🤔 Para Refletir :
"Não confunda uma prorrogação em jogo do Juventus com a programação de um jogo por eventos."
- Jazz

London Knife - Feedback sobre o estilo gráfico dos mapas

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.

Sir Lobø

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
18 de Novembro de 2017
Postagens
330
Bravecoins
0
Olá meus caros lupinos e lupinas. Espero que esteja tudo bem com os senhores(as)!

Bem, hoje gostaria de pedir a opinião de vocês em um assunto sobre oLondon Knife:

O projeto em si, terá que transparecer medo por se tratar de um Survival Horror, mas estou um pouco de receio, visto que me utilizaria de dezenas de efeito de sombra, luz e partículas, o quê poderia demandar mais tempo, mas como não quero estender este projeto por muito mais que 3 meses a 6 meses, então tentei achar uma solução, que seria utilizar o estilo Old-Gen(Era Nintendo, Super Nintendo, Master System, Genesis, Mega Drive, etc...) no jogo inteiro, ao invés de somente no layout, mas sinceramente, ainda não me convenci, então gostaria do feedback de vocês:

Qual gráfico você escolheria?

Bem, basta citar e comentar uma das opções(com alguns detalhes sobre o por quê da escolha, se possível)

Opção #1: Mapa no modelo gráfico atual do projeto [32-bits]
mapa_01_graphic_b.png

Opção #2: Mapa no modelo alternativo[8-bits/16-bits]
mapa_01_graphic_a.png

Fico no aguardo!

Por mim o modelo 8/16 bits ficou bem charmoso e consegue passar igualmente a atmosfera relativa a proposta do jogo. Voto na segunda opção.

[EDIT]
(...)ficou bem charmoso e consegue passar igualmente a atmosfera relativa a proposta do jogo(...)
Obrigado pelo voto e pelo comentário, [member=929]HammerStrike[/member]!

32-bits: 0 Votos
8-bits/16-bits: 1 voto

A primeira opção! Pois esses efeito pixelado na segunda opção pode ter combinado com a logo, mas não vai ficar legal para os efeitos realistas que você pretende trazer nos mapas.

Akinos comentou:
A primeira opção! Pois esses efeito pixelado na segunda opção pode ter combinado com a logo, mas não vai ficar legal para os efeitos realistas que você pretende trazer nos mapas.
Obrigado pelo feedback, caro [member=470]Akinos[/member]. Já respondi sua MP explicando como eu poderia implementar os efeitos realistas caso adote o estilo da segunda opção, que no caso seria, polirender.

32-bits: 1 Voto
8-bits/16-bits: 1 voto

Ambos os gráficos ficaram ótimos!

Posso afirmar seguramente que a escolha entre 32-bit ou 16-bit não mudaria a boa impressão sobre a arte gráfica, contudo sou um tanto saudosista e minha opinião é naturalmente tendenciosa.

Não ignoro a possibilidade de se criar jogos de terror em 16-bits. Minhas experiências com títulos como Doomtropper, X-Mutant (ambos do Mega-Drive) e Black Thorne (SNES), foram as melhores, entretanto, ao meu ver, esses jogos ressaltavam mais a ação do que o terror em si. Meu primeiro contato com jogos que tenha desperto o sentimento de terror ocorreu apenas com Resident Evil 1 (PSX), Duke Nuke e Doom (todos do PSX).

Tratando-se do tema terror, escolheria 32-bits, já que este permite trabalhar com mais cores e detalhes, aproximando o jogador ainda mais da sensação de "realidade". Outro motivo que me leva a essa escolha é o fato de que trabalhar com menos qualidade não significa trabalhar com celeridade, isso levando em consideração apenas minhas experiências pessoais. Com isso em mente, eu lhe faço uma pergunta retórica, a diferença de tempo para criar cada uma dessas ilustrações justifica, na questão prática, a adoção de alguma?

Feita essas considerações, optaria pela maior capacidade gráfica, no caso, 32-bits.​

Infelizmente não posso opinar pois as imagens(ambas) não aparecem aqui:
2TW56Fo.png

Porém gostaria de adicionar que você pode criar uma enquete no tópico, assim facilitando receber os votos já que o membro não precisaria responder o tópico.

Dobberman comentou:
Ambos os gráficos ficaram ótimos!

Posso afirmar seguramente que a escolha entre 32-bit ou 16-bit não mudaria a boa impressão sobre a arte gráfica, contudo sou um tanto saudosista e minha opinião é naturalmente tendenciosa.

Não ignoro a possibilidade de se criar jogos de terror em 16-bits. Minhas experiências com títulos como Doomtropper, X-Mutant (ambos do Mega-Drive) e Black Thorne (SNES), foram as melhores, entretanto, ao meu ver, esses jogos ressaltavam mais a ação do que o terror em si. Meu primeiro contato com jogos que tenha desperto o sentimento de terror ocorreu apenas com Resident Evil 1 (PSX), Duke Nuke e Doom (todos do PSX).

