🤔 Para Refletir :
"O segredo para desenvolver ótimos jogos é... ahm... bom, se eu contasse, não seria mais segredo."
- Jazz

Manual do Jogo - Obsoleto?

CleanWater

Marquês
Membro
Membro
Juntou-se
22 de Setembro de 2017
Postagens
659
Bravecoins
55
Alguns jogos até um tempo atrás ainda vinham com manual, inclusive na Steam, muitos oferecem um manual em PDF. Outros, já dispensam isso completamente.

E vocês, o que acham disso?

Jogos ainda deveriam ter manuais?

Manuais deveriam ser descartados completamente?

Eu gosto bastante de manuais de jogos, acho que agrega valor ao jogo e a coleção. Hoje em dia acho que não é mais necessário os manuais mas eu não descartaria, tanto é que eu planejo fazer um manual pro meu futuro joguinho :)

Se um game precisa de manual ou tutorial seus desenvolvedores falharam.

Se for apenas por ter, beleza talvez, mas ninguém nunca leu tutorial ou manual em Mega-Man e Mario (os antigos, quando ainda prestavam) mas existiam, creio que pelo fato de diminuir conteúdo desnecessário no game.
Se for por colecionar, um artbook é mais rentável tenho certeza.

Minha opinião lógico,mas não consigo mais jogar esses games novos, exatamente por isso, por eles tomarem que seus jogadores são incapazes e precisam de tudo ensinadinho detalhadamente, até marcação no mapa dos objetivos tem, é deprimente.

Rhit comentou:
Minha opinião lógico,mas não consigo mais jogar esses games novos, exatamente por isso, por eles tomarem que seus jogadores são incapazes e precisam de tudo ensinadinho detalhadamente, até marcação no mapa dos objetivos tem, é deprimente.

Rhit, aparentemente, hoje em dia o pessoal "precisa" de tutoriais. Notei isso em alguns videos de gameplays dos meus jogos.
Coisas aparentemente óbvias, e as pessoas deixavam passar ou demoravam demais pra sacar.

Quando digo coisa óbvia, é coisa obvia mesmo, tipo:

1 - usar a magia de fogo pra queimar a madeira
2 - o jogo é metroidvania, se tá morrendo aqui, é pq tem pegar algo em outro lugar
3 - Tem uma placa mostrando pra que lado é o save point/warp point/troca de área, e a pessoa ainda consegue ficar perdida e morrer por que não salvou
4 - o mapa MOSTRA os items que vc tem que pegar em cada área, e a pessoa não sabe onde achar os items

Enfim... Não sei se é obvio só pra mim, se "falhei" no game design, ou sei lá. Mas não são todos que pecam nesses pontos, noto mais isso na "nova geração" que tá acostumada com tudo de mão beijada, como você disse.

CleanWater comentou:
Rhit, aparentemente, hoje em dia o pessoal "precisa" de tutoriais. Notei isso em alguns videos de gameplays dos meus jogos.
Coisas aparentemente óbvias, e as pessoas deixavam passar ou demoravam demais pra sacar.

Quando digo coisa óbvia, é coisa obvia mesmo, tipo:

1 - usar a magia de fogo pra queimar a madeira
2 - o jogo é metroidvania, se tá morrendo aqui, é pq tem pegar algo em outro lugar
3 - Tem uma placa mostrando pra que lado é o save point/warp point/troca de área, e a pessoa ainda consegue ficar perdida e morrer por que não salvou
4 - o mapa MOSTRA os items que vc tem que pegar em cada área, e a pessoa não sabe onde achar os items

Enfim... Não sei se é obvio só pra mim, se "falhei" no game design, ou sei lá. Mas não são todos que pecam nesses pontos, noto mais isso na "nova geração" que tá acostumada com tudo de mão beijada, como você disse.

Caramba, então a coisa tá meio feia mesmo. Juro que ri muito no ponto 3.
Você como já tem experiência em desenvolver games então sabe o que está falando.
Então o desenvolvedor tem que dar que a galera precisa. Não tem escolha.
Seria legal de uma forma mais agradável talvez, sem muitos balões de fala, não sei.
É bem complicado quando paramos pra pensar nisso...

Eu gosto de manual de jogos, principalmente daqueles antigos que vinham com algumas artes exclusivas.

Eu com certeza faria um material totalmente exclusivo nesse manual mostrando alguns desenhos "excluídos", curiosidades sobre a criação é uma forma de agradecer aquele que comprou seu jogo e versão PDF pra mídia digital claro. E dependendo do jogo um código especial que daria direito a uma roupa extra ou fase bônus qlq coisa assim pra baixar usando o código.

Abração. o/

Eu gosto dos bons e velhos manuais impressos que vinham nas caixinhas junto com os CD's. Depois da compra, era quase que um ritual ficar lendo, olhando as imagens e hypando o jogo enquanto ainda não podia voltar pra casa e jogar.

