♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Olá visitantes, membros, moderadores, administradores, redatores, lendas, artistas, taxistas, motoristas, cientistas, malabaristas e programadores da Condado Braveheart!
A pedido de [member=1349]Dobberman[/member] e outros, o tão esperado tópico para alguns curiosos que querem saber do assunto que estarei abordando aqui chegou! E nele estarei falando um pouco minha experiência com a ferramenta de criação de jogos Game Maker Studio 2.
Muitos gostariam de saber como funciona a Engine, o que esperar dela, alguns perguntam: é fácil de mexer? É boa de se trabalhar? Posso fazer o jogo que quiser nela? É a maioria dessas perguntas que vou responder, contando o progresso que tive para selecionar uma Engine "perfeita" para criar jogos.
Mas antes de começar a contar minhas aventuras, gostaria de compartilhar com vocês um joguinho que fiz com a ferramenta. Acesse o link abaixo que te leva para a GameJolt onde o arquivo do jogo está disponível para baixar. É leve, apenas 8 MB para baixar:
A pedido de [member=1349]Dobberman[/member] e outros, o tão esperado tópico para alguns curiosos que querem saber do assunto que estarei abordando aqui chegou! E nele estarei falando um pouco minha experiência com a ferramenta de criação de jogos Game Maker Studio 2.
Muitos gostariam de saber como funciona a Engine, o que esperar dela, alguns perguntam: é fácil de mexer? É boa de se trabalhar? Posso fazer o jogo que quiser nela? É a maioria dessas perguntas que vou responder, contando o progresso que tive para selecionar uma Engine "perfeita" para criar jogos.
Mas antes de começar a contar minhas aventuras, gostaria de compartilhar com vocês um joguinho que fiz com a ferramenta. Acesse o link abaixo que te leva para a GameJolt onde o arquivo do jogo está disponível para baixar. É leve, apenas 8 MB para baixar:
https://gamejolt.com/games/fazbearscupcakes/466424
Um joguinho simples de entregar bolinho para as crianças antes que elas se aborreçam e antes que o tempo acabe. O jogo tem 8 fases com até 5 níveis de dificuldade pra cada fase.
Compartilho isso para eu demonstrar a vocês que eu obtive algum resultado usando a Engine.
Enfim, vamos a história!
Compartilho isso para eu demonstrar a vocês que eu obtive algum resultado usando a Engine.
Enfim, vamos a história!
Anteriormente, antes de adquirir o Game Maker Studio 2, utilizava o programa RPG Maker, uma ferramenta maravilhosa de criação de jogos RPG. A versão em específico era o MV, onde havia mais possibilidades que as versões anteriores em quesito sistemas, ferramentas úteis que faltavam nas outras, gráficos, músicas, sons etc.
De tal modo, eu usei muito ela por bastante tempo. Fiz muitos jogos (mais ou menos 8 no total), usando os recursos gráficos e sons padrão do programa mesmo, porque eu era um JAGUARA que não sabia desenhar, compor, escrever um simples conto, a não ser programar. Por isso eu pensava em REFAZER jogos dos outros para praticar minha programação e usar o que tinha de recursos para dar uma boa impressão de um trabalho bem feito. Então comecei a fazer os jogos, entre eles, Os Quatro Cavaleiros Remake. Foi ai que eu fui percebendo as limitações de programação que o programa apresentava. A utilização dos plugins, que deixava o jogo mais bonito, não estavam dando muito certo, conforme tentava resolver os problemas de vários jeitos, não funcionava.
Por causa disso, eu desanimei e parei de fazer o projeto, fiquei muito tempo sem mexer nele e acabei não mais utilizando a Engine. Neste meio tempo em que fiquei sem mexer no projeto, estava explorando outras possibilidades de criação de jogos. Pesquisei por Unity, Unreal Engine até chegar no Game Maker. No início não dei muita bola no início porque também eu estava estudando e sofria pressão de muitos trabalhos da faculdade. Mas ai o tempo passa e fiquei mais curioso em conhecer mais a fundo sobre a Engine. Então dei uma olhada em jogos, tutoriais, documentação e experimentei a Demonstração disponibilizada pela YoyoGames. Eu simplesmente me apaixonei pela maneira de programar e a maneira de como importa recursos.
