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"Mais vale um jogo completo na mão do que dois projetos voando."
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Minha Piramide!

LeonM²

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Minha Piramide!​


Ficha Técnica:
Nome: Minha Piramide!
Criador: Leonardo Silveira(LeonM²)
Gênero: Aventura/Puzzle
Engine: RPG Maker VX Ace
Início: 10/02/18
Término: --/--/--
Programas extras sendo usados:
> Gemini - Editor de Scripts
> Tiled - Editor de Mapas
> Krita, Aseprite e GIMP - Para editar imagens.



Atualizações:

- 11/05/2018: Tópico criado e postado
- 14/06/2018: Novas imagens e Logo



Introdução:
Eu estava sem ideias de que projeto fazer, então eu perguntei para minha mãe se ela poderia me sugerir uma ideia, uma meia palavra que fosse já seria o suficiente.
Então minha mãe jogando palavras avulsas falou de um jogo sobre uma múmia, entretanto a explicação dela era sobre um personagem estilo Indiana Jones que invadia a tal piramide e enfrentava a tal múmia. A partir dessa ideia, segui o caminho contrário, e ao invés de fazer a múmia de inimiga, fiz ela de protagonista, ajustei um pequeno enredo para explicar o universo do jogo mesmo que de forma simples, e explicar o porque de a múmia estar invadindo sua própria piramide.

Com o tempo fui desenvolvendo essa ideia, minha função principal é a programação então pensei que não haveria grandes problemas com ela, porém eu já estou reiniciando a programação do projeto pela quarta vez, dessa vez estou refazendo tudo praticamente do zero. Estes detalhes serão explicados na área de sistemas abaixo.

O projeto será comercial, isso foi visado desde o começo, e por sinal eu já investi em diversos recursos, então este projeto será levado até o fim, mesmo que demore meses ou anos.

Sobre o projeto:
É um puzzle/adventure, baseado em jogos do mesmo formato do SNES, mais precisamente Goof Troop da Capcom lançado para SNES.
Em momentos serão enfrentados inimigos, em outros momentos serão realizados puzzles.
Os mapas do jogo se dividem em níveis da piramide. Puzzles, armadilhas e inimigos surgem a cada andar da piramide, a dificuldade aumenta mais sem aumento de frustração do jogador,e os mapas diminuem devido ao formato da piramide.
Os inimigos são os mercenários que invadiram a piramide, bem como a própria piramide que foi voltada contra a múmia.
Tenho planejado cerca de 2 a 4 hrs de jogo em exatamente 139 mapas de mesmo tamanho, dispostos em 6 andares da piramide.
Do primeiro ao ultimo andar usando escala 7x7,6x6,5x5,4x4,3x3,2x2 mapas por andar (49,36,25,16,9,4 respectivamente).



Sinopse/Enredo:
“Era uma vez, em um mundo de fantasia, onde criaturas mitológicas existem, uma múmia, que repousava tranquilamente em seu sarcófago, dentro de sua pirâmide, quando ela foi invadida por mercenários. Seu sarcófago foi arremessado para fora da pirâmide, com seu repouso perturbado, a múmia, furiosa, gritou ‘Minha Pirâmide!’ e jurou dor para os invasores.”

Pode parecer besta ou extremamente curto, porém esse é o enredo completo, é um projeto simples, então a história não é muito bem desenvolvida, servindo com propósito de impulsionar o jogador dentro do jogo, mas não como um foco do jogo.


