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Lógica de Programação: Aula 01

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INTRODUÇÃO
A lógica de programação é extremamente necessária para as pessoas que queiram trabalhar na área de programação, seja em qualquer linguagem de programação, como por exemplo: Pascal, Visual Basic, PHP, HTML, Delphi, C++, Java, etc. A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá. Depois de montada, ela facilita também a criação do programa.​

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
É uma sequência de passos e ações para que se possa chegar a um determinado objetivo. Na programação de computadores, o nome dessa sequência ou passos é denominada como Algoritmo.

SEQUÊNCIA LÓGICA
É uma sequencia de informações que deve ser seguida para se realizar uma determinada tarefa. Não existe uma sequencia logica absoluta para cada tarefa, mas sim, existem varias maneiras da serem utilizadas para se chegar a um objetivo. Há várias maneiras de se resolver inúmeros problemas, mas o objetivo é chegar ao resultado esperado de uma maneira simples e de fácil entendimento.

ALGORITMOS
Um algoritmo é uma sequencia finita de instruções claras, definidas que, quando colocadas em uma ordem lógica, nos levam a solução de um problema. Vamos pensar em Algoritmos como uma receita, um passo a passo para que se realize uma determinada tarefa. O algoritmo está em nosso dia-a-dia e nós nem percebemos.

Exemplo: Um algoritmo para que se possa Chupar uma bala.

Pegar a bala;
Retirar o papel;
Chupar a bala;
Jogar o papel no lixo.


No caso acima, o objetivo era Chupar a Bala. Então, foi criada uma sequencia lógica pra que se realizasse essa tarefa.

REGRAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM ALGORITMO
? Usar somente um verbo por frase;
? Usar frases custas e simples;
? Imaginar que você está desenvolvendo um algoritmo para pessoas que não conhecem ou trabalham com informática;
? Não usar palavras que teham sentido vago ou duvidoso;
? Ser objetivo;


FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DE ALGORITMOS
Existem 3 formas de se representar um algoritmo

? Pseudocódigo ? Português estruturado
? Fluxograma
? Diagrama de Chapin

Pseudocódigo
As estruturas lógicas são escritas numa linguagem próxima ao Português, na sequência em que são executadas. Este nome é uma alusão à posterior implementação em uma linguagem de programação, ou seja, quando formos programar em uma linguagem, por exemplo, Java, estaremos gerando código em Java. Por isso, os algoritmos são independentes das linguagens de programação.

Fluxograma
Nesta forma de representação, as estruturas lógicas são expressas através de figuras geométricas, interligadas por setas, que indicam o caminho a ser seguido.

Diagrama de Chapin
As estruturas lógicas são representadas por figuras retangulares, colocadas uma após a outra, de cima para baixo.

[info]Nestas aulas, usaremos o pseudocódigo e a linguagem Pascal[/info]

PROGRAMAS DE COMPUTADORES
Os programas de computadores nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem de computador (Pascal, C, Cobol, Delphi, Visual Basic entre outras) e que são interpretados e executados por uma máquina, no caso um computador.

EXEMPLO DE ALGORITMOS
Exemplo 1: Escutar música em um computador.

Início
Ligar o computadores;
Escolher a música desejada;
Colocar a música para tocar;
Se a caixa de som estiver desligada Então
Início
Ligar caixa de som
Fim

Senão

Escutar a música
Fim.

Exemplo simples de algoritmo, onde o INICIO/FIM iniciam e finalizam o mesmo e onde o SE/ENTÃO/SENÃO especificam uma condição, o que será visto detalhadamente, posteriormente.

Exemplo 2: Tirar a média de uma pessoa em 4 (quatro) provas:

Início
Obter valor da prova 1;
Obter valor da prova 2;
Obter valor da prova 3;
Obter valor da prova 4;
Somar todas as notas;
Dividir soma delas por 4 (quatro);
Mostrar média das notas;
Fim.

CONSTANTES, VARIÁVEIS E TIPOS DE DADOS
Variáveis e contantes são elementos básicos que um programa manipula. Variável é um espaço reservado na memória do computador para receber e armazenar um tipo de dado especificado. Um programa deve conter declarações que determinem de que tipos são as variáveis que ele utilizará.

[info]Os dados podem ser inteiros, caracteres, reais entre outros.[/info]

? Constantes
É um determinado valor, que não se modifica durante a execução do programa. Conforme o seu tipo, a constante é classificada como sendo: numérica, lógica e literal.

Exemplo de constantes:

PROVA1+PROVA2+PROVA3+PROVA4
4

4 é a constante.

? Variáveis
É a representação simbólica dos elementos de certo conjunto. Cada variável corresponde à uma posição de memória, cujo conteúdo pode ser alterado durante a execução do programa. Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante.

