🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo publicado que um jogo perfeito que não sai do projeto."
- HenriqueGibi

Mudar texto de janela de escolhas é possível? (RESOLVIDO)

Alex Rockmaker Masculino

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
03 de Agosto de 2017
Postagens
59
Bravecoins
179
Olares, eu queria tirar uma pequena dúvida. Como não tenho certeza se essa solução só pode ser resolvida por scripts eu vou recorrer primeiro à área de suporte.

Minha dúvida é se é possível fazer uma coisa que parece simples, mas que vem tirando minha tranquiidade: Se existe forma simples de mudar os textos de uma janela de escolhas de escolhas no RPG Maker Vx Ace.

Dando como exemplo o uso que quero dar: Um lugar onde exista um NPC que forje itens, e esse NPC te dá uma lista do que você pode forjar, porém você só pode forjar algo se: 1 - tiver a receita. 2 -  tiver os materiais.

1 - para o caso de você não ter a receita o texto da escolha seria algo como "?????" em uma fonte mais apagada.

2 - Caso tenha a receita, mas não os materiais, o texto aparece com o nome do material em uma cor mais apagada [cinza]. Caso tenha os materiais o nome do item a ser forjado seria de uma cor mais clara, mostrando que ele pode ser craftado.

Percebam que o principal aqui é mudar o texto da escolha com alguma condicional, os eventos de craft e itens são simples e eu consigo fazer por eventos. Sò o texto mesmo.

Existe uma forma complicada de fazer isso, montando uma estrutura diferente a cada probabilidade e arranjo. se tiver 4 itens diferentes e cada um tem 3 estágios seriam 12 vezes ue eu teria que modificar a janela, o que não é prático, até porque quero mais que 4 itens.

Pois bem, é possível alterar o texto de uma escolha usando condicionais?

 
Alex Rockmaker,
Você pode usar variáveis ao invés de texto nas janelas de escolha, por exemplo: se você colocar \v[1] como uma das opções, o valor da variável #1 será exibido. Mas para preencher uma variável com texto ao invés de números, você precisará usar a seguinte chamada de script (substitua o N pelo número da variável desejada):

Código:
$game_variables[N] = "escreva o texto aqui"

Mas viu, talvez você se beneficie mais de um script de "crafting"...?​
 
TheNewSon comentou:
Alex Rockmaker,
Você pode usar variáveis ao invés de texto nas janelas de escolha, por exemplo: se você colocar \v[1] como uma das opções, o valor da variável #1 será exibido. Mas para preencher uma variável com texto ao invés de números, você precisará usar a seguinte chamada de script (substitua o N pelo número da variável desejada):

Código:
$game_variables[N] = "escreva o texto aqui"

Mas viu, talvez você se beneficie mais de um script de "crafting"...?​

Funcionou!  A única coisa que vi que não funciona é botar cor pelos códigos \c[n]. Se eu não me engano para alterar em script é outro código ne? vou ver aqui

Muito obrigado!!
 
Alex Rockmaker,
Acho que você tem que colocar barras duplas para os códigos funcionarem dentro de variáveis, por exemplo:

Código:
$game_variables[N] = "\\c[1]escreva o texto aqui\\c[0]"

Espero que dê certo!  o/​
 
Não funcionou. Quando coloca apenas uma barra ele dá erro de syntax, quando coloca duas ele só exibe os caracteres \c[n]. Mas obrigado, o que voce pode ajudar já ajudou bastante!
 
[member=1586]Alex Rockmaker[/member]
Daquele jeito costumava funcionar no RMXP... Passei a manhã toda tentando descobrir como fazer aquilo no RMVXA sem sucesso, até que decidi recorrer à RMW! Um bisbórria... digo, uma alma bondosa chamada TheoAllen deu a solução:

Código:
$game_variables[N] = "\eC[1]escreva o texto aqui\eC[0]"

Não há problemas que não tenham solução, haha! Espero que finalmente consiga concluir seu sistema com sucesso!  o/​
 
Voltar
Topo Inferior