🤔 Para Refletir :
"Poucos sabem do que somos feitos. Sonhos não passam da realidade na qual a mente humana gostaria de vivenciar."
- Yonori Akari

MBS - FPLE MV [mv]

Brandt Masculino

Assistente
Colaboração
Colaboração
Quod erat demonstrandum
Juntou-se
22 de Junho de 2015
Postagens
336
Bravecoins
1.156
m6BRKBq.png

MBS - FPLE (1.0.0)
por Masked​

Introdução
Esse plugin transforma seu jogo num explorador de labirintos 3D em primeira pessoa.
E não, não dá pra fazer jogo de minecraft, antes que perguntem.

Screenshots
QpdTfB4.png

Como Usar
Eu recomendo muito fortemente que você baixe a demo desse plugin e monte seu projeto em cima dela, é meio chatinho de configurar. Se quiser, no entanto, pode baixar o script e salvar na pasta "js/plugins" do seu script, ativar ele no gerenciador de plugins e seguir as instruções de instalação na ajuda do plugin.

Mais informações estarão na ajuda do plugin.

Download
Demo (Mega): https://mega.nz/#!1ollhYBY!kAcFdlWg9Lhu-3-wXIu6KfxfKDs1ZU_HBIARfewnWZ0
Script (GitHub): https://github.com/MaskedRpg/JS/blob/master/mv/MBS_FPLE.js
Script (Raw): https://raw.githubusercontent.com/MaskedRpg/JS/master/mv/MBS_FPLE.js

Créditos e Agradecimentos
- a mim, por criar e disponibilizar;
- à equipe do three.js (https://github.com/mrdoob/three.js/graphs/contributors), pela biblioteca maravilhosa.

No Mega eu preciso de um código de Decodificação para acessar o arquivo, senão não consigo baixar a DEMO do plugin.

http://prntscr.com/a6h8qv

Muito bom, masked.
Jogos exploradores de labirintos são bem legais, me lembram muito uns que eu jogava no GBA hahaha

To na mesma, aguardando o código de acesso à pasta para baixar.

E, Masked, use algumas screens amigo, tem gente que nem faz ideia do que é FPLE

Opa, falha minha, fiz tudo na pressa e esqueci de checar se o link funcionava xP

Arrumei isso e adicionei screenshots, agora deve estar tudo certo o/

Eu fui testar a DEMO, o jogo ficou tudo em tela preta (exceto a Tela de Titulo). http://prntscr.com/a6s0s2

Eu fiz alguma coisa errada? Eu simplesmente baixei a DEMO e rodei o jogo.

Edit: Eu fui dar uma olhada nos arquivos da DEMO e não achei nada, na hora que fui testar de novo, em um frame apareceu um corredor dourado e em seguida: tela preta de novo. Estou tendo problemas, me ajude!

Testado e perfeito aqui.
Como conhecedor dos antigos FPLEs, senti falta da movimentação lateral Q e W que tinha antes.  Tipo movimentava de lado sem virar a  câmera.
(EDIT: Outra coisa, acabo de testar com um encontro de inimigos, dá erro ao começar a batalha)

O que o amigo disse acima já dá pra se ter uma ideia que algo falta para rodar direito no pc dele.

Parabéns pelo trabalho [member=78]Masked[/member]!

Notei essa engine e senti falta dela no MV, e agora você a fez!

Vou baixar aqui e se encontrar bugs eu aviso.

PS.: Alguém sabe dizer se ela funcionaria normalmente ao converter o projeto para Android?

Bazanella comentou:

PS.: Alguém sabe dizer se ela funcionaria normalmente ao converter o projeto para Android?

Topa realizarmos o teste?

Ludovic comentou:
Bazanella comentou:

Topa realizarmos o teste?

Opa, trabalho o dia todo, então só pude responder agora.

Se a proposta ainda estiver de pé, pode contar comigo!

Banzanella, ontem a noite fiquei sem net então trabalhei nisso.

Pronto o Gamepad do FPLE está pronto, só necessitou 1 imagem e 2 variáveis, mas me deu uma dor de cabeça porque não entendia que a movimentação do FPLE é diferente da normal. Não é esquerda, direita, baixo, cima e sim avançar, retroceder, girar 90º esquerda e girar 90º direita.

Esses botões de ação ao lado são meramente ilustrativos, sendo que eu não fiz nada neles porque não sei como simular o pressionamento das teclas de ação e cancelamento.

Download a versão com Gamepad aqui:

Baixar versão pronta para rodar android

Baixar versão PC - projeto aberto

NJvQGnQ.jpg

Demorou, mas chegou:

Plugin atualizado
- Dá pra ativar ou desativar o FPLE dependendo do mapa, pra isso basta colocar um "<fple>" nas notas dele, sem aspas
- Código organizado. Não é mais aquela desgraça de antes, dá pra entender as coisas >_<
- Melhoria de performance. Meu computador é um lixo e tá rodando entre 30 e 40 fps no mapa da Demo, não é 60fps mas é tolerável
- Adicionei um parâmetro pro plugin para configurar o ângulo de visão da câmera
- O canvas do FPLE agora tem o mesmo tamanho que o do PIXI, antes o tamanho ficava diferente porque eu, em minha louvável preguiça, nem tentei deixar do tamanho certo e larguei em 100% ^_^
- EVENTOS! \o/

Ainda tem uns problemas na parte dos eventos, tipo o plugin só aceitar charsets feitos no esquema do charset padrão (chars de 48x48px, 4 chars por linha, 3 frames e 4 direções) e a mudança de direção do sprite do evento que acontece um pouco antes do que deveria. O sprite fica um pouco estourado também, preciso ver se tem como resolver isso.

