Olares, eu queria tirar uma pequena dúvida. Como não tenho certeza se essa solução só pode ser resolvida por scripts eu vou recorrer primeiro à área de suporte.
Minha dúvida é se é possível fazer uma coisa que parece simples, mas que vem tirando minha tranquiidade: Se existe forma simples de mudar os textos de uma janela de escolhas de escolhas no RPG Maker Vx Ace.
Dando como exemplo o uso que quero dar: Um lugar onde exista um NPC que forje itens, e esse NPC te dá uma lista do que você pode forjar, porém você só pode forjar algo se: 1 - tiver a receita. 2 - tiver os materiais.
1 - para o caso de você não ter a receita o texto da escolha seria algo como "?????" em uma fonte mais apagada.
2 - Caso tenha a receita, mas não os materiais, o texto aparece com o nome do material em uma cor mais apagada [cinza]. Caso tenha os materiais o nome do item a ser forjado seria de uma cor mais clara, mostrando que ele pode ser craftado.
Percebam que o principal aqui é mudar o texto da escolha com alguma condicional, os eventos de craft e itens são simples e eu consigo fazer por eventos. Sò o texto mesmo.
Existe uma forma complicada de fazer isso, montando uma estrutura diferente a cada probabilidade e arranjo. se tiver 4 itens diferentes e cada um tem 3 estágios seriam 12 vezes ue eu teria que modificar a janela, o que não é prático, até porque quero mais que 4 itens.
Pois bem, é possível alterar o texto de uma escolha usando condicionais?
Minha dúvida é se é possível fazer uma coisa que parece simples, mas que vem tirando minha tranquiidade: Se existe forma simples de mudar os textos de uma janela de escolhas de escolhas no RPG Maker Vx Ace.
Dando como exemplo o uso que quero dar: Um lugar onde exista um NPC que forje itens, e esse NPC te dá uma lista do que você pode forjar, porém você só pode forjar algo se: 1 - tiver a receita. 2 - tiver os materiais.
1 - para o caso de você não ter a receita o texto da escolha seria algo como "?????" em uma fonte mais apagada.
2 - Caso tenha a receita, mas não os materiais, o texto aparece com o nome do material em uma cor mais apagada [cinza]. Caso tenha os materiais o nome do item a ser forjado seria de uma cor mais clara, mostrando que ele pode ser craftado.
Percebam que o principal aqui é mudar o texto da escolha com alguma condicional, os eventos de craft e itens são simples e eu consigo fazer por eventos. Sò o texto mesmo.
Existe uma forma complicada de fazer isso, montando uma estrutura diferente a cada probabilidade e arranjo. se tiver 4 itens diferentes e cada um tem 3 estágios seriam 12 vezes ue eu teria que modificar a janela, o que não é prático, até porque quero mais que 4 itens.
Pois bem, é possível alterar o texto de uma escolha usando condicionais?