Então, depois de um tempo, comprei a licença do Game Maker Studio 2 para Desktop, onde é possível exportar seu jogo para Windows, Linux (Ubuntu e outras distro-linux) e Mac e comecei a brincar no sistema. Aprendi muitas coisas como importar recursos como Sprites e Música, criar objetos (mais pra frente eu falo sobre eles), salas e exportar o jogo para Windows.
De tal modo, eu usei muito ela por bastante tempo. Fiz muitos jogos (mais ou menos 8 no total), usando os recursos gráficos e sons padrão do programa mesmo, porque eu era um JAGUARA que não sabia desenhar, compor, escrever um simples conto, a não ser programar. Por isso eu pensava em REFAZER jogos dos outros para praticar minha programação e usar o que tinha de recursos para dar uma boa impressão de um trabalho bem feito. Então comecei a fazer os jogos, entre eles, Os Quatro Cavaleiros Remake. Foi ai que eu fui percebendo as limitações de programação que o programa apresentava. A utilização dos plugins, que deixava o jogo mais bonito, não estavam dando muito certo, conforme tentava resolver os problemas de vários jeitos, não funcionava.
Por causa disso, eu desanimei e parei de fazer o projeto, fiquei muito tempo sem mexer nele e acabei não mais utilizando a Engine. Neste meio tempo em que fiquei sem mexer no projeto, estava explorando outras possibilidades de criação de jogos. Pesquisei por Unity, Unreal Engine até chegar no Game Maker. No início não dei muita bola no início porque também eu estava estudando e sofria pressão de muitos trabalhos da faculdade. Mas ai o tempo passa e fiquei mais curioso em conhecer mais a fundo sobre a Engine. Então dei uma olhada em jogos, tutoriais, documentação e experimentei a Demonstração disponibilizada pela YoyoGames. Eu simplesmente me apaixonei pela maneira de programar e a maneira de como importa recursos.
Então, depois de um tempo, comprei a licença do Game Maker Studio 2 para Desktop, onde é possível exportar seu jogo para Windows, Linux (Ubuntu e outras distro-linux) e Mac e comecei a brincar no sistema. Aprendi muitas coisas como importar recursos como Sprites e Música, criar objetos (mais pra frente eu falo sobre eles), salas e exportar o jogo para Windows.
Enfim, essa foi a história. Agora vou contar para vocês o que eu sei e o que eu penso sobre o programa.
O Game Maker Studio 2, pra mim, é uma ferramenta excelente para criação de jogos de qualquer tipo de gênero (RPG, Plataforma, Terror, Ação, Aventura, Mistério etc.) em 2D. Utilizar ele é ainda melhor porque você tem o controle de tudo que se passa dentro do cenário do seu jogo. Tudo é muito organizado, você separa os seus recursos em uma seção de pastas que indicam onde você deve guardar seu material e toda a programação do teu jogo.
É possível fazer um jogo 3D com o programa mas isso requer um controle maior das câmeras, nos sprites e na programação, por isso, recomendo outra engine como Unity e Unreal Engine para fazer cenários de três dimensões se você quiser trabalhar com isso porque eles trabalham melhor nessa parte.
Há muitas coisas que tem no Game Maker Studio 2 que eu gostaria muito de falar no tópico, mas vou falar dos mais básicos e mais importantes para iniciantes que gostariam de saber o que o programa é capaz.
Começando pela INTERFACE, onde você trabalha com janelas, assim como o seu computador onde você navega por várias tarefas em um ambiente só sem você precisar tampar várias janelas para aparecer uma. É como se fosse uma mesa infinita onde você coloca tudo que você precisa para trabalhar e tudo está ao seu alcance, sem precisar fechar ou limitar o campo de visão das outras.
