🤔 Para Refletir :
"Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação"
- Ricky O Bardo

[LÖVE2D] Conhecendo e configurando a engine

Kaw

The Righteous
Membro
Membro
Lord, if the day comes when I fly through the heavens. I shall approach thee!
Juntou-se
09 de Janeiro de 2017
Postagens
620
Bravecoins
193
8cWgxgQ.png

LÖVE é um framework incrível que você pode usar pra fazer jogos 2D em Lua.
É grátis, open-source e funciona com, e para, Windows, Mac OS X, Linux, Android e iOS.
Oficialmente é para essas plataformas, mas no fórum da engine você pode encontrar libs para portar seu game para outras plataformas, como 3DS, por exemplo.​

[info]Diferente do RPG Maker, LOVE2D não tem uma interface gráfica, você precisa fazer(quase) tudo manualmente.
Vou agora fazer um tutorial de como configurar tudo pra poder rodar a engine.[/info]​


Os links pra baixar a engine:
[descarga]Versão para 32 Bits[/descarga][descarga]Versão para 64 Bits[/descarga]

[error]Além do framework, vocês irão precisar de um editor de texto. Pode ser qualquer um, porém os que eu já usei e recomendo é o Atom pra linux, o ZeroBrane Studios para Windows ou Fraise para o MacOS.
Escolha um e clique no nome para baixar.[/error]
O Atom funciona no Windows e o ZeroBrane funciona no linux. Porém por preferência minha eu uso o Atom no linux e o ZeroBrane no Windows. Já o Fraise não posso opinar, nunca usei mas é o que recomendam no fórum do LOVE2D.
Além desses 3 existem outros muito bons também como o Sublime pra Linux/Win/Mac(porém é pago), Geany também para os 3 sistemas, SciTE para Linux e Windows e etc... Basicamente qualquer editor de texto, isso inclui bloco de notas ou até mesmo o terminal do linux(inclusive é muito bom pois tem um "debugger" próprio).

Certo, agora que temos a engine e temos o editor de texto, vamos configurar tudo xD

O básico
Crie uma pasta para o Love2D em algum lugar, no meu caso criei na área de trabalho.
Crie um atalho para o love dentro dessa pasta e crie uma pasta com o nome do seu jogo.
1cd06286505b45ba902fc21b78a2f755.png

Dentro dessa pasta crie 2 arquivos.
Um chamado main.lua e um chamado conf.lua e abra o main.lua usando seu editor de texto favorito.

Dentro do main.lua, você só precisa de 6 linhas pra começar o código.
3568815890c04075bbf7b78021b93cb1.png


Código:
function love.load(args)
end

function love.update(dt)
end

function love.draw()
end


Explicando o código

O love.load() carrega uma vez(e apenas uma) no começo do jogo. Aqui você vai, provavelmente(?) carregar seus assets, como os sprites ou arquivos de música, por exemplo.

A love.update(dt) é a função que é chamada a cada frame e "atualiza" o jogo com a informação que fica dentro.
Aqui você vai fazer, por exemplo, o movimento do jogador. Detectando o pressionar do botão a cada frame e realizando uma ação posterior.

O dt dentro dos parênteses significa "delta time". É o tempo que levou entre um frame e outro. Você pode usar esse tempo pra fazer com que a velocidade do player seja algo fixo, não importando a quantos frames o jogo está rodando, por exemplo.

A love.draw() é a função que, também chamada a cada frame, desenha na tela do usuário. Aqui você vai projetar os assets carregados no .load() com a informação adquirida no .update().


Considerações finais
Duvido que alguém que use RPGM se interesse pelo LOVE2D, pois acredito que a escolha do RPGM devesse pela sua a simplicidade/praticidade enquanto o LOVE2D é exatamente o oposto, mas gostaria de compartilhar essa engine por aqui então decidi fazer o tópico.

Como já disse, não sou nenhuma programadora formada, o que sei de lua foi o que aprendi desde que baixei a engine, porém aprendo rápido :P

Qualquer dúvida que eu possa responder, eu irei, é só fazer xD

 
Kawthar, bem interessante você trazer esse tipo de tutorial por aqui.

Já cheguei a dar uma zoiada no amör2d, mas acabei 'pulando' pra próxima engine bem rapidamente.

Imagino que você pretenda elaborar e publicar mais tutoriais por aqui; afinal, é uma bela iniciativa!

:Okay_fix:
 
Caio Varalta comentou:
Imagino que você pretenda elaborar e publicar mais tutoriais por aqui; afinal, é uma bela iniciativa!

:Okay_fix:

Pretendo sim, mas como é bem duvidoso que alguém vá se aventurar em deixar uma engine com Interface Gráfica e migrar pra um editor de texto, eu não vou me apressar não. Quando tiver com tempo, e paciência, faço algum tutorial xD
 
Engine amorzinho <3 :3
SUPER recomendado!

Lua não é difícil de aprender e tem documentação em PT_BR, e perfeita para iniciantes, assim como a engin
e.
 
Kawthar comentou:
Caio Varalta comentou:
Imagino que você pretenda elaborar e publicar mais tutoriais por aqui; afinal, é uma bela iniciativa!

:Okay_fix:

Pretendo sim, mas como é bem duvidoso que alguém vá se aventurar em deixar uma engine com Interface Gráfica e migrar pra um editor de texto, eu não vou me apressar não. Quando tiver com tempo, e paciência, faço algum tutorial xD


nunca tinha ouvido falar dessa framework , faz depois um tutorial simples seria legal ^^
 
Finalmente alguém está fazendo um tutorial sobre a Love2D aqui! ?(???)?
Passei a usar ela depois que descobri que é uma engine mais voltada para o código, e eu gosto de programar.
Já tenho pra própria fonte para aprender LÖVE, que é a wiki dela, mas acho que este tutorial vai servir pros que estão vindo do RPG Maker.
Se quiser que eu te ajude com os tutoriais, pode mandar uma PM aí.
 
_AGS_ comentou:
Finalmente alguém está fazendo um tutorial sobre a Love2D aqui! ?(???)?
Passei a usar ela depois que descobri que é uma engine mais voltada para o código, e eu gosto de programar.
Já tenho pra própria fonte para aprender LÖVE, que é a wiki dela, mas acho que este tutorial vai servir pros que estão vindo do RPG Maker.
Se quiser que eu te ajude com os tutoriais, pode mandar uma PM aí.

Adoraria na verdade.
Logo depois de começar o tutorial, acabei me afastando de tudo relacionado à DEV, inclusive a Love2D.
Então, até eu me acostumar de novo com ela vai levar um tempinho. E todo conhecimento é bem-vindo xD

Cristiano Sword comentou:
nunca tinha ouvido falar dessa framework , faz depois um tutorial simples seria legal ^^

Irei sim.
Já não fiz por que me afastei um pouco e.e', mas já já eu continuo.
 
Eu achei a engine interessante e queria aprender mais sobre ela...
Sou noob em programação mas é a área que eu me encaixo melhor, eu acho...
Ainda estou procurando um rumo pra vida. :ue:

PS: Eu não sou boa de falar pela internet, então peço desculpas se escrevi algo errado. estou envergonhada...
 
Voltar
Topo Inferior