🤔 Para Refletir :
"Fazer um jogo é sempre muito mais difícil do que jogar um jogo..."
- Rafael_Sol_MAKER

Mudança nos enredos dos RPGs ao longo dos anos

JoeFather

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
15 de Outubro de 2015
Postagens
391
Bravecoins
0
Como vão meus amigos?

Existe uma crença de que o mercado dos jogos muda conforme o público muda e desta forma muitos adultos e jovens de hoje não dedicam mais seu "precioso tempo" para procurar saber sobre a história de fundo do jogo, nem mesmo entram a fundo na história dos personagens, nem tem interesse algum em aprender mais sobre o mesmo. Em suma, só querem uma diversão rápida, tanto é que aparentemente os desenvolvedores de jogos usam bastante base de títulos antigos, mudando somente a jogabilidade.

Eu lembro até hoje quando fui apresentado ao estilo RPG por turnos, através do FFVII em 1998, e o que me fez amarrar no estilo foi justamente a profundidade do enredo existente, tanto é que não parei até hoje de jogar, provavelmente eu termine os meus dias num asilo jogando RPG. Depois dessa estréia foram muitos títulos, sempre de olho nas histórias que os cercavam e tenho aqui comigo que o primeiro parágrafo pode até ser considerado uma lenda urbana rpgística, pois ao meu ver, apesar dos jogos atuais focarem mais na ação, para que o jogador não caia no tédio, muitos títulos ainda capricham muito, criando enredos envolventes com direito a muitas sequências.

Que acham os amigos? O enredo de fato deixou de ser o principal atrativo dos games ou ele ainda é um dos ingredientes principais para escolha do título a se jogar?

Aproveitem e relembrem aí os saudosistas de plantão e mesmo os mais jovens, quais foram aqueles jogos que lhe marcaram tanto devido a sua história, marcaram tanto que basta alguém comentar algo sobre ele que você já tem o desejo de jogá-lo novamente, só para matar a saudade. Eu tenho muitos que me marcaram, entre eles muitos da série FF, Xenogears, Breath of Fire, Legend of Dragon, Dragon Quest, etc, etc, etc, de vez em quando rodo algum, relembro detalhes de velhos personagens criados com tanta perfeição que até não parece que eles são somente frutos da imaginação, parece mesmo que de alguma forma eu acabei esbarrando neles numa de minhas andanças por esse nosso mundo...

Abraços para todos!

Eu acho que, nostalgia a parte, a qualidade de histórias (e, principalmente, de personagens) aumentou bastante com o tempo. Entretanto, vários dos grandes nomes da indústria de RPGs caíram em "fórmulas padrões" extremamente repetitivas também (cof Bioware cof).

Mas mais diretamente ao seu ponto: a história raramente é usada como ponto central de marketing hoje em dia, realmente. Gráficos e gameplay tomam a frente nesse sentido.

E não nego que, realmente, na hora de decidir se vou comprar um jogo ou não eu penso primeiramente no gameplay. Se eu achar que o jogo vai ser chato de jogar, eu não vou comprar - por mais que a história possa vir a ser boa, não vai me valer a pena. Basicamente: eu consigo jogar um jogo bom com história ruim, mas não consigo jogar um jogo ruim com história boa.

Embora, sem dúvida, o ideal é ter um jogo bom com história boa.

Olá meu amigo!

Excelente artigo, pois é durante minha vida de jogador, tanto antigamente quanto hoje, meu estilo preferido sempre foi o RPG… Hoje em dia eu percebo que não era muito bem apenas RPGs e sim os famosos RPGs japoneses, iniciado por Phantasy Star do Master System até o 4º meu favorito da série. E até hoje o meu preferido é o Chrono Trigger, Dragon Quest, FFVI, FFVII, Xenogears, Breath of Fire, Fire Emblem, Front Mission etc... Por isso, fico muito chateado quando alguém fala que gráficos é tudo... Joguei o FFVIII até o FFXIII, belos gráficos, mas prefiro o FFVI do Snes.

