Bom, desta vez eu queria separar algumas matérias para ressaltar, mas chegando na terceira percebi que "é, não tem jeito. Melhor eu ir lendo e escrevendo minhas observações".
Startando pela
"Ser Humilde ou Arrogante", que abordou as virtudes de uma forma completamente distinta da que eu pensava que abordaria. Presumi que seria preto no branco, um contraste evidente entre o bem e o mal, e para minha surpresa foi o exato oposto disso. Gostei muito da abordagem tomada para arrogância, onde fez realmente muito sentido. A humildade em reconhecer que estamos patamares abaixo de verdadeiros mestres podem nos cegar de caminhos alternativos que não aqueles que esses mestres tomaram, tornando o aprendizado um progresso formulaico. Arrogância em romper com essa passividade é o que faz com que grandes mecânicas despontem como jogos geniais atualmente no mercado de jogos, e muito bacana mesmo ter captado essa visão.
Agradei muito do texto do
Poe (ora, diga-me uma novidade), principalmente do primeiro exemplo citado, Coraline, que, mais do que um erro, ficou como uma construção de personagem fenomenal. Quem de nós não teve o nome pronunciado errado por alguma professora umas tantas vezes? Ou, sendo mais próximo: nosso próprio nick. Meu sonho ainda é entrar em uma chamada com alguém e não me chamarem como um verbo. Ótimos exemplos todos os demais e bem servidos para a matéria, mas agradeço por apresentar este causo (como nós mineiros diríamos).
Sobre a matéria da falecida comunidade, quase a skipei, por imaginar que nada ali seria novidade para mim. Nunca tive amores pela MRM, e o que tinha de admiração eram os inúmeros amigos que de lá vieram e a referência que se tornou. Mas cara... quando eu vi aquele primeiro tema... voltei lá na primavera de 2011, no dia que três instaladores falharam e minha última alternativa nos meus últimos 20 minutos de curso era encontrar um lugar para baixar o RPG Maker VX. Eis que encontro e, não sei se lembram, lá também haviam uns jogos para se jogar pelo browser mesmo, e meu sonho era conseguir jogar aquilo sem que meu professor visse, pois eu ainda não tinha acesso à internet em casa. Realmente, por mais insensível que eu tentasse ser, olhar para trás e ver que o local em que iniciei minha jornada não existe mais, dá um aperto no peito.
Rafael_Sol_MAKER comentou:
[...]
No mais, dessa vez não vai ter textão de 1000 palavras, mas não posso deixar de notar isso. Quem leu até o final viu que a Jully está de malas prontas e se despedindo da redação nesse momento, e que vai se concentrar mais na vida pessoal agora. Eu nem tenho como agradecer a participação dela, ela foi responsável por trazer muitas edições, montou muita coisa, escreveu excelentes matérias... Enfim, honrou as memórias da irmã de maneira digna, e foi muito mais além, firmando seu próprio nome e personalidade na revista efetivamente. Tenho certeza de que todos estão muito orgulhosos de todo o trabalho dela e que vamos sentir falta dela maltrat... ops, supervisionando a redação, hehe.
Se me permitem contar um segredinho aqui, ela foi um dos motivos para que eu tivesse mais fé na ideia da revista e que pudesse continuar seguindo com tudo, assim como a irmã dela foi para mim no passado. A história se repetiu, de certa forma.(Quem acompanhou viu minha absência ali pelo meio de algumas edições... mas depois de ver todo o esforço dela me comovi e estou voltando a velha forma). Ela pode estar saindo, mas eu não vou me entristecer com isso e deixar a peteca cair, estou com mais animação do que nunca e a ambição cada vez mais alta, querendo levar essa revista a novos patamares. A ela, só ficam meus agradecimentos e saudades, pois ganhei nova vida pra poder seguir com esse projeto e levar ele mais adiante.
Aqui humildemente renovo meus votos perante essas duas irmãs de que vou continuar firme e forte e sem me abalar! Que venham mais 14 edições da Make the RPG pela frente![...]
Todos choremos. Convoco o [member=546]Uddra[/member] para arrastar um tamborete e pegar a sanfona e cantar um Bruno e Marrone enquanto esquentamos a garganta com alguma
marvada.
Mas enquanto ainda estou lúcido, eu não lembro quando interagimos pela primeira vez, mas sinto-me grato por ter convivido com ambas. E vejam só, meu primeiro contato com a Mary foi ela me xingando (na boa, é de família) por eu ter sido preguiçoso e pedido a OST de Tactics Ogre em um tópico, ao invés de procurar no Google, coisa que ela fez e, após um sermão, me passou. Só um momento vergonhoso pra mim, mas que guardo com muito carinho. Mas enfim, não querendo ser insensível ou me estender demais, não diria que tu (
Jully) continuou o que ela havia começado, mas sim que lutou para começar e trilhou seu próprio caminho, de forma tão boa quanto, senão melhor do que outra pessoa teria feito. Discordo o cargo atual que a ti pertence pois, se tua figura aqui fosse mesmo uma lenda, pode ser que essa revista não tivesse chegado tão longe.
Por último, mas não menos importante, posso divulgar na CRM, não posso ou alguém irá fazê-lo?
Ah, ah, e as devidas parabenizações a todos envolvidos. [member=126]Xandy1608[/member] , eu adoraria lembrar de como contribuí pr'aquela matéria aheuheua