Exemplo de variáveis:
VARIÁVELVALOR DA VARIÁVEL
NOMEJOÃO DA SILVA
SEXOMASCULINO
COR DE OLHOSCASTANHO
IDADE25

? Tipos de dados
As variáveis e as constantes podem ser basicamente de quatro tipos: Inteiro (ou numérica), Real (ou alfanumérica), Caractere ou Lógica.
? Inteiro:Todo e qualquer tipo de informação numérica (números inteiros);
? Ex: 1, 2, 10, 20.
? Real ou Alfanumérica: todo e qualquer tipo de informação numérica que pertença ao conjunto dos números reais;
? Ex: 3,4 - 12,45
? Caractere: Toda e qualquer tipo de informação;
? Ex: A, B, C, &, @, %
? Lógica: Armazena somente dados lógicos que podem ser Verdadeiro ou Falso.

DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS
As variáveis só podem armazenar valores de um mesmo tipo, de maneira que também são classificadas como sendo: numéricas, lógicas e caractere.

As variáveis devem ser declaradas e iniciadas por caracteres alfabéticos, que podem ser seguidos por mais caracteres alfabéticos ou numéricos. No ambiente computacional as informações variáveis são gravadas em dispositivos eletrônicos, analogicamente chamados de memória.

Na Linguagem Pascal a declaração das variáveis ocorre da seguinte maneira:

LISTA DE VARIÁVEIS  ? : TIPO DAS VARIÁVEIS ;

Exemplos:

Idade: INTEIRO;
Nome, endereço, data: CARACTERE;
ABC, peso, dólar: REAL;

Esses nomes de informações variáveis são os Identificadores, os quais devem acompanhar as seguintes regras de formação:

FORMAÇÃO DE IDENTIFICADORES (VARIÁVEIS) - REGRAS BÁSICAS
?  Devem começar por um caractere alfabético;
? Podem ser seguidos por mais caracteres alfabéticos e/ou numéricos;
? Não é permitido o uso de caracteres especiais;
? O Pascal não é sensitive, não faz diferença entre maiúsculo e minúsculo.


Exemplos:
VÁLIDOSNÃO VÁLIDOS
Notas; N10; K7; BJ53, Nome7ª; @; #; 8; x-y, 10/5, 2+3

OPERADORES ARITMÉTICOS
Conjunto de símbolos que representa as operações básicas da matemática.

OPERADORESFUNÇÃO
+ADIÇÃO
-SUBTRAÇÃO
*MULTIPLICAÇÃO
/DIVISÃO
POTPOTENCIAÇÃO
RADRADICIAÇÃO
MODRESTO DA DIVISÃO
DIVQUOCIENTE DA DIVISÃO

Exemplos:

10 + 15 = 25
10 - 5 = 5
10 / 5 = 2
10 - 9 = 1
RAD(9) = 3

POT (X,Y), seria X elevado a Y,
exemplo: POT(10,2) = 10* 10 = 100
ou POT(10,3) = 10*10*10 = 1000

10 MOD 2, pega somente o resto da divisão, exemplo:
10 / 2 = 5 sobrou 0, então 10 MOD 2 = 0
10 / 3 = 3 sobrou 1, então 10 MOD 3 = 1
10 / 4 = 2 sobraram 2, então 10 MOD 4 =2

10 DIV 2, pega somente o quociente da divisão, exemplo:
10 / 2 = 5 sobra 0, quociente 5, então 10 DIV 2 = 5
10 / 3 = 3 sobra 1, quociente 3, então 10 DIV 3 = 3
10 / 4 = 2 sobram 2, quociente 2, então 10 DIV 4 = 2
27 / 5 = 5 SOBRAM 2, QUOCIENTE 5, ENTÃO 27 DIV 5 = 5

HIERARQUIA DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS
É a sequência de cálculos das operações aritméticas, assim sendo o que se realiza primeiro. Veja a sequência:
1. (  ) Parênteses;
2. Exponenciação;
3. Multiplicação, divisão (o que aparecer primeiro);
4. + ou - (o que aparecer primeiro)

Exemplos:

(2+2) /2 = 2 (ele calcula primeiro o que está entre parênteses)
2+2 / 2 = 3 (ele calcula primeiro a divisão e depois a soma)


OPERADORES RELACIONAIS
Conjunto de símbolos que representam as operações básicas da matemática.

OPERADORFUNÇÃOEXEMPLO
=IGUAL A3 = 3
>MAIOR QUE5 > 4
<MENOR QUE10 < 29
>=MAIOR IGUAL A10 >= 9
<=MENOR IGUAL A5 <= 10
<>DIFERENTE10 <> 5, X <> Y


OPERADORES LÓGICOS
Os operadores lógicos servem para combinar resultados de expressões, retornando ao resultado final, que seria verdadeiro ou falso.