Eu sou cinéfilo (aquele que ama o cinema como arte ou forma de lazer, que se interessa por sua evolução e suas realizações) e também participei de duas oficinas de cinema itinerante Tela Brasil - http://www.telabr.com.br/oficinas-itinerantes/ onde estudei principalmente roteirização. No cinema também cultivam muito na ação frenética, efeitos especiais, escaleta e diálogos curtos e diretos sem levar o intelecto do espectador (no nosso caso o jogador).

Concluindo, em quase todas as mídias, arriscar é muito perigoso... Principalmente na nova geração de pessoas que declaram não ter tempo para nada e leitura é “chato e cansativo”, o visual é legal e, portanto chamativo. Não sou contra os gráficos e efeitos especiais, uma bela capa de um livro, mas que aja conteúdo.

Abs.,

[member=394]Ellye[/member]:
Concordo contigo: hoje não é mais a história o ingrediente principal e sim a jogabilidade aliada à qualidade gráfica. E isso que tu citou é uma constante: se a jogabilidade for ruim ou ainda sem inovações, apesar do enredo ser um estrondo, provavelmente não vai agradar a maioria dos gamers atuais.

[member=164]Ronaldo Bento[/member]:
Sei bem do que você está falando! Eu também sou exigente ao extremo no que diz respeito ao enredo, conteúdo, sejam em livros, filmes, games, etc, etc. É lógico que eu babava quando as animações muitos bem feitas apareciam nos RPGs, quando os gráficos surpreendiam, quando os personagens cada vez mais deixavam de ser quadrados a lá Cloud e passaram a ser perfeitos, mas o que sempre me prendeu foi a história, a vida de cada personagem, como ela estava interligada no enredo, se existia uma lógica, de fato é um tipo de gosto que está caindo por terra, pois como bem lembrou o amigo, estamos na era da informação e o tempo é escasso, e é bem por isso que eu o gasto com qualidade, mas seguindo os meus próprios padrões.

Um detalhe à acrescentar:
Meus amigos do Condado: está discussão eu inicie também em outros fóruns de RPG e provavelmente dela sairá uma matéria sobre o tema. Neste link abaixo está postado na Players, um fórum (que não é específico de RPG Maker) onde já fui moderador há mais de 14 anos, quem quiser participar da discussão é só entrar lá:

Players

Grato pela interação meus amigos. Abs.,

Eu acho que a maioria dos jogos acabaram desenvolvendo formas melhores de aprofundar nas historias, o que antes eram faces estáticas + texto + fundo musical, hoje é uma cena cinematográfica.
Então o que nos leva a crer que as historias antigas são melhores? A resposta é realmente a nostalgia, quem está conhecendo games hoje, em breve daqui a alguns anos estará sentindo nostalgia de The Last of Us etc... (só espero que o minecraft não se torne uma droga eterna como tíbia).

Ludovic comentou:
Eu acho que a maioria dos jogos acabaram desenvolvendo formas melhores de aprofundar nas historias, o que antes eram faces estáticas + texto + fundo musical, hoje é uma cena cinematográfica.
Então o que nos leva a crer que as historias antigas são melhores? A resposta é realmente a nostalgia, quem está conhecendo games hoje, em breve daqui a alguns anos estará sentindo nostalgia de The Last of Us etc... (só espero que o minecraft não se torne uma droga eterna como tíbia).

