🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo publicado que um jogo perfeito que não sai do projeto."
- HenriqueGibi

Músicas ?

Ellye

Conde
Membro
Membro
Juntou-se
29 de Novembro de 2015
Postagens
256
Bravecoins
1
Tópico para falar sobre músicas em geral (de preferência não para floodar só postando músicas sem contexto nenhum, acho).

• Costumam ouvir música o dia todo?
  • Costumam ouvir música enquanto jogam, trabalham, mexem com os projetos?
  • Playlists diferentes para atividades diferentes?
  • Músicas feels, músicas tuntz tuntz, trilhas sonoras?
  • Rádios?

Eu não costumo escutar música durante o dia enquanto faço outras coisas, em geral música acaba me distraindo e fico prestando atenção nela ao invés de me concentrar. Mas as vezes escuto quando estou com sono mas quero continuar trabalhando.

Enquanto jogo prefiro deixar a trilha sonora do jogo, mas já reparei que em alguns casos específicos (jogos competitivos em geral) deixar outras músicas faz com que eu jogue mais de boas; só que ainda não criei esse hábito mesmo assim.

Tenho playlists geralzonas com tudo que escuto, umas mais "tuntz tuntz" que são boas para tirar o sono, e umas mais feels para emices em geral. Também gosto muito de trilhas sonoras de vários jogos, e tenho playlists com elas - acabo escutando as vezes pela nostalgia de alguns dos jogos.

Algumas coisas que costumo escutar, mais ou menos em ordem:

Minha cara [member=394]Ellye[/member] como vai?

Eu sou fã de músicas da Legião Urbana, principalmente se for para cantar, quando atuava na área mecânica de manutenção, passava o dia todo cantando...

Hoje em dia quando estou escrevendo meu livro, se estiver numa parte mais romântica e tranquila, coloco para ouvir músicas relaxantes que fazem viajar: 3 horas de músicas relaxantes;

Já quando estou numa parte mais adrenada, com luta entre castelos ou alguma aventura, faço o mesmo esquema com outro tipo de música: Epic Legendary Heroic Intense Music Mix;

A música sempre foi algo que caminhou comigo durante a vida, quando era adolescente eu saia para os clubes dançar, bem na época do break music, depois a era do rock nacional, mas as músicas que sempre me tocaram foram as românticas internacionais de todas as épocas, e tenho uma infinidade em minha cabeça. Outra coisa que a música acabou fazendo em minha vida foi que, através dela, iniciei a maioria das escritas que já fiz, principalmente do tipo poética, pois como não manjava muito do inglês quando era jovem e geralmente a tradução deixava as letras meio que sem pé nem cabeça, eu criava minhas próprias versões, onde a primeira que escrevi nos anos 80 foi uma versão de Live to Tell da Madonna. Veja um outro exemplo, que a minha esposa me zoa muito por causa do refrão: True Colors de Cyndi Lauper;

Sempre gostei muito de videokê também, quando passei as épocas dançantes dos anos 80, quando dava som em festas de dança, aniversário, etc, comecei a cantoria, e nofinal dos anos 90 e início do século XXI, usando programas de computador nas festas familiares, eu emulava os karaokês para diversão da galera. Tinha dois filhos jovens nessa época que curtiam e acabaram sendo influenciados, minha filha Gaby toca guitarra e meu filho Jhoe canta numa dupla sertaneja aqui na minha cidade, em festas, bares, e assim vai.

Enfim, a música é um grande barato que faz parte da minha vida, difícil imaginar-me sem ela. E agora, tem até uma nova artista na família, na pessoa da minha filha mais nova, super grilo Nicole: Maestra Nicolinha :^^':

Abs.,

Bom esse tópico hein haha
Meio sem tempo para olhar os tópicos a fora, mas chamou a atenção o fato de simplesmente falar de música. Gosto muito, é uma arte que agrada a todos, pois tem para todos os gostos, não é mesmo?

Viajo nessas músicas instrumentais (Fico cassando no Youtube artistas que desconheço) que remetem a exploração, medievalismo. Imagino cada coisa e ideias surgem de mais nessas horas.

[member=394]Ellye[/member] soy igual a você, evito ouvir música, senão já era é uma distração total. :^^':
Você diz em jogos competitivos no geral, lembrou quando domingo de manhã jogava CoD online e ouvia a trilha de Ocarina of Time. Nada vê, mas conseguia me acalmar para não ficar ansioso e morrer muito no mata mata...