Tratando-se do tema terror, escolheria 32-bits, já que este permite trabalhar com mais cores e detalhes, aproximando o jogador ainda mais da sensação de "realidade". Outro motivo que me leva a essa escolha é o fato de que trabalhar com menos qualidade não significa trabalhar com celeridade, isso levando em consideração apenas minhas experiências pessoais. Com isso em mente, eu lhe faço uma pergunta retórica, a diferença de tempo para criar cada uma dessas ilustrações justifica, na questão prática, a adoção de alguma?

Feita essas considerações, optaria pela maior capacidade gráfica, no caso, 32-bits.​

Belas palavras e ótimas observações, caro [member=1349]Dobberman[/member].

Bem, criando um paradoxo e abrindo um buraco no espaço-tempo, irei responder sua pergunta retórica: O tempo para reproduzir um mapa em 32-bits, de forma realística, leva cerca de 40 minutos a 1 hora no mínimo, pois preciso analisar o ambiente e criar os efeitos que cheguem o mais perto possível das leis da física, como sombras, luzes e partículas, e tento trabalhar individualmente cada objeto do mapa. Se eu adota-se a opção da paleta de cores do NES, esse tempo diminuiria consideravelmente, apesar de eu perder na definição final da imagem, tentaria trabalhar com polirender para obter melhores resultados, e também, é muito pelo fato de eu achar charmoso este estilo. Mas sua observação, assim como a do caro [member=470]Akinos[/member], é válida, pois assim como os senhores, sei que graficamente eu teria mais poder e controle continuando no modelo atual de edição, no caso, 32-bits.

Mas obrigado pelo feedback! Um abraço

Kawthar comentou:
Infelizmente não posso opinar pois as imagens(ambas) não aparecem aqui:
2TW56Fo.png
Lhe envio por MP, meu caro, se não for um incômodo  :likeasir:

Porém gostaria de adicionar que você pode criar uma enquete no tópico, assim facilitando receber os votos já que o membro não precisaria responder o tópico.

No caso, pensei em criar uma enquete, mas gostaria de receber algo mais detalhado do quê um simples voto. Mas agradeço a sugestão, mestre. Um abraço  :Okay_fix: :saintroy:

8/16 bits, sem dúvida.

Por que eu digo isso? Pois bem, estou me baseando exatamente nos conteúdos que você disponibilizado sobre o tema aqui no fórum. Os gráficos mais pixelados podem dar uma maior confusão visual no jogador. E isso não é ruim. Em alguns momentos ele estará atento tentando não ser surpreendido, então pixelar as coisas vai fazer a percepção dele ser mais lenta pra compreender o cenário, o que dá abertura pra bons sustos dependendo da cena.

Boa sorte no projeto!

Bruce Azkan comentou:
8/16 bits, sem dúvida.

Por que eu digo isso? Pois bem, estou me baseando exatamente nos conteúdos que você disponibilizado sobre o tema aqui no fórum. Os gráficos mais pixelados podem dar uma maior confusão visual no jogador. E isso não é ruim. Em alguns momentos ele estará atento tentando não ser surpreendido, então pixelar as coisas vai fazer a percepção dele ser mais lenta pra compreender o cenário, o que dá abertura pra bons sustos dependendo da cena.

Boa sorte no projeto!

Olha, [member=426]Bruce Azkan[/member] sempre com seu Ajna em alerta máximo para dar suas opiniões perspicazes  :likeasir:

Obrigado pela opinião, caro colega. Compartilho de sua opinião, mas anotando todas igualmente, tentarei chegar a um consenso, caso mais alguém responda.

Um abraço!

O 32-bits tá mais detalhado, com um visual mais limpo, etc. No entanto o 16-bits dá um charme retrô ao jogo.

Eu escolheria o 16-bits por uma questão de gosto, mas os 2 estão ótimos. :awesome:

CleanWater comentou:
O 32-bits tá mais detalhado, com um visual mais limpo, etc. No entanto o 16-bits dá um charme retrô ao jogo.

Eu escolheria o 16-bits por uma questão de gosto, mas os 2 estão ótimos. :awesome:

Obrigado pelo feedback, CW. Compartilho da sua opinião sobre o "charme". Acho que pelas respostas, posso ter uma base mais sólida para decidir.

Minha cara [member=1052]Kawthar[/member], poderia trancar o tópico, por gentileza?

Gosto bastante de 8-16 bits, ainda mais que você falou que vai caprichar nos efeitos e iluminação. É um estilo mais simples mas bem atmosférico, dá mais personalidade que um 32bit default.

Lord Wallace comentou:
Gosto bastante de 8-16 bits, ainda mais que você falou que vai caprichar nos efeitos e iluminação. É um estilo mais simples mas bem atmosférico, dá mais personalidade que um 32bit default.

Obrigado pelo feedback, caro [member=225]Lord Wallace[/member]  :likeasir: realmente, sou apaixonado pelas screens e cenários da época NES, Master System, SNES, etc...

Um abraço  :Plano:

Tópico trancado à pedido do autor.

Estado
Tópico fechado. Não é possível fazer postagens nela.
Voltar
Topo Inferior