  ?  E/ AND: Uma expressão AND (E) é verdadeira se todas as condições forem verdadeiras;
  ? OU/OR: Uma expressão OR (OU) é verdadeira se pelo menos uma condição for verdadeira;
  ? NÃO/NOT: Uma expressão NOT(NÃO) inverte o valor da expressão ou condição, se verdadeira inverter para falsa e vice-versa.

A tabela a seguir, mostra todos os valores possíveis criados pelos três operadores lógicos. (AND, OR e NOT)

1º VALOROPERADOR2º VALORRESULTADO
TANDTT
TANDFF
FANDTF
FANDFF
TORTT
TORFT
FORFT
FORTF
TNOTF
FNOTT

F = FALSE = FALSE
T = TRUE = VERDADEIRO

Exemplos:

Supondo-se que temos três variáveis A = 10, B = 5 e C = 9

Os resultados das expressões seriam:

EXPRESSÃORESULTADO
A = BANDB < CFALSO
A > BANDB < CVERDADEIRO
B > AORA > BVERDADEIRO
B = AORC = BFALSO
A <= BNOTVERDADEIRO
A >= CNOTFALSO


COMANDO DE ATRIBUIÇÃO
Permite fornecer um valor a uma variável, onde o tipo dessa informação deve ser compatível com o tipo da mesma, isto é, somente podemos atribuir um valor lógico à uma variável capaz de comportá-lo, ou seja, uma variável declarada do tipo lógico.

Exemplos:

A ? Verdadeiro
B ? 8 + 15 MOD 5
C ? 7 = 10

Esses comandos atribuem às variáveis A, B e C os valores fornecidos à direita do símbolo de atribuição.
Na linguagem de programação que utilizaremos (Pascal) o símbolo "?" é substituído por ":="


COMANDOS DE ENTRADA E SAÍDA
  ? LER: comando de entrada que permite a leitura de variáveis de entrada.
  ? ESCREVER: comando de saída que exibe uma informação na tela do monitor.

ESTRUTURAS CHAVES NA CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS
Existem 3 estruturas básicas de controle, nas quais se baseiam os algoritmos: sequenciação, decisão e repetição. Nesta aula veremos apenas a estrutura de Sequenciação, as outras estruturas veremos numa próxima aula pessoal.

SEQUENCIAÇÃO
Os comandos de algoritmos fazem parte de uma sequência onde é relevante a ordem na qual se encontram os mesmos, pois, será executado um de cada vez, estritamente de acordo com essa ordem:

Comando 1
Comando 2
Comando 3
.
.
.
Comando n

BLOCOS
Um bloco pode ser definido como um conjunto de ações com uma sequência definida e serve para definir limites nos quais Às variáveis declaradas em seu "interior" são conhecidas.

Exemplo:

Início {inicia o algoritmo}
.
. COMANDOS
.
Fim. {finaliza o algoritmo}

Obs: Início e fim são delimitadores obrigatórios.

Veja agora, um algoritmo que calcula a soma de dois números inteiros;

Programa somar;

Variáveis
N1, N2, soma: inteiro;
Início
Escreva ('Digite N1");
Leia (N1);
Escreva ('Digite N2");
Leia(N2);
Soma ? N1+N2;
Escreva ('A soma e: ",soma);
Leia;
Fim.

ALGORITMO ESTRUTURADO
É recomendado que se deixe os algoritmos estruturados, com uma melhor visualização.

Então, observe os spoilers a seguir.

Programa somar;

Variáveis
N1, N2, soma: inteiro;
Início
Escreva ('Digite N1");
Leia (N1);
Escreva ('Digite N2");
Leia(N2);
Soma ? N1+N2;
Escreva ('A soma e: ",soma);
Leia;
Fim.
Programa somar;

Variáveis
N1, N2, soma: inteiro;
Início
Escreva ('Digite N1");
Leia (N1);
Escreva ('Digite N2");
Leia(N2);
Soma ? N1+N2;
Escreva ('A soma e: ",soma);
Leia;
Fim.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Gente esse é o resultado de um curso que fiz em 2013, ainda irei fazer mais aulas pois resta ainda muito conteúdo, quem tiver alguma dúvida pode postar aqui que eu posso tentar ajudar essa foi somente a primeira aula, abraços.

:Palmas:





 
Woooooooooooow! Mas que ótimo tutorial e que tópico muito bem estruturado!
Meus parabéns!!

Agora sim vou aprender a programar de maneira decente!!
 
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