Eu ouço música muito variada, quando criança gostava de muita música nordestina, então conhecendo o RPG Maker e o monte de jogos nessa pegada medieval acabei por gostar também, então sou bem eclético, indo de rock, eletrônicas, instrumentais, metal, passando por forró universitário/pé de serra que redescobri quando comecei a fazer aulas de dança, e nesse ritmo mais mpb, um samba e bossa também não deixo de lado hahahah. Tudo isso é muito bom.

Gosto bastante de ouvir aos show da banda Linkin Park (no clássico Live In Texas, showzão mesmo)

No Brasil, um show que curto bastante é do Gilberto Gil e Dominguinhos, grandes mestres

Nos jogos MMO quando bombavam nas Lan Houses, a trilha sonora do RuneScape, que joguei como viciado (poucos conhecem, mas vale a pena) é muito boa. Ouço até hoje e usarei a trilha no meu projeto maker =P

Também depois que descobri um RAP alemão (olha onde fui parar procurando artistas) não paro mais de ouví-lo e fico sempre num aguardo por uma nova faixa, recomendo é bom demais: Kontra K

No geral, o que as pessoas também gostam de ouvir, escuto muito:
Legião Urbana, Charlie Brown, Daft Punk, Rastape, Avicii, Guns n Roses (acho que o que mais ouvi na minha vida foi guns guns guns sem parar kkk), CPM 22, Gorillaz, Dimitri Vegas, Steve Vai, Dire Straits, Eagles, David Guetta Falamansa, Audislave

Eu tenho um cadastro no Last.FM. Ele é bem legal, mostra estatistica do que você ouve, quando você da scrooble na música, então dá para ter uma noção do seus gostos e tals... deixei o link do meu aí :)

Ahh, texto acima escrito ouvindo 3 horas de músicas relaxantes, link na postagem do [member=320]JoeFather[/member] hehehe Valeu!

Música? Oi?! <3

Eu sou bem eclética, escuto de tudo um pouco (alguns até bastante), mas desde pequena gosto de música clássica, tanto que um dos meus sonhos é tocar violino e piano aceitavelmente (ou até um pouco mais que aceitável, sonhar um pouco mais alto xP).
É meio difícil eu não estar ouvindo algo durante o dia, principalmente quando estou fazendo algo no pc, ainda mais quando estou no PS, After Effects e tal, aí que vivo de música mesmo. Deixo até uma pasta dos favoritos no navegador com playlists do que acho legal e tal, além das que tenho no pc. Quando estou jogando também evito ouvir música, deixo a trilha sonora do próprio jogo.

Algumas das coisas que escuto:

Taylor Davis (Violino <3);
Lindsey Stirling (Violino de novo <3);
Clannad (anime);
Angra, Angra de novo e de novo Angra;
Assassin's Creed 2;
Sim, Grande Chase (<3);
The Piano Guys (Piano e violino <3);
Smooth McGroove;
LeeandLie (cover de músicas de anime);
Ori and the Blind Forest;
As Crônicas de Nárnia;
Final Fantasy Tactics;
Wakfu;
My Life Be Like;
Need for Speed Underground 2;
Star Wars;
Harry Potter;
Game Of Thrones;
Girls Dead Monster (Porquê, né... <3);
Adelmario Coelho (Sim, forró, me julgem u.u).

Ok, já deu, se não passo o restante do dia aqui AUHhuauhUHAuhaHUAUHAUHAHUA
Tem algumas nacionais que gosto, porém não ouço com tanta frequência como antigamente, algumas: CPM22, Charlie Brown Jr., Detonautas e outras das antigas, mas raramente ouço, só quando bate a nostalgia da infância/adolescência. Talvez uma que eu ainda ouça com até bastante frequência é Mamonas Assassinas.

Tem também as famosas "1h" e "10h" de música ou repetindo, tipo Pokémon theme 10h que gosto de ouvir também. Mas resumindo, é isso.

[member=320]JoeFather[/member], me dá esse pianoooo!  :Kawai_Desu:

NineK comentou:
[member=320]JoeFather[/member], me dá esse pianoooo!  :Kawai_Desu:

Como vai [member=162]NineK[/member]!

Esse piano é do meu sogro, quando a gente vai para lá, em Minas, aproveita para brincar um pouco nele, fazer umas comédias!  :^^':
Tenho vontade de por minha filhotinha para fazer aula de piano ou algum instrumento, já que ela também adora música, está no sangue, é muito difícil aprender este instrumento enquanto criança?