Sistemas:
[error]Antes de mais nada, gostaria de informar que com exceção de poucos scripts, aproximadamente 90% dos scripts originais do RM foram cortados, o restante modificado.[/error]
[info]LM² - Tiled-based Map and Entities & LM² Custom Movement[/info]​
Este sistema permite a implementação de leitura de mapas feitos no Tiled*, utilizando uma especie de Tilemap original.
As Entities são similares a eventos, é um sistema de personagens originais, customizados para o jogo, se dividem em categorias e são individuais.
Custom Movement é um sistema que está desde as primeiras versões da programação, e agora será a base, do movimento do projeto.
Os mapas com Tiled são numa grid de 16x16px, porém a colisão do CustomMovement é baseado em 8x8px.
Os mapas são feitos no Tiled em duas partes, uma gráfica de 16x16px, e uma para colisões, caminhos e objetos de 8x8px.
Depois passam por um conversor feito por mim, com um script auxiliar para ler arquivos .json.
* Tiled é um programa de edição de mapas separado : https://www.mapeditor.org/
Somado ao Gemini eu praticamente nem preciso abrir o RMVXAce
unknown.png
unknown.png
he_moves-tiledmap.gif
adv-mov-rework.gif

[info]LM² - Unique Battle[/info]​
Este é o sistema de batalha, ele é integrado diretamente com o sistema de Entities e com o Custom Movement, as imagens são antigas pois ainda não implementei na versão atual do projeto, porém não irão mudar muito o resultado final para elas.
Nesse sistema também se inclui armadilhas naturais, e sistema de animação personalizado, que permite animar qualquer coisa desde que esteja nos frames, este sistema de animação será atualizado no futuro por algo mais prático.
he-attacks.gif
he-swords.gif
firepit-sandpit.gif
fall-miira.gif


Imagens:
IC1PX.png
IC2PX.png
IC3PX.png
IC4PX.png



Créditos:
Primeiramente a minha mãe pela ideia.
Eu por criar a maioria dos sistemas, e gráficos.
FinalBossBlues pelo pacote gráfico Times Fantasy que está sendo usado no projeto como base.
game_guy pelo JSON Encoder/Decoder usado apenas no Conversor Tiled-RM.
Lone Wolf pelo Gamepad Extender que permite adicionar mais botões de gamepads ao Input.
Zalerinian (~ZF) pelo Keyboard Manager que permite adicionar mais teclas, e gerenciar melhor o controle do Input.
Ao Zaggojhon gostaria de creditar previamente pois será contratado para fazer a trilha sonora do projeto.
 
Bem interessante o projeto, gostei muito.
Não entendi muito bem como que funciona esse sistema de Tiled ai, mas dá pra ter uma ideia.

O sistema de batalha também me parece muito divertido.
Boa sorte com o projeto.
 
Rhit comentou:
Bem interessante o projeto, gostei muito.
Não entendi muito bem como que funciona esse sistema de Tiled ai, mas dá pra ter uma ideia.

O sistema de batalha também me parece muito divertido.
Boa sorte com o projeto.
Tiled é um editor de mapas standalone. Ele permite desenvolver mapas 2D em formatos diferentes, com tamanhos diferentes, incluindo grades de tamanhos diferentes, alem de editor de colisões, e diversos outras funções.
Porém o Tiled exporta um formato bem especifico que é feito para programadores trabalhar, cada engine ou framework que for usar ele precisa ser trabalhado um código para interpretar o arquivo.
Foi exatamente isso que eu fiz, porém eu criei um Conversor que gera um arquivo .rvdata2 baseado no .json exportado pelo Tiled, já num formato especifico para o projeto.
https://www.mapeditor.org/ mais informações do tiled no link.
Obrigado pela apreciação e pelo comentário.

Pessoas atualizei o tópico, mais precisamente a área de Introdução, com uma explicação melhor do que é o projeto, que eu havia esquecido de digitar quando criei o tópico.
 
Você modificou tanto que questiono o por que de ter usado o RM. Parece promissor, no aguado de demos.
 
LeonM² comentou:
Tiled é um editor de mapas standalone. Ele permite desenvolver mapas 2D em formatos diferentes, com tamanhos diferentes, incluindo grades de tamanhos diferentes, alem de editor de colisões, e diversos outras funções.
Porém o Tiled exporta um formato bem especifico que é feito para programadores trabalhar, cada engine ou framework que for usar ele precisa ser trabalhado um código para interpretar o arquivo.
Foi exatamente isso que eu fiz, porém eu criei um Conversor que gera um arquivo .rvdata2 baseado no .json exportado pelo Tiled, já num formato especifico para o projeto.
https://www.mapeditor.org/ mais informações do tiled no link.
Obrigado pela apreciação e pelo comentário.