Esse é um excelente ponto de vista [member=39]Ludovic[/member], que trás uma outra constante à discussão e que tem uma lógica acertada: com o andar dos anos o jovem aqui foi jogando e envelhecendo, enquanto os jogos iam evoluindo para um novo e aprimorado estilo de megaproduções, e uma coisa que aprendi com o tempo é que a maioria das pessoas, em qualquer área, possui certa restrição à mudanças, coisa de gente antiga que acha que sempre tudo que era da sua época era melhor do que é hoje.
No meu caso as mudanças ocorreram bastante também em algo, além dos roteiros, que passaram como o amigo citou a ser menos escritos e mais visuais: no sistema de batalha. O velho e bom sistema por turnos foi sendo cada vez mais alterado para um sistema onde houvesse um pouco mais de ação por parte do jogador, gerando mais adrenalina. Como para mim o fundamental ainda é o enredo e não sou tão adepto aos jogos de RPG de Ação, fui também sendo mais seletivo nas minhas escolhas.

Grato por comentar.

Realmente o amigo [member=39]Ludovic[/member] trouxe-nos um novo ponto de vista, porém não acredito que seja apenas nostalgia. Por exemplo, joguei muito “The Last of Us”, até assistir um documentário sobre o mesmo e acho o jogo fantástico... Tem tudo bem equilibrado e como o amigo mencionou um enredo e cenas cinematográficas. Mas não são todos, o enredo está ficando de lado em várias produções até como já havia mencionado nos filmes... Recentemente por está de férias assistir o filme do novo Robocop e não gostei, pode até ser nostalgia, mas não gostei... Continuando assistir também o Mad Max: Estrada da Fúria e chorei de raiva! Contudo é um belo ponto de vista...

Ronaldo Bento comentou:

Realmente o amigo [member=39]Ludovic[/member] trouxe-nos um novo ponto de vista, porém não acredito que seja apenas nostalgia. Por exemplo, joguei muito “The Last of Us”, até assistir um documentário sobre o mesmo e acho o jogo fantástico... Tem tudo bem equilibrado e como o amigo mencionou um enredo e cenas cinematográficas. Mas não são todos, o enredo está ficando de lado em várias produções até como já havia mencionado nos filmes... Recentemente por está de férias assistir o filme do novo Robocop e não gostei, pode até ser nostalgia, mas não gostei... Continuando assistir também o Mad Max: Estrada da Fúria e chorei de raiva! Contudo é um belo ponto de vista...

Realmente, muitos deixam a desejar, mas considere também que numa época antiga tínhamos jogos com enredo péssimo também.

Muito bacana o texto! Exemplifica bem o fenômeno, onde ao que parecem as atenções se focaram em outros aspectos deixando a magia do RPG de lado. Acontece que os recursos de hoje nos permitem contar as histórias de uma maneira mais próxima da realidade. Comparem um livro com uma série, por exemplo (não vou dizer filme por que o material base normalmente é muito compactado). O livro tem que se esforçar para descrever as situações dentro de certas limitações (número de linhas, né? =P ) o que é essencial, enquanto em algo filmado ou feito em computação gráfica com atores virtuais, outras camadas de detalhes podem ser acrescentadas.

Sempre há quem prefira os livros ou originais (quadrinhos, mangás, etc.) ou RPGs mais low-tech justamente por causa da abordagem mais focada, deixando o resto para nossa imaginação. Mas aí é questão de gosto, ou no caso dos RPGs, de saudosismo também. O único elemento piorador da situação é que a medida que o tempo passa, os temas vão se cansando e fazer uma trama original pode ficar cada vez mais difícil. Apostar num remake ou releitura também é algo difícil pois tem que haver algum respeito para com o público original, e não descaracterizar a obra.

Vide o filme Homem de Aço, que é um bom filme (apesar de sofrer com a síndrome de efeitos especiais de Vingadores), mas não faz justiça na qualidade de atuação e trama do filme original. Na verdade esse caso é até uma bagunça na trama pois o primeiro filme do Superman também é o último, eles estão correndo pra tentar ter uma Liga da Justiça o quanto antes e correr atrás do prejú.

----

Depois termino de ler os comentários dos amigos, esse aqui foi mais pro post principal do tópico mesmo.

Voltar
Topo Inferior