Mais uma ótima edição, perfeita pra fechar este bom ano.
Achei essa capinha tão nostálgica! Aquela cidade de Cornelia ali no fundo ficou show! Só o logotipo que, seja verde, seja dourada, não supera o original, ele é mais bacana...
Gosto bastante das colunas desta revista, especialmente por possuírem uma leitura fácil e dinâmica, possibilitando a leitura rápida quando dou aquela passada de olho inicial assim que baixo a revista. Especialmente agora com a adição dessas colunas duplas feitas por dois redatores assim como foi na última edição, cada uma abordando temas diferentes, apesar que nesta edição foram bem similares, acho que seria interessante em uma edição futura ser abordado o mesmo tema por dois redatores diferentes, para serem apresentados dois pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto, acredito que pela razão desta seção ter como objetivo levar o leitor a reflexão sobre determinado tema, isto seja uma boa sugestão.
Essas colunas em especial me lembraram lá da matéria da capa da terceira edição, que também abordava esses mesmos temas.
Uma citação em especial de uma questão que foi levantada por FL:
o pessoal da Época de ouro do RPG Maker no Brasil passaram a juventude jogando RPGs como os Final Fantasies 2D, Chrono Trigger, Dragon Quest, dentre outros RPGs oldschool de Super NES/Mega Drive/Game Boy Advance, cujo Maker consegue recriar sem grandes dificuldades, os Makers de hoje em dia tiveram um contato muito maior com jo¬gos 3D na juventude, coisa que o RPG Maker não faz.
Como eu queria negar isso, especialmente por não ser tão velho, não fazer parte da Época de ouro e ter tido a oportunidade de crescer jogando diferentes clássicos da quarta até a sexta geração de videogames, mas infelizmente há esse preconceito como gráficos 3D fossem do bons e 2D os ruins, darei até um exemplo de meu cotidiano, onde apresentei o RPG Maker a um projeto realizado perto de meu bairro, onde os alunos ficaram fascinados com sua facilidade de uso, porem teve um que me fez a seguinte pergunta:
-Quando começaremos a fazer jogos de verdade?
Adorei os diversos exemplos da matéria Aumentando a vida útil de seu game, me identifiquei especialmente com a citação de Sakura Wars SLML, visto que eu pessoalmente desisto de jogos que possuem introduções muito longos (ou as vezes nem tanto) que não possuam nenhuma espécie de interação.
O tutorial sobre loops de música me foi bem útil! Me tirou uma grande dúvida que fiquei quando vi um tutorial sobre isso a um boooooommm tempo atrás, em que neste mesmo tutorial era afirmado que só era possível dar loop nas músicas numa versão mais antiga do Audacity, mas pelo visto as mais recentes também dão conta do recado hahahá.
No geral é isso, parabéns por mais esta edição, que apesar de menor, não ficou devendo nada em qualidade as suas antecessores, só senti falta de alguns utilitários (Shoebox me salva até hoje quando vou ordenar os frames de uma Spritesheet) desejo sorte para a redação em futuras edições, especialmente pela substituição de Jully Anne por Caio Varalta na coordenação da revista, mesmo tendo certeza que ele não faltara em nada, pois já pude acompanhar alguns de seus trabalhos, que sempre foram ótimos. Agradeço muito também pelos maravilhosos prêmios da promoção, que deixaram o fim de ano deste rapaz bem mais feliz.