🤔 Para Refletir :
"Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação"
- Ricky O Bardo

Modelagens aleatórias no Blender

Mayleone Feminino

Conde
Membro
Membro
Console.Write("Hello World!");
Juntou-se
25 de Outubro de 2016
Postagens
267
Bravecoins
3.097
Saudações! Recentemente (muito recentemente, inclusive) comecei a estudar modelagem 3D no blender (e também estou dando uma olhada em texturização).Como consequência destes estudos acabei por modelar alguns objetos simples e gostaria de compartilhá-los com vocês.

Tudo começou com o estudo da técnica de UV mapping para texturizar objetos, e nada como um cubo mágico para treinar esta técnica (lembrando que aqui não há modelagem a se avaliar, mesmo porque é um cubo apenas, mas sim a aplicação da textura):
cCGzd2g.png

Depois eu comecei a treinar a modelagem de fato com objetos simples de início, começando por esta humilde cadeira de madeira:
qt6cChI.png

Olha só que interessante que fica a mesma textura da cadeira, porém com um material mais completo, dividindo várias texturas, tais como: Normal map, spectacular map, além de color map:

I40BKMq.png

E falando-se ainda de texturas e materiais, o mesmo pode ser visualizado nesta textura de tijolos:

wOGVO2o.png

Desconsiderando algumas outras tentativas com modelagem de outros objetos que ficaram (em minha opinião) não tão bons, resolvi fazer uma casinha simples, num estilo mais lúdico, sem muitos detalhes e texturização:

mnwm7xM.png

Por fim, o trabalho mais recente que tenho seria esta caneca (que me deu um pouco mais de trabalho, principalmente no formato da asa):

aocfCgL.png

E é isso, estarei continuando a estudar o blender e as técnicas de modelagem, e conforme eu vá criando novos objetos ou texturas, irei postar por aqui para mostrar a vocês.  :XD:

Hoje resolvi estudar mais a técnica de UV mapping usando mais de uma textura e fiz uma latinha de Coca-Cola! 
No blender:
YWGzbR0.png

Renderizado:
3dP1oQv.png

Material para o UV mapping:
jk2Ve7U.jpg

aJUGh7R.jpg

UvTM7eh.png

Ora, ora, parece que temos atualizações aqui.

Uma baleia singela:
bnvyQZm.png
WOrCNE6.png

XbXI9gw.png

E mais treinamento com UV mapping neste barril:

VwW44MD.png

eyl2hek.png

Primeira vez vendo essa galeria, sou pouco conhecedor de modelagem 3d mas essas peças estão ótimas, sei que não são formas complicadíssimas, exceto a baleia que deve ter sido mais difícil modelar mas a evolução é bem nítida. Quanto a textura nem tem o que falar estão realistas ao extremo.

Parabéns pelos trabalhos. o/

Eu recomendo focar apenas na parte da modelagem, principalmente no inicio. Assim você consegue colocar toda atenção em fazer modelos mais complexos e aprender as ferramentas, além de alguns conceitos. Como, por exemplo, modelagem é a arte de encaixar. Seria mais fácil usar um torus e um intrude naquela caneca, em vez de realmente modelar a asa. Pelo que sei, poupa espaço, inclusive.
Tente fazer maquinaria complexa, como caminhões e tanques, são melhores para aprendizado.
Eu sugiro também a usar sempre referencia, falo isso por experiencia própria, os objetos costumam ser diferentes de como os vemos nas nossas cabeças. Cadeiras, por exemplo, tem uma inclinação para a parte das costas, e tem essa área maior, além de ter variações de profundidade. (nem todas, mas a maioria)

HermesPasser comentou:
Tu tá evoluindo que nem um pokemon, huh... Curti

Haha valeu!  :^^':

TsuYa comentou:
Primeira vez vendo essa galeria, sou pouco conhecedor de modelagem 3d mas essas peças estão ótimas, sei que não são formas complicadíssimas, exceto a baleia que deve ter sido mais difícil modelar mas a evolução é bem nítida. Quanto a textura nem tem o que falar estão realistas ao extremo.

Parabéns pelos trabalhos. o/
Obrigada pelo comentário! É muito importante para o meu desenvolvimento! Realmente não são modelos muito complicados, mas são ótimos para estudo.

rafaelrocha00 comentou:
Eu recomendo focar apenas na parte da modelagem, principalmente no inicio. Assim você consegue colocar toda atenção em fazer modelos mais complexos e aprender as ferramentas, além de alguns conceitos. Como, por exemplo, modelagem é a arte de encaixar. Seria mais fácil usar um torus e um intrude naquela caneca, em vez de realmente modelar a asa. Pelo que sei, poupa espaço, inclusive.
Tente fazer maquinaria complexa, como caminhões e tanques, são melhores para aprendizado.
Eu sugiro também a usar sempre referencia, falo isso por experiencia própria, os objetos costumam ser diferentes de como os vemos nas nossas cabeças. Cadeiras, por exemplo, tem uma inclinação para a parte das costas, e tem essa área maior, além de ter variações de profundidade. (nem todas, mas a maioria)

Dicas muito valiosas! Agradeço muito pelas dicas, e agora já estou usando imagens como referências para modelos mais complexos, como carros e etc. Assim como você recomendou, em breve postarei meus novos resultados!
Agradeço pelo feed e até mais.

Como já falaram, que evolução, May-sensei! \o/

Realmente, RafaRo deu ótimas dicas e já consigo esperar ótimas modelagens vindo por aí!  :Kawai_Desu:
Curti bastante o treinamento do baú e da baleia, essa última principalmente porque coisas mais arredondadas e afins custam um trabalhinho a mais, algumas quebras a mais de polígonos para dá a sensação redondo lisinho :3

Lawless404 comentou:
TU É DEMAIS, MAYZITA! Ficou lindão :D
VALEU! <3

NineK comentou:
Como já falaram, que evolução, May-sensei! \o/

Realmente, RafaRo deu ótimas dicas e já consigo esperar ótimas modelagens vindo por aí!  :Kawai_Desu:
Curti bastante o treinamento do baú e da baleia, essa última principalmente porque coisas mais arredondadas e afins custam um trabalhinho a mais, algumas quebras a mais de polígonos para dá a sensação redondo lisinho :3
Valeu pelo apoio, NineK! É verdade que coisinhas mais arredondas dão um pouco mais de trabalho, ainda mais se forem modelos com anatomia, como animais, por exemplo! Mas estou caminhando aos poucos. ^^

Cara excelente tópico e a exposição que tu colocou sobre o tema, é impressionante como boas seleções de coloração e divisão de texturas podem transformar completamente os gráficos rsrs show de bola ^^

Apenas uma observação importante :

34bK7z2.png

CROSS MAKER EASTER EGGS ?? KKKKKKK

[member=648]Cross Maker[/member]:
Hahaha belo easter egg né? Obrigada pelo comentário.

Faz tempo que dei uma sumida, mas nesse tempo fiquei estudando e tenho novos trabalhos pra mostrar:

Composição de cenários:
PEqCNCM.png

Esse tem como imagem de referência aqui:
maxresdefault.jpg
RhL2jKx.png

Modelagem de uma mão (mas eu to tentando arrumar os dedos ainda):
vgd6pmN.png

Está ficando muito show as composições. A mão está um pouco achatada mas a proporção me parece boa.

o/

Mayleone comentou:
começando por esta humilde cadeira de madeira

Humilde cadeira de madeira??? atáaaa HAHAH

Ficou muito bomm!!

Vou acompanhar os seus trabalhos de modelagem, você vai tentar coisas mais complexas no futuro como animais e pessoas?

Voltar
Topo Inferior