O Game Maker Studio 2, pra mim, é uma ferramenta excelente para criação de jogos de qualquer tipo de gênero (RPG, Plataforma, Terror, Ação, Aventura, Mistério etc.) em 2D. Utilizar ele é ainda melhor porque você tem o controle de tudo que se passa dentro do cenário do seu jogo. Tudo é muito organizado, você separa os seus recursos em uma seção de pastas que indicam onde você deve guardar seu material e toda a programação do teu jogo.
É possível fazer um jogo 3D com o programa mas isso requer um controle maior das câmeras, nos sprites e na programação, por isso, recomendo outra engine como Unity e Unreal Engine para fazer cenários de três dimensões se você quiser trabalhar com isso porque eles trabalham melhor nessa parte.
Há muitas coisas que tem no Game Maker Studio 2 que eu gostaria muito de falar no tópico, mas vou falar dos mais básicos e mais importantes para iniciantes que gostariam de saber o que o programa é capaz.
Começando pela INTERFACE, onde você trabalha com janelas, assim como o seu computador onde você navega por várias tarefas em um ambiente só sem você precisar tampar várias janelas para aparecer uma. É como se fosse uma mesa infinita onde você coloca tudo que você precisa para trabalhar e tudo está ao seu alcance, sem precisar fechar ou limitar o campo de visão das outras.
E, é claro. Você pode organizar sua pasta de todos os recursos que você importar:
Sobre os SPRITES, você pode definir o tamanho, a origem e a máscara de colisão do seu Sprite. Você pode editá-lo através de um editor de Sprites que possui ferramentas muito úteis para Design como o sistema de Camadas, animação e tudo mais. É claro, você pode importar de fora o seu Sprite, importar imagens em formato PNG, JPEG e até mesmo GIF. Mas caso você não tenha editor de imagem ou algo assim para fazer um boneco simples, o programa te dá todas as ferramentas básicas a seu favor para fazer um boneco do seu jogo.
O programa também oferece um sistema de TILE SETS onde você pode configurar um Sprite para ser um Tile Set dentro do jogo, ajustando o tamanho de cada Tile para ser adaptado ao cenário do jogo.
Importar MÚSICA E EFEITOS SONOROS é bem simples, se você tiver algum arquivo com formato .mp3, .ogg, .wav ou .wma você poderá importar música e sons sem problemas. Além disso você poderá configurar a saida de som da maneira que você achar melhor.
Importar FONTES (estilos de letra) para deixar o texto do seu menu e falas de personagens charmosos também é possível, mas terá que saber um pouco como importar mais caractéres além do padrão (ASCII), mas isso não é nada difícil de fazer.
Agora, minha parte favorita, os OBJETOS: Você controla os elementos do seu jogo com objetos.
Alguns programadores vão se familiarizar com o termo "objeto" pois isso se relaciona à "Orientação a Objetos", e eu posso dizer que a Engine é orientada a objetos, mas de um estilo diferente.
O sistema de objetos conta com dois estilos de programação: Drag and Drop e Game Maker Language.
Na programação Drag and Drop, a programação é bem mais simplificada e é baseada em clicar e arrastar janelas que representam alguma função e encaixar numa das outras, isso é bom para pessoas que não sabem programar em texto e querem saber programar de forma que elas entendam, como se fosse Lego.
Já a programação em Game Maker Language, que é a melhor opção, é a programação em texto preferida pelos programadores natos onde você tem mais controle sobre seu objeto e é mais fácil trabalhar com ele do que no Drag and Drop. A linguagem de programação da Engine é única e própria da empresa. A forma de programar mistura diversos outros estilos de programação, como Java, Python, C#, Ruby etc. Por incrível que pareça, usar ou não o ponto e vírgula no final de cada comando não interfere na compilação do jogo, a não ser que você faça muita bagunça.
