Poxa galera, que nostalgia. Eu estou há um tempão parado e muita vontade de retornar ao mundo maker.
Meus últimos projetos, relacionados ao RPG Maker 2000/2003 + DestinyPatcher, que estão há mais ou menos 2 ou 3 anos arquivados, por sinal, incluem uma tradução integral das dessas três ferramentas e para o pt-br mais aceitável de todos!!
Na época eu estava estudando, febrilmente, engenharia reversa de softwares. Era capaz de rolar até algumas melhorias, não tão boas quanto os Patchers disponíveis, mas a minha maior ambição era consertar o problema de resolução no modo FullScreen, eu tava quase conseguindo, era tudo na cagada, basicamente eu estava usando um depurador e contando com a sorte. Cabe ressaltar que o plano inicial era traduzir o RM2k, que tinha suporte ao DestinyPatcher, depois de concluída, isso começou em meados de 2014 por aí, daí surgiu o RM2k3 versão oficia pela Steam, eu comprei e tentei me aventurar numa arriscada aventura de tradução, só tinha proteção DRM, embora tivesse uma EULA para modificação do software. A sorte é que a última versão oficial está desprotegida, eu ainda não conferi, mas acho que cheguei a traduzir algumas strings. Depois, como era de se esperar, surgiu a versão oficial do RM2k Steam e No Steam, adquiri todas as versão novas oficiais, estive conversando até com David Trapp, o famoso Cherry, trocamos várias idéias, ele até disse que não poderia fornecer o código de inclusão da barrinha de Scrolls na lista de comentando de evento, por questões éticas e também outras mais, só que ele ainda me auxiliou em algumas coisas, enfim, o cara é gente fina, assim com o Banannen Joe, que coincidentemente chama-se David.
Pelo avanço que eu chequei alguns dias atrás, o RM2k já está 100% BR, bem como o RTP, o mesmo se aplica à nova versão do RM2k (1.62+, creio eu), o manual da nova versão também está parcialmente traduzido, não "like-as" como a feita pela Archeia, embora siga a mesma estrutura de tópicos.
A coisa mais ruim na tradução do Manual do DestinyPatcher, foi que está em alemão, parece que o Banannen Joe não tem intenções de disponibilizar uma versão em inglês, isso não é por mal, é extremamente chato, embora ele possa, como já fez na versão 1.0 do DestinyPatcher, a falta de tempo e projetos paralelos é uma boa razão.
A tradução é modesta, mas bem feita, como aí disse, alguns tópicos.
Eu sei que esse não é o melhor espaço pra falar isso, pode até enquadrar em pirataria, em parte, mas vocês é quem "dão o preço". Essas engines foram abandonadas há muito tempo, a verdade é que já fazem 5 anos que eu estou nessa peleja, tem que revisar apenas algumas coisas e testar outras, eu já até tinha esquecido que o RPG Maker ainda existe, acreditem, é tanta coisa pra fazer que às vezes eu esqueço dessas coisas, eu lembro dum tempo em que usava o RM2k o dia inteiro, todo o detalhe era minuciosamente calculado o código, os mapas, as imagens usadas. Meu projeto, que ficou em oculto, mais capcioso foi uma versão idêntica ao Harvest Moon do SNES, eu ficava umas 8, por dia, sentado na frente do PC, estudando o comportamento dos personagens no mapa, os sprites eram ripados por terceiros, mas os mapas eu fiz questão de ripar do Jogo, tudo por Parallax mapping, uma das vantagens do RM2K/2k3, Parallax à vontade e com taxa de Lag quase nula, as animações dos poços de água eram perfeitas. Nem sei se ainda tenho o projeto arquivado, a verdade é que eu tenho muita coisa do tempo do Mundo RPG Maker, tipo resources e etc. Enfim, estou pensando seriamente em voltar.
Parabéns por uma publicação!!!