Olá.
Agradeço a todos pelas boas vindas. Pelo pouco tempo em que me encontro por aqui, já vi que as pessoas são bem cordiais.
Me sinto bem com isso.
Sobre compartilhar informação: Com certeza. Estou aqui pra isso mesmo.
E, da mesma forma, aprender com todos vocês.
E respondendo as dúvidas dos amigos, como o Resque:
Infelizmente não. Eu não uso nenhum tipo de programa para criação visual ou animação ou programação, nas minhas aulas. Essa é a tarefa de outros colegas dos cursos de Jogos Digitais & Animação dos quais participo. A minha função é produzir conceito, design mecânico e roteiro. Ou seja, eu CRIO o personagem, desde o conceito, até a forma final e como ele deve se comportar dentro do jogo. Quais seus objetivos, motivação, perfil, poderes e habilidades, fraquezas e limitações, etc. Além de toda a trama, diálogos, também.
Mas, a parte visual, cores e animação, eu decido com OUTRO profissional... assim como a programação também com OUTRO colega. Tudo em conjunto desde o GDD para não dar conflitos. É como o povo chama hoje em dia: eu sou um ''Concept designer''; ''Storyteller''; e o ''Game Designer'' da equipe. Não faço nada sozinho, mas sou necessário. Hehehe.
Apesar de ter começado como animador e ilustrador 2D, me afastei quase totalmente desta função. E não domino nenhum programa de edição de imagens. Preferi me focar na parte que considero importantíssima, mas que é muito menosprezada ou escassa na indústria de games atuais: Criação de conceito e roteiro. As empresas de hoje aprenderam a criar jogos belos, caros, bem feitos e sem nenhuma limitação tecnológica. Porém, perderam a habilidade de criar BONS jogos que já nascem clássicos com bons personagens que deveriam marcar a memória dos fãs.
Quando digo que crio personagens, por exemplo, todos creem que sou artista 2D. Que crio direto o VISUAL do herói e seus vilões.Sendo que, na realidade, essa é a função do Concept Artist e do animador. Poucos são os artistas visuais que SABEM conceitualizar um personagem, sem torná-lo genérico. Muitos criam um personagem que possui uma espada, um nome legal e dispara raios das mãos... mas, não sabem dizer o motivo dele ser assim. E acreditam que todos fazem games de sucesso na base da sorte... ou na base das drogas pra se inspirar. E NÃO é assim. Existe método na criação de um personagem e isso passa pela sua bagagem em cultura pop.
Seguindo este raciocínio, segui para o ramo de criar conceitos, roteiros, mecânicas de jogo com uma equipe formada por amigos que se dedicavam em outras funções na produção de jogos: trilha sonora; programação; animação 2D; Animação 3D; edição de imagens; colorista; etc.
Infelizmente, nem todos estão conosco hoje em dia: as dificuldades da vida e outros objetivos acabaram por separar o povo. Os que ficaram, como é o meu caso, se pós-graduaram e dão aulas em cursos de Jogos Digitais para faculdade e instituições públicas de ensino. Já estou nessa maravilhosa lida como professor tem uns 11 ou 12 anos. 5 anos como professor em duas faculdades aqui, em Fortaleza. Já vi muito aluno bom sair do país para trabalhar no Canadá, ou fazer mestrado em Portugal ou até trabalhar como freelancer para empresas graúdas. Isso me dá muito orgulho.
Pois era parte do nosso objetivo: fomentar o mercado de jogos do Brasil. Mas, antes, precisávamos CRIAR uma massa de profissionais capacitados para darem aulas e\ou criarem equipes de produtores de jogos e alimentaram o mercado nacional.
Peço desculpas se não poderei ajudar com pixel art ou animação 3D, meus amigos. Hehehe. Muita gente fica decepcionada comigo por conta disso quando digo que sou professor universitário de Jogos, mas não programo e nem animo nada. Hehehe.
Mas, podem ter certeza: Na minha área, posso ajudar, sim. No que for necessário para criar conceitos, identidades, mecânica de jogo, mitologia\lore, explicar conceitos de cultura pop, folclore, mitologia, literatura.
De vez em quando, alguém acaba me convencendo a usar meu tempo livre pra filmar algumas curiosidades que costumo destacar nas minhas aulas. Em seguida coloco nos meus canais do youtube. Caso queiram conhecer um pouco do meu trabalho (e não se assustem com a feiura do rapaz aqui), eis os links:
Canal Pessoal:
https://www.youtube.com/user/JAGUARHX
Canal do meu grupo: Aperta Start -Jornalismo Gamer
https://www.youtube.com/channel/UCPGYifPdYtMjuiDuMV3bt2A
Uns videos de exemplo que fiz nas horas vagas: Não costumo postar muito no Youtube, pois não tenho interesse econômico no momento nesta plataforma. E não tenho mais ajuda do meu editor de vídeos (ele está em Portugal fazendo mestrado). Então, tem pouca coisa minha em áudio-visual ...
A História completa do personagem Blanka, de ''Street Fighter'': Costumo mostrar esse vídeo para provar que NÃO existe personagem ruim. Existe roteirista e conceitualista incompetente que não sabe trabalhar com este ou aquele personagem. E Blanka, com certeza, NÃO é um personagem mal trabalhado. Arrisco a dizer que é o personagem com melhor background e lore da franquia. SIM, mais complexo que Ryu, Chun-Li e Cammy, por exemplo.
https://www.youtube.com/watch?v=9at0pB1zfq8
Neste terceiro vídeo (eu fiz quatro só sobre o Blanka), eu DESCONSTRUO o personagem Blanka e mostro COMO o conceitualista o criou, desde a prancheta:
https://www.youtube.com/watch?v=uqxg6cmmlLs
Não sei se estes dois vídeos irão interessar muito a vocês, meus amigos, pois trabalhar com conceitualização é algo muito dos ''bastidores''. Mas... é o meu trabalho.
E gostaria de compartilhar um pouco mais a respeito de COMO um jogo complexo é criado. Então, um forte abraço e espero que se divirtam.