Programar na linguagem da Engine é muito fácil e prático de entender, é necessário muito pouco código para fazer um código básico de um boneco andar em todas as direções, pegar uma moeda, sistema de pontuação etc.
Nos dois estilos, há um sistema de Eventos, onde cada evento é determinado um conjunto de códigos definidos por você que serão executados em um momento determinado no ciclo de vida do próprio objeto.
Alguns programadores vão se familiarizar com o termo "objeto" pois isso se relaciona à "Orientação a Objetos", e eu posso dizer que a Engine é orientada a objetos, mas de um estilo diferente.
O sistema de objetos conta com dois estilos de programação: Drag and Drop e Game Maker Language.
Na programação Drag and Drop, a programação é bem mais simplificada e é baseada em clicar e arrastar janelas que representam alguma função e encaixar numa das outras, isso é bom para pessoas que não sabem programar em texto e querem saber programar de forma que elas entendam, como se fosse Lego.
Já a programação em Game Maker Language, que é a melhor opção, é a programação em texto preferida pelos programadores natos onde você tem mais controle sobre seu objeto e é mais fácil trabalhar com ele do que no Drag and Drop. A linguagem de programação da Engine é única e própria da empresa. A forma de programar mistura diversos outros estilos de programação, como Java, Python, C#, Ruby etc. Por incrível que pareça, usar ou não o ponto e vírgula no final de cada comando não interfere na compilação do jogo, a não ser que você faça muita bagunça.
Programar na linguagem da Engine é muito fácil e prático de entender, é necessário muito pouco código para fazer um código básico de um boneco andar em todas as direções, pegar uma moeda, sistema de pontuação etc.
Nos dois estilos, há um sistema de Eventos, onde cada evento é determinado um conjunto de códigos definidos por você que serão executados em um momento determinado no ciclo de vida do próprio objeto.
Eventos como, por exemplo: Quando o objeto for criado (Create), quando o objeto for destruído/apagado (Destroy), execução de códigos a todo momento após ser criado (Begin Step, Step e End Step), quando algum botão está apertado (Key Down), quando algum botão do teclado estiver pressionado (Key Pressed), quando algum botão do teclado for solto (Key Up), quando o objeto estiver colidindo com outro objeto (Collision), quando a sala/cenário atual do jogo começar/encerrar (Room Start e Room End), quando o jogo começar/terminar (Game Start e Game End), e muitos outros eventos.
O sistema de CENÁRIO, conhecida como Room no Game Maker Studio 2, é onde tudo acontece no seu jogo. Os objetos que você criou são colocados nas rooms para que eles possam ter suas funcionalidades em ação. Você tem o controle do tamanho do cenário, câmera de visão do jogador (Viewports), sistema de camadas de objetos, planos de fundo e Tile Sets e físicas do jogo.
Esses são os sistemas básicos que você precisa aprender pra pegar o jeito de mexer na Engine, além das configurações do seu jogo como quantos quadros por segundo ele vai rodar, configurações de exportação do seu jogo para as plataformas etc.
Então, resumindo tudo o que foi dito aqui:
Game Maker Studio 2 é:
Então essa foi toda minha experiência e tudo o que eu sei do básico do Game Maker Studio 2 aqui para vocês.
Gostaria de saber a opinião de vocês, o que vocês acham sobre a Engine, você já teve alguma experiência? Dúvidas? Comente aqui no tópico mesmo.
~ Até!
Game Maker Studio 2 é:
- Fácil e prático para importar e editar recursos;
- Fácil e prático para programar;
- Você aprende rápido a como mexer nas coisas.
Então essa foi toda minha experiência e tudo o que eu sei do básico do Game Maker Studio 2 aqui para vocês.
Gostaria de saber a opinião de vocês, o que vocês acham sobre a Engine, você já teve alguma experiência? Dúvidas? Comente aqui no tópico mesmo.
~ Até!