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- Yonori Akari

Mudar texto de janela de escolhas é possível? (RESOLVIDO)

Alex Rockmaker Masculino

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03 de Agosto de 2017
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Olares, eu queria tirar uma pequena dúvida. Como não tenho certeza se essa solução só pode ser resolvida por scripts eu vou recorrer primeiro à área de suporte.

Minha dúvida é se é possível fazer uma coisa que parece simples, mas que vem tirando minha tranquiidade: Se existe forma simples de mudar os textos de uma janela de escolhas de escolhas no RPG Maker Vx Ace.

Dando como exemplo o uso que quero dar: Um lugar onde exista um NPC que forje itens, e esse NPC te dá uma lista do que você pode forjar, porém você só pode forjar algo se: 1 - tiver a receita. 2 -  tiver os materiais.

1 - para o caso de você não ter a receita o texto da escolha seria algo como "?????" em uma fonte mais apagada.

2 - Caso tenha a receita, mas não os materiais, o texto aparece com o nome do material em uma cor mais apagada [cinza]. Caso tenha os materiais o nome do item a ser forjado seria de uma cor mais clara, mostrando que ele pode ser craftado.

Percebam que o principal aqui é mudar o texto da escolha com alguma condicional, os eventos de craft e itens são simples e eu consigo fazer por eventos. Sò o texto mesmo.

Existe uma forma complicada de fazer isso, montando uma estrutura diferente a cada probabilidade e arranjo. se tiver 4 itens diferentes e cada um tem 3 estágios seriam 12 vezes ue eu teria que modificar a janela, o que não é prático, até porque quero mais que 4 itens.

Pois bem, é possível alterar o texto de uma escolha usando condicionais?

 
Alex Rockmaker,
Você pode usar variáveis ao invés de texto nas janelas de escolha, por exemplo: se você colocar \v[1] como uma das opções, o valor da variável #1 será exibido. Mas para preencher uma variável com texto ao invés de números, você precisará usar a seguinte chamada de script (substitua o N pelo número da variável desejada):

Código:
$game_variables[N] = "escreva o texto aqui"

Mas viu, talvez você se beneficie mais de um script de "crafting"...?​
 
TheNewSon comentou:
Alex Rockmaker,
Você pode usar variáveis ao invés de texto nas janelas de escolha, por exemplo: se você colocar \v[1] como uma das opções, o valor da variável #1 será exibido. Mas para preencher uma variável com texto ao invés de números, você precisará usar a seguinte chamada de script (substitua o N pelo número da variável desejada):

Código:
$game_variables[N] = "escreva o texto aqui"

Mas viu, talvez você se beneficie mais de um script de "crafting"...?​

Funcionou!  A única coisa que vi que não funciona é botar cor pelos códigos \c[n]. Se eu não me engano para alterar em script é outro código ne? vou ver aqui

Muito obrigado!!
 
Alex Rockmaker,
Acho que você tem que colocar barras duplas para os códigos funcionarem dentro de variáveis, por exemplo:

Código:
$game_variables[N] = "\\c[1]escreva o texto aqui\\c[0]"

Espero que dê certo!  o/​
 
Não funcionou. Quando coloca apenas uma barra ele dá erro de syntax, quando coloca duas ele só exibe os caracteres \c[n]. Mas obrigado, o que voce pode ajudar já ajudou bastante!
 
[member=1586]Alex Rockmaker[/member]
Daquele jeito costumava funcionar no RMXP... Passei a manhã toda tentando descobrir como fazer aquilo no RMVXA sem sucesso, até que decidi recorrer à RMW! Um bisbórria... digo, uma alma bondosa chamada TheoAllen deu a solução:

Código:
$game_variables[N] = "\eC[1]escreva o texto aqui\eC[0]"

Não há problemas que não tenham solução, haha! Espero que finalmente consiga concluir seu sistema com sucesso!  o/​
 
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