Agora entendi, olhando o link eu já tinha visto esse site a um tempo, galera usava ele pra fazer mapas de RPG de mesa, mas nunca procurei saber o real motivo dele.
Parece bem interessante.
 
Trazendo uma breve atualização e explicação do motivo de demorar tanto.
Antes de tudo a atualização:
A Logo foi finalizada no mês passado:
Logo3.png

E junto com ela trago outros dois quadros da Cutscene Inicial:
IC3PX.png
IC4PX.png

O motivo de eu ter demorado é que mês passado basicamente desde o dia 20 e tantos tive muitos problemas em casa que me impediram de programar grandes coisas, um desses problemas foi um resfriado que eu quase quebrei um braço espirrando, ou pelo menos foi a intensidade da dor que tive. Meus espirros estavam muito fortes que geravam um choque e contração dos musculos muito forte, teve dias que nem remédios adiantaram e eu mal conseguia mover meus braços.
Então só consegui programar poucas coisas, nada muito visual.
 
[member=2188]Lithiunn[/member] Obrigado

Então, trazendo algumas noticias, num geral boas e neutras.
Primeiramente, devido a problemas que estou tendo em criar certos sistemas no RPG Maker, dentre outras limitações que encontrei, e um certo desanimo, estou estudando mudar de engine, não é uma regressão, afinal desde que iniciei o projeto ele não avançou muito em termos de sistemas, já tive de re-desenvolver uma vez, e estagnei na mesma parte em ambos. Essa é uma ideia que eu particularmente já vinha tendo desde Abril, mas agora estou mais certo disso.
A engine para qual irei mudar, por hora está sendo Godot, devido a facilidade de desenvolver jogos 2D Pixel Perfect, algo que não é la tão pratico na Unity, que era minha segunda opção.
Como eu ainda tenho que me adaptar a essa nova engine, eu tenho estudado muito, mais do que jamais estudei. Então eu estou com certo tempo "livre" devido a tais estudos.
Nesse tempo "livre", fiquei desenvolvendo uns gráficos.
Enfim, para não ficar só no texto algumas imagens do que tenho desenvolvido nas ultimas semanas.
unknown.png
e
unknown.png

Alguns pisos, o tile da areia movediça (apesar do que o nome leva a crer ela não é animada, pelo menos ainda não, mas provavelmente não será).
A paleta de cores ainda está sujeita a mudanças, eu particularmente por hora estou satisfeito com a paleta.
Porém tanto a paleta quanto os formatos ainda podem mudar, afinal é apenas uma primeira versão.
unknown.png

Ainda há algumas paredes, o número 1 eu fiz primeiro e trabalhei com ele objetos de paredes, como da imagem mais abaixo.
Porém após ver vários videos, vários, de timelapse de artes, decidi fazer algumas variações e ver se algo melhor aparecia, como estou indeciso sobre isso peço para que comentem o número da versão que gostarem mais.
E por fim uma imagem de um marco de porta usando a parede numero 1
unknown.png



Alias, o projeto ficou em 5º lugar no Protótipo Premiado
https://centrorpg.com/index.php?topic=20772.0
Posso ter ficado em último, mas a indicação já é uma vitória por si só.
 
Se tem uma coisa boa em se arriscar desenvolvendo um jogo é que você lembra de quando era criança e se encantava com coisas tão simples, e que agora tem a oportunidade de entender como são mais complexas do que se imagina e isso torna esses detalhes ainda mais especiais, a pixelart como sempre dá bastante trabalho e quando bem feito vale todo o esforço, hoje as industrias preferem os modelos 3d, mais convenhamos que pixels são um charme a parte e ainda sim o que não fica explicido em certos graficos a nossa imaginação é estimulada a compensar mentalmente esses realces, essa é a magia dos video-games. Espero que esse projeto prospere mais do que já se encontra no momento, um abraço...
 
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