Nunca achei eles muito úteis em questão de ensinar a jogar, mas com certeza ajudavam a passar um clima/ambientação bacana antes mesmo de você jogar pela primeira vez. Hoje, não vejo muita função nos manuais digitais em PDF - se você já pode começar direto e aprender pelo tutorial in-game (ou pelo youtube), por que perder tempo lendo um manual pragmático qualquer? Se for pra ter manual hoje em dia, ele tem que ser algo mais, não só um conjunto de instruções e keybindings.

[member=994]TsuYa[/member] [member=225]Lord Wallace[/member] também faço parte dessa turma que ficava "namorando" os manuais e as capas dos CDs. :XD:

Realmente, em questão de ajuda, eles não ajudavam tanto, pois muita coisa lá a gente meio que pescava por conta própria no jogo.
Mas tinha uma certa magia naqueles manuais que não sei explicar. Kkkkk

Eu acho que a nossa geração acostumou a ter que "quebrar a cabeça" pra jogar um jogo e conseguir passar de fase.
Nos jogos de 2010 pra cá, notei que você quase não faz esforço pra descobrir nada, até os "segredos" são praticamente mostrados dentro do jogo.

Seria legal de uma forma mais agradável talvez, sem muitos balões de fala, não sei.
É bem complicado quando paramos pra pensar nisso...

É complicado mesmo [member=407]Rhit[/member] . Dentro desse mesmo jogo que citei, eu mostro na caixa de texto de quando você pega a primeira magia, como usar magia e que algumas magias podem destruir certos blocos e matar outros inimigos mais rápido. A pessoa lê o texto, e mesmo assim quase ninguém lembra de trocar de magia in-game e testar nos blocos e inimigos diferentes pra destruí-los.

Nos jogos de hoje, já falam diferente:
"Use a magia de fogo pra destruir os blocos de madeira."
"Use a magia de gelo pra destruir os inimigos de fogo."
"Existe uma passagem secreta nessa sala, procure a parede de cor diferente para encontrá-la."

E tudo isso com uma seta de todo tamanho piscando e apontando pro bloco/inimigo/parede.

Tá preocupante isso! :XD:

Já estamos entrando no mérito de se os jogos de hoje são fáceis demais ou não, que também é outro problema que tem que ser lidado. Vez uma ou outra nas minhas colunas e matérias eu sempre dou uma puxadinha de orelha nessas que eu chamo de "características frustração", que facilitam as vezes demais o jogo. Há quem pode me chamar de saudosista, mas descobrir certas coisas me fazia me sentir muito bem, mais esperto, dava um alívio, tinha o sabor da descoberta e você imaginava "onde mais eu poderei usar isso? será que esqueci algum lugar lá atrás onde eu possa desbloquear algo?". Já hoje em dia tá tudo mastigado demais, não dá mais a mesma satisfação. O povo troca o prazer no longo prazo (da descoberta, dedicação e dificuldade) pelo prazer instantâneo de completar os objetivos e terminar o jogo. Depois falo melhor sobre isso.

Já sobre os manuais, caras, aí tá uma coisa que deveria ser mais incentivada. Em jogos digitais, que venha um em PDF. Não precisa explicar o jogo em detalhes (nem usar isso pra omitir um tutorial necessário dentro do jogo), mas apenas pelo fato de que isso agrega valor e é interessante até pelas artes que nem sempre dá pra apresentar no jogo de forma completa ou interessante. Um manualzinho+artes marotas é bastante sinal de profissionalismo (engraçado que até pro único joguin amador curto que fiz ele tinha um manualzinho, haha).

Há quem pode me chamar de saudosista, mas descobrir certas coisas me fazia me sentir muito bem, mais esperto, dava um alívio, tinha o sabor da descoberta e você imaginava "onde mais eu poderei usar isso? será que esqueci algum lugar lá atrás onde eu possa desbloquear algo?".

[member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] pra mim, a graça de qualquer jogo, principalmente se for de exploração, como RPGs ou metroidvanias, é essa. O de descobrir coisas novas. Aquele desafio de as vezes descobrir algo que ninguém nunca descobriu antes.

Mas realmente fugi do tópico aqui. :XD:

O que eu tava pensando é:

"Precisa ter um manual ensinando/relembrando o jogador que aquela placa com S e uma seta indica o Save Point, que Baixo+Ataque dá o ataque especial, que as orbs azuis recuperam a magia, e as vermelhas recuperam HP?"

Isso tudo são informações que a gente aprendia por conta própria na nossa época, mesmo estando em manuais.
E ninguém precisava de tutoriais no meio do game pra tomar nosso tempo ou atrapalhar a imersão só pra ensinar isso.

Voltar
Topo Inferior