Minha Piramide!
Introdução:
Eu estava sem ideias de que projeto fazer, então eu perguntei para minha mãe se ela poderia me sugerir uma ideia, uma meia palavra que fosse já seria o suficiente.Então minha mãe jogando palavras avulsas falou de um jogo sobre uma múmia, entretanto a explicação dela era sobre um personagem estilo Indiana Jones que invadia a tal piramide e enfrentava a tal múmia. A partir dessa ideia, segui o caminho contrário, e ao invés de fazer a múmia de inimiga, fiz ela de protagonista, ajustei um pequeno enredo para explicar o universo do jogo mesmo que de forma simples, e explicar o porque de a múmia estar invadindo sua própria piramide.
Com o tempo fui desenvolvendo essa ideia, minha função principal é a programação então pensei que não haveria grandes problemas com ela, porém eu já estou reiniciando a programação do projeto pela quarta vez, dessa vez estou refazendo tudo praticamente do zero. Estes detalhes serão explicados na área de sistemas abaixo.
O projeto será comercial, isso foi visado desde o começo, e por sinal eu já investi em diversos recursos, então este projeto será levado até o fim, mesmo que demore meses ou anos.
Sobre o projeto:
É um puzzle/adventure, baseado em jogos do mesmo formato do SNES, mais precisamente Goof Troop da Capcom lançado para SNES.
Em momentos serão enfrentados inimigos, em outros momentos serão realizados puzzles.
Os mapas do jogo se dividem em níveis da piramide. Puzzles, armadilhas e inimigos surgem a cada andar da piramide, a dificuldade aumenta mais sem aumento de frustração do jogador,e os mapas diminuem devido ao formato da piramide.
Os inimigos são os mercenários que invadiram a piramide, bem como a própria piramide que foi voltada contra a múmia.
Tenho planejado cerca de 2 a 4 hrs de jogo em exatamente 139 mapas de mesmo tamanho, dispostos em 6 andares da piramide.
Do primeiro ao ultimo andar usando escala 7x7,6x6,5x5,4x4,3x3,2x2 mapas por andar (49,36,25,16,9,4 respectivamente).
Sinopse/Enredo:
Era uma vez, em um mundo de fantasia, onde criaturas mitológicas existem, uma múmia, que repousava tranquilamente em seu sarcófago, dentro de sua pirâmide, quando ela foi invadida por mercenários. Seu sarcófago foi arremessado para fora da pirâmide, com seu repouso perturbado, a múmia, furiosa, gritou Minha Pirâmide! e jurou dor para os invasores.
Pode parecer besta ou extremamente curto, porém esse é o enredo completo, é um projeto simples, então a história não é muito bem desenvolvida, servindo com propósito de impulsionar o jogador dentro do jogo, mas não como um foco do jogo.
Sistemas:
[error]Antes de mais nada, gostaria de informar que com exceção de poucos scripts, aproximadamente 90% dos scripts originais do RM foram cortados, o restante modificado.[/error][info]LM² - Tiled-based Map and Entities & LM² Custom Movement[/info]
Este sistema permite a implementação de leitura de mapas feitos no Tiled*, utilizando uma especie de Tilemap original.
As Entities são similares a eventos, é um sistema de personagens originais, customizados para o jogo, se dividem em categorias e são individuais.
Custom Movement é um sistema que está desde as primeiras versões da programação, e agora será a base, do movimento do projeto.
Os mapas com Tiled são numa grid de 16x16px, porém a colisão do CustomMovement é baseado em 8x8px.
Os mapas são feitos no Tiled em duas partes, uma gráfica de 16x16px, e uma para colisões, caminhos e objetos de 8x8px.
Depois passam por um conversor feito por mim, com um script auxiliar para ler arquivos .json.
* Tiled é um programa de edição de mapas separado : https://www.mapeditor.org/
Somado ao Gemini eu praticamente nem preciso abrir o RMVXAce
[info]LM² - Unique Battle[/info]
Este é o sistema de batalha, ele é integrado diretamente com o sistema de Entities e com o Custom Movement, as imagens são antigas pois ainda não implementei na versão atual do projeto, porém não irão mudar muito o resultado final para elas.
Nesse sistema também se inclui armadilhas naturais, e sistema de animação personalizado, que permite animar qualquer coisa desde que esteja nos frames, este sistema de animação será atualizado no futuro por algo mais prático.
Imagens:
Créditos:
Primeiramente a minha mãe pela ideia.Eu por criar a maioria dos sistemas, e gráficos.
FinalBossBlues pelo pacote gráfico Times Fantasy que está sendo usado no projeto como base.
game_guy pelo JSON Encoder/Decoder usado apenas no Conversor Tiled-RM.
Lone Wolf pelo Gamepad Extender que permite adicionar mais botões de gamepads ao Input.
Zalerinian (~ZF) pelo Keyboard Manager que permite adicionar mais teclas, e gerenciar melhor o controle do Input.
Ao Zaggojhon gostaria de creditar previamente pois será contratado para fazer a trilha sonora do projeto.