseguiria responder essa questão. :XD:
Então, eu acho difícil pelo seguinte:

O Gohan, além de força física, tinha a manipulação de Ki. Ele enferrujou nas duas coisas. O Goku criança não.

E, desconsiderando a manipulação de Ki, eu acho bastante difícil uma criança de 11 anos ser mais fraca que ela adulta, ainda mais quando ela precisa caçar para comer.

Claro, tudo especulação. Como você falou, só o Toriyama para afirmar.

Percebi mais uma coisa: O primeiro encontro do Goku com o Sr Popo é justamente isso. Goku estava todo convencido que era o mais forte do mundo e tomou uma surra.

Dragon Ball também trata de outros temas como evolução (que está ligado ao tema do tópico) e até perdoar inimigos. Aqui tem uma lista de temas centrais dos animes.

FL comentou:
Percebi mais uma coisa: O primeiro encontro do Goku com o Sr Popo é justamente isso. Goku estava todo convencido que era o mais forte do mundo e tomou uma surra.

Dragon Ball também trata de outros temas como evolução (que está ligado ao tema do tópico) e até perdoar inimigos. Aqui tem uma lista de temas centrais dos animes.

É exatamente isso que notei também. Como havia dito:

Os rivais/inimigos de Goku eram sempre mais fortes que ele, depois foram superados por Goku, mas muitos não se conformaram com isso e continuaram treinando para se tornarem o mais forte. A maioria se tornou amigo/aliado de Goku, e passaram a fazer essa competição de forma saudável.

É importante notar na história que em dado momento, muitos conseguiram superar Goku em algum ponto, e depois foram superados de novo. Uma gangorra eterna. Mas o mais importante, é que todos se tornaram mais fortes com essa competição saudável.

Rivalidade é algo que faz parte do ser humano, é algo necessário para nossa evolução (desde que saudável).

Quase todos os inimigos do Goku (exceto aqueles muito, mas muito FDP mesmo) se tornaram amigos/aliados mais tarde. E todos ganharam com isso. Passaram a andar juntos em direção ao progresso.

Voltar
Topo Inferior