O "!" no começo do nome dos arquivos de charset não serviam pra nada no FPLE, então charsets que comecem com "!" não mudam de direção dinamicamente quando na cena do labirinto. Isso permite que você use o evento de tesouro da criação rápida pra criar baús no meio do labirinto, por exemplo.

[member=473]Bazanella[/member] e [member=39]Ludovic[/member]: Gostei da ideia, acho que vou criar um add-on pra compatibilidade do FPLE com o meu script de mobile dirpad =D

Eba!! O Masked tá vivo.
Só uma pergunta, eu queria usar o FPLE como background para um game. Mas esse game terá uma batalha por imagens na frente desse back, provavelmente vai ficar extremamente pesado. O que acha? Será que dá?

Ludovic comentou:
Eba!! O Masked tá vivo.
Só uma pergunta, eu queria usar o FPLE como background para um game. Mas esse game terá uma batalha por imagens na frente desse back, provavelmente vai ficar extremamente pesado. O que acha? Será que dá?

[member=39]Ludovic[/member] deve ter desaparecido já, mas caso alguém esteja pensando nisso:
Não acho impossível, é só salvar o canvas do fple numa imagem e usar ela, mas também não vou implementar isso não >_<

Atualizei o script: https://github.com/MaskedRpg/JS/blob/master/mv/MBS_FPLE.js

Agora tem uma skybox que usa o parallax como fundo e tem suporte para telhado diferente do chão. Também atualizei o Babylon.JS pra última versão. É ESSENCIAL que você atualize o babylon, se não vai ficar tudo de ponta cabeça e invertido por algum motivo (vai entender...)

Pra fazer o teto diferente do chão, agora as texturas de teto tem nomes diferentes das de chão. Você PRECISA criar um arquivo pra textura do teto, se não vai ficar parecendo um tabuleiro de xadrez :)

As imagens na pasta img/textures ficam mais ou menos assim:

QZPHpmR.png

Perfeito seria objetos/sprites/eventos em movimento, mesmo que o char fique cartão.

Eu tentei durante algum tempo fazer isso, modificar e adicionar umas coisas no script mas saiu borrada e o frame rate era muito baixo

[member=78]Brandt[/member]
opa, desapareci não kkkkk
Na verdade não era exatamente usar uma imagem estática e sim o proprio FPLE (que não seria usado nos mapas do game, só da batalha)
Tem um genero de games (Principalmente em smartphones) chamado Puzzl-RPG onde vc enfrenta Waves de inimigos. Geralmente uma batalha vem 3 mosntros, vc os derrota e prossegue (nesse momento o jogador se move para frente adentrando mais na dungeon), aí vem a segunda wave, e terceira até sair do ambiente tendo derrotado um boss. Tem varios games desse tipo Digimon Heroes, Puzzle & Dragons etc..

Ludovic comentou:
[member=78]Brandt[/member]
Tem varios games desse tipo Digimon Heroes, Puzzle & Dragons etc..

Tem também o Dungeons & Dragons: Eye of the Beholder pra GBA e o lendário Phantasy Star do Master System que segue uma mecânica semelhante. No caso do Phantasy Star o jogo em si é 2D, mas quando se entra numa dungeon ele vira um labirinto e os inimigos vão aparecendo na tela como battlers do Maker para a batalha, matou o inimigo, segue o caminho pelo labirinto.

Então... tenho uma lista de sugestões e bug reports... e exemplos de mapeamento e exemplos de soluções.. mas "quebra galhos" coisas que só um programador JAVASCRIPT, que saiba Babylon.JS bem e conheça a programação do FPLE...

Atualmente só conheço o MORINGA, o Mano do Post e um outro programador incrivel do forum.. o DOKTOR_Q

Sou muito orgulhoso de poder bater no peito e ver a quantidade de PLUGIN POWER que a comunidade BR faz, e estou passando uma situação delicada com familiar hospitalizado e graças ao MBS_FPLE.JS e os coleguinhas que estao tmb empenhados no FPLE MV, conseguiram me tirar da tristeza e dar um bom motivo pra estudar brutalmente conquistando vários méritos no aprendizado de GAME DESIGN...

Queria tirar algumas dúvidas tmb, pois, estou com estudando de leve javascript e estou tentando ajudar a elaboração do FPLE ao menos pra o meu projeto...

Queria saber:

1- Se tem como usar o BABYLON.JS em conjunto com o THREE.JS...

2- Se tem como botar um modelo 3d dentro do FPLE e se possivel usar DRAGONBONES pra dar movimentacao mesmo que basica pra eles..

3- Como eu consigo usar o modo CHRONO ABS no FPLE (Digo como uso o ATTACK- pois o inimigo ja bate e eu ando pra tras...) Quando usa o botao de ataque/item tipo boomerang, ou magia o FPLE CRASHA.. contudo, eu consigo botar um evento TOCHA...  consigo botar sparks voando no FPLE de outro plugin...

4- O uso do BIGSPRITE no plugin, como o MORINGA fez, e o uso de outros TILESETS no FPLE como layers...

5- Altura pra o skybox... (poder fazer uma casa com mais de 1 andar no FPLE no mesmo mapa...
enfim.. no lugar de ficar pedindo/sugerindo eu estou estudando pra poder ajudar concretizar/sonhar em fazer...

(Agradeço de coração a produção do PLUGIN) e MUITO SUCESSO HJ E SEMPRE!

Voltar
Topo Inferior