🤔 Para Refletir :
"Nunca desista se tiver uma ideia em mente, se tiver inicie-a."
- Samuel Augusto

Mescla de pixel art com ilustração digital

patriciomi Masculino

Ronin
Marketing
Marketing
Juntou-se
23 de Julho de 2016
Postagens
264
Bravecoins
1.036
Ola pessoas do fórum, tudo bem?

A algum tempo eu venho desenvolvendo algumas ideias para um joguinho que pretendo fazer algum dia e chegou a hora de eu decidir o visual e o estilo gráfico do projeto...

Inicialmente o jogo seria em 8 bits, os mapas, batalhas, menus etc. o problema é que minha capacidade de pixel art é um tanto quanto limitada para fazer o jogo inteiramente com esse estilo de gráfico, eu até consigo fazer algumas coisas porem acredito que o resultado não ficará tão bom. Eis que me surgiu a ideia de mesclar a pixel art 8 bits juntamente com ilustrações e pinturas digitais que eu domino melhor e acho mais fácil de fazer.
O jogo então ficaria assim: os mapas, icones, menus e charsets seriam todos em pixel art pois são mais fáceis para mim editar e a batalha e cenas do jogo que são mais complexas eu faria usando da pintura digital.
Isso também se aplica as musicas, eu não tenho como fazer musicas 8 bits então todas musicas e efeitos sonoros seriam "normais"

Eis as duvidas: Será que da certo essa mescla de estilos gráficos? Seria melhor seguir um único estilo gráfico no jogo inteiro?

Gostaria da opinião de vocês sobre isso, obrigado pela atenção

ficaria legal sim, existem varios jogos com essa pegada, principalmente alguns rpgs de play1

um q gosto muito eh legend of mana de PSone

3-043.png

3-043.png

Essa mescla entre diferentes estilos gráficos não é nada de outro mundo, patriciomi, tem diversos jogos que já fizeram coisas semelhantes, seja 2D-3D ou pixel art-'pintura'. O que eu acho que importa mesmo é você ter uma boa direção de arte, se preocupar com a consistência, pra que não pareça que os elementos em pixel art são de um jogo inteiramente diferente dos elementos pintados/desenhados.

O Cristiano Sword já citou Legend of Mana como exemplo, mas vou deixar mais alguns que fazem essas misturebas pra você dar uma olhada:

Crimson Gem Saga, no PSP

92463.jpg

Saga Frontier 2, no PS1

saga_frontier_07.jpg

The Tenth Line, na Steam

ss_c24f65cb0a16a2507efe0d0fed7f2dbf611561eb.600x338.jpg

Um exemplo semelhante no RM é o Sunset Over Imdahl, que mistura sprites editados de Chrono Trigger com cenários desenhados:

Sunset_Over_Imdahl_Compilation.png

Enfim, se é melhor você seguir um estilo único ou tentar misturar, depende muito de como você vai fazer isso. Impossível não é, mas é o tipo de coisa que, se não tá consistente/se um gráfico não casa com o outro, acaba causando estranhamento e afastando o jogador.

[member=1239]Yuna[/member] eu baixei esse jogo a muitos anos atrás, caraca, nem lembrava.
Ótima referencia, desde que use bem as pictures para seguirem a posição do mapa.

oi, e essa mescla de pixel art com ilustração digital pode gera jogos lindos :3
como os exemplos acima, acho que da muito certo!

Yuna comentou:
Um exemplo semelhante no RM é o Sunset Over Imdahl, que mistura sprites editados de Chrono Trigger com cenários desenhados:

nossa q jogo lindo!!! amei o clima dos cenarios bem estilo pintura a oleo com lapis,  nao conhecia ele, vou comprar depois ^^

Obrigado por comentarem galera.
Pensei que fazer alguma coisa do tipo ficaria muito ruim, me tranquiliza saber que existem outros jogos que utilizaram essa ideia.
Vou estudar esses jogos que vocês citaram para me dar uma base do que fica bom e do que não fica.
Se der tudo certo eu volto e posto algumas imagens :)

Voltar
Topo Inferior