Criado por: Gui
Início do desenvolvimento: No início de novembro de 2024
Conclusão do projeto: 11/11/2024
Engine: RPG Maker VX Ace
Gênero: Visual Novel
Duração: 15-20 minutos
Olá.
Gostaria de compartilhar com vocês o meu jogo, Lívia, criado para a Panelinhajam, promovida pelo canal Café Gamer.
Essa gamejam teve como tema "Uma cutscene sobre saúde mental", e o resultado foi uma experiência curta, mas significativa, pelo menos para mim.
Sinopse:
Por fora, Alex parece estar sempre no controle, pronto para ajudar os amigos e seguir em frente.
Mas por dentro, ele carrega um peso que só ele conhece, e como se não bastasse, ainda tem que aturar Lívia, sua vizinha inconveniente e inconsequente que nunca larga do seu pé. Cada dia é uma batalha para segurar as pontas enquanto lida com tudo isso em silêncio.
Disclaimer:
Esse jogo aborda sobre temas muito sensíveis. Jogue-o com cuidado.
A Panelinhajam, promovida pelo canal Café Gamer, desafiou os devs a criarem uma cutscene sobre saúde mental.
Foi uma oportunidade incrível para explorar esse tipo de tema e conseguir colocar uma trama inteira em apenas uma cutscene.
Foi a primeira vez que fiz isso, e acredito que eu tenha conseguido fazer isso com maestria.
Criar esse jogo me forçou a tentar criar algo de certa forma "educativo" com uma trama simples, mas que tentasse transmitir emoções de uma forma impactante.
Tentei criar algo que fosse ao mesmo tempo íntimo e universal, mostrando a dualidade de quem enfrenta dificuldades emocionais enquanto mantém uma aparência de pessoa forte e confiante.
Participar dessa gamejam foi um desafio enriquecedor e me fez refletir ainda mais sobre como os jogos podem ser usados para criar empatia e concientizar as pessoas.
Se você está passando por momentos difíceis, quero dizer que você não está sozinho.
O peso que você sente agora não precisa ser carregado sozinho. Busque ajuda, seja com amigos, familiares ou profissionais.
Ligue para o CVV, número 188.
A sua saúde mental é tão importante quanto a física.
Espero que este jogo, de alguma forma, ajude a abrir conversas sobre o tema e inspire empatia em quem jogar.
Obrigado por dedicar seu tempo para conhecer o projeto.
Você pode baixá-lo através do link abaixo.
BAIXE AQUI
Última edição: