🤔 Para Refletir :
"Está faltando "animação" no projeto? Use um "estimulante"!"
- Core32

Mudando a fonte do seu game

Sanatah

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
07 de Julho de 2015
Postagens
72
Bravecoins
0
Este tópico não é de minha autoria, o autor original é Cezar, e este tópico foi postado originalmente na Mundo RPG Maker.
Estou repostando aqui porque acredito que tutoriais como esse não podem ser perdidos.


Mudando a fonte do seu game

Do que se trata:

Ja parou para reparar que a maioria dos jogos bons tem um visual personalizado, diferente do padrão que a engine nos impõe? Como fazer isto, por onde começar e até aonde ir? Os tutoriais que irei postar se tratarão exatamente Deste assunto, começando por coisas simples e básicas, até a configuração pessoal de vários aspectos do seu game!

Mudar a fonte do jogo:


Fonte, ou tipografia, é o nome dado ao visual das letras. Existem muitas diferenças entre elas, na forma, espaço, tamanho, e principalmente na aparência. Veja alguns exemplos de diferenças entre as fontes:


Fonte Courier
Fonte Impact
Fonte Times New Roman
Fonte Comic Sans

Como fazer:

Primeiramente, Se certifique de qual engine você está usando, e veja abaixo o que fazer em cada engine:

RPG Maker XP:
Abra o seu projeto, e aperte a tecla F11 para que abra o editor de scripts. Aberto o Editor, Procure na lista de scripts pelo Script Main ( O último da lista ) . Clique nele para ver o código do script. Entrando no script, procure pela linha que possui este código:
Código:
$defaultfonttype = $fontface = $fontname = Font.default_name = "Arial"
O Nome entre parenteses no final desta linha, é o nome da Fonte que será usada no jogo. Então para alterar a fonte do seu game, basta você digitar ali dentro dos parenteses o nome da fonte desejada para que seu game já comece a usar a nova fonte!
Exemplo: Quero usar a fonte Courier, então eu edito aquela linha do código desta maneira:

Código:
$defaultfonttype = $fontface = $fontname = Font.default_name = "comic sans ms"

RPG Maker VX:
Abra o seu projeto, e aperte a tecla F11 para que abra o editor de scripts. Aberto o Editor, Procure na lista de scripts pelo Script Main ( O último da lista ) . Clique nele para ver o código do script. Entrando no script, procure pela linha que possui este código:

Código:
$defaultfonttype = $fontface = $fontname = Font.default_name = "Arial"
O Nome entre parenteses no final desta linha, é o nome da Fonte que será usada no jogo. Então para alterar a fonte do seu game, basta você digitar ali dentro dos parenteses o nome da fonte desejada para que seu game já comece a usar a nova fonte!
Exemplo: Quero usar a fonte Courier, então eu edito aquela linha do código desta maneira:

Código:
$defaultfonttype = $fontface = $fontname = Font.default_name = "comic sans ms"

RPG Maker VXace:
Nesta engine será necessário adicionar um novo script para alterar a fonte do game. Acima de Main crie um novo bloco de script adicione a linha que está este código:
Código:
Font.default_name = "Arial"
E então trocar o nome que esta entre aspas pelo nome da fonte que quer usar.
Exemplo:

Código:
Font.default_name = "comic sans ms"

RPG Maker MV:
Vá na pasta do seu jogo e aba a pasta de fontes chamada "fonts", abra o arquivo chamado "gamefont", você vai encontrar isso:
Código:
@font-face {
    font-family: GameFont;
    src: url("mplus-1m-regular.ttf");
}
O MV só reconhece fontes em formato .ttf, então troque o nome da fonte no script e salve, coloque a fonte nova na pasta "fonts".
Exemplo:

Código:
@font-face {
    font-family: GameFont;
    src: url("comic.tff");
}

Creditos

Cezar: Criação do tutorial
Mercia: Atualização do tutorial com a versão MV
 
Voltar
Topo Inferior