Mapeamento: Aula 01 - Conceitos Básicos
Através dessa série de documentos os ensinarei a arte do mapeamento na engine RPG Maker, embora os conceitos abordados nesta primeira aula podem ser os mesmos para outros diversos motores de criação de jogos.
Através dessa série de documentos os ensinarei a arte do mapeamento na engine RPG Maker, embora os conceitos abordados nesta primeira aula podem ser os mesmos para outros diversos motores de criação de jogos.
"Afinal, o que é mapeamento?"
O mapeamento em jogos é a arte de retratar ambientes usando conceitos, e gráficos.
No caso do RPG Maker, os mapas podem ser formados naturalmente pelos gráficos que chamamos de tiles. Eles são os "pedaços" de um tileset, que posteriormente é uma imagem contendo todos eles, formando um conjunto. Tilesets em algumas engines 2D são uma ótima forma de economizar peso do seu projeto, assim como por exemplo uma spritesheet (que no caso é a mesma coisa, mas com outros tipos de gráficos) contendo frames de um personagem, ou outra expressões faciais, ou outra animações etc. Estes conjuntos são algo universal para qualquer gamedeveloper 2D pois ajudam muito para a organização e peso final do jogo.
Para desenvolvedores mais ousados, podemos também usar uma imagem inteira como mapa, que no caso seria um Parallax Map. Para esta técnica existem algumas formas dos mapas serem produzidos, porém não falarei dela neste vídeo.
Mesmo assim, o conhecimento é necessário para darmos harmonia e lógica para diversos cenários, e por isso os darei os conceitos necessários aqui. Vamos lá?
No caso do RPG Maker, os mapas podem ser formados naturalmente pelos gráficos que chamamos de tiles. Eles são os "pedaços" de um tileset, que posteriormente é uma imagem contendo todos eles, formando um conjunto. Tilesets em algumas engines 2D são uma ótima forma de economizar peso do seu projeto, assim como por exemplo uma spritesheet (que no caso é a mesma coisa, mas com outros tipos de gráficos) contendo frames de um personagem, ou outra expressões faciais, ou outra animações etc. Estes conjuntos são algo universal para qualquer gamedeveloper 2D pois ajudam muito para a organização e peso final do jogo.
Para desenvolvedores mais ousados, podemos também usar uma imagem inteira como mapa, que no caso seria um Parallax Map. Para esta técnica existem algumas formas dos mapas serem produzidos, porém não falarei dela neste vídeo.
Mesmo assim, o conhecimento é necessário para darmos harmonia e lógica para diversos cenários, e por isso os darei os conceitos necessários aqui. Vamos lá?
Essência - Do que tratará seus mapas? O foco...
I Will Vibe - DM Studios
I Will Vibe - DM Studios
Harmonia - Pense em como deixar seu mapa harmônico
LifaSoul - Lycanimus
LifaSoul - Lycanimus
Conclusão
Esta foi a nossa primeira aula de mapeamento aqui, eu trarei mais conteúdo e conhecimento assim que puder e espero que tenham gostado e aprendido. Sempre treine com as aulas e procure não perder a vontade, pois como disse também procurarei sempre atualizar as coisas por aqui. Um abraço!
Esta foi a nossa primeira aula de mapeamento aqui, eu trarei mais conteúdo e conhecimento assim que puder e espero que tenham gostado e aprendido. Sempre treine com as aulas e procure não perder a vontade, pois como disse também procurarei sempre atualizar as coisas por aqui. Um abraço!