Fundado em 2002, essa Jam tem como o objetivo de engajar os desenvolvedores por todo o fim de semana, em que eles deverão criar um jogo baseado em um tema da comunidade.
Enquanto você tiver café, red bull e resistência a morte por cansaço, você, ou sua equipe, terão setenta e duas horas para entregar o jogo, e estão livres para utilizar qualquer ferramenta ou código base, incluindo o game maker e o RPG maker.
Agora, se você quiser o modo difícil desse jogo, você poderá participar do Compo, o Ludum Dare clássico, em que as regras mudam de figura. Você só poderá trabalhar sozinho, e terá apenas quarenta e oito horas para terminar o jogo, todo o seu conteúdo deve ser criado nesse período de tempo. É o desafio absoluto para as pessoas com muito café. Ele tem uma review mais forte e pesada, e o código do jogo deve estar aberto, direto para o publico.
Cada participante da Jam poderá julgar o trabalho dos outros com um sistema de cinco estrelas, em várias categorias, que vão de: Inovação, diversão, tema, gráficos, áudio, humor, atmosfera e o geral. Além de um aumento na relevância pelo número de jogos que você avalia, sendo assim, mais pessoas irão encontrar seu jogo.
Então, se prepare bem, seja para a JAM ou para o Compo. Faça vídeos da produção de seus jogos, treine, arrume as misturas de energéticos e, o mais importante, faça jogos.
A Jam começará meia-noite, de sexta para sábado, dia 2 e irá até terça-feira.
Para mais informações sobre o evento <a href="https://ldjam.com/">clique aqui</a>, e para uma lista na Steam com os jogos produzidos durante as edições da Ludum Dare <a href="http://store.steampowered.com/curator/537829-Ludum-Dare/">clique aqui</a>, quem sabe você consiga uma inspiração para seus próprios projetos.