[member=312]Bruno7570[/member]:

Cara, essa indicação deste tipo de música relaxante veio de uma colega formada em letras e dá super certo mesmo. O que eu não sabia era a infinidade de vídeos deste tipo que existem no YouTube, principalmente daqueles clássicos que marcaram, seja filme ou jogo.

Em tempo meus amigos, já que estamos falando de música, eis uma que me enviaram agora pouco para refletir: Cacimba de Mágoas - Gabriel O Pensador & Falamansa

Abs.,

JoeFather comentou:
[...] é muito difícil aprender este instrumento enquanto criança?

Pai de Todos, [member=320]JoeFather[/member], por experiência própria, é muito melhor aprender quando se é criança. Não significa que quando ficar mais velha não irá conseguir, só que na fase do crescimento, na infância em específico, a absorção do aprendizado e evolução é bem maior, além que a música ajuda, e muito, no desenvolvimento do cérebro, coordenação e raciocínio (além de outros benefícios, mas, resumindo, é como se o corpo desse uma aguçada em diversas "áreas"). Da mesma forma é aprender um idioma novo, quando mais jovem mais fácil, não é impossível depois, só que a dificuldade é maior e o esforço também. Entretanto, vale salientar que as vezes a criança de 4~5 anos quer só aprender ou "descobrir" aquele instrumento pois gostou muito do viu/ouviu, mas não sabe o quão difícil é o lado mais teórico, precisamos saber lidar com isso também e ir com calma, já que muitas acabam por desistir logo em seguida achando que não conseguirão.
E, por último, uma coisa que carrego comigo até hoje, e deve-se a época que aprendi um pouco de violão/guitarra e baixo, foi uma melhora na minha concentração, uma agilidade maior para determinada coisas (na época que voltei a aprender/tocar violão fui goleira de handball porque meu reflexo e coordenação motora estavam muito melhores), meu desenvolvimento escolar eram muito bons também. Enfim, se eu fosse aconselhar seria começar a aprender depois dos 4 anos, mais ou menos, mas analisando e orientando corretamente a criança para ela não se decepcionar, e sim querer aprender muito mais  :Okay_fix:

E escrevi demais...
Bom, para não fugir tanto do tópico vou colocar umas músicas que ouvia quando criança e que fez com que me apaixonasse por música e querer aprender a tocar instrumentos musicais:

André Rieu (Esse cara, meldels! Minha mãe me apresentou as músicas dele quando eu era guriazinha e desde então...);
João Carlos Martins (Um exemplo de amor pela música);
Andrea Bocelli (Outro exemplo! <3);

Esse são alguns que vivo escutando, principalmente porque foi a minha mãe que me apresentou esses mitos.

Bom, é isso por enquanto  :Beijinho2:

Nossa [member=162]NineK[/member] , você citou as duas moças do violino Lindsey e Taylor. Não vai acreditar... Faz pouco menos de 1 mês que as conheci no Youtube, gosto muito daquela música Shadows . É muito boa, tão limpa visualmente, complexa nas interpretações. De fato, para mim um dos melhores clipes que já vi.

[member=320]JoeFather[/member]
Não sabiam que tinham lançado uma nova música, e ainda assim tão reflexiva. São coisas assim que nos fazem crescer, obrigado por compartilhar mais uma... Essa com certeza estarei baixando...
Ouvia muita música clássica antes de dormir e acordava mais disposto e as preocupações com soluções, essa relaxante pegarei para estudar, deve ser algo que faz focar...

Posso dizer que sou eclético com algumas ressalvas, mas se me perguntarem eu digo: música que eu escuto é música boa, independente do gênero. Claro, todo gênero tem bons e maus artistas, boas e más músicas. Música também é coisa de situação, cada uma requer um tipo diferente de música. Na balada é uma, no churrascão é outra, não dá para misturar, cada gênero tem que ter a sua hora e seu lugar.

Se eu for falar algumas das várias boas e más músicas que já escutei, nossa... Ia ficar aqui o dia todo. Até por que escutei músicas diferentes em épocas diferentes. Coisas bem alternativas ou antigas até. Deixando o óbvio de lado, abomino essas músicas para vender, descartáveis, poucas tem algum critério de qualidade, e quando tem (um violino ou instrumento bacana aqui, uma melodia bem bolada acolá) geralmente só fico com elas na cabeça e não procuro mais. Não preciso nem fazer esforço, muitas vezes ela já vem até mim, então poupo forças aqui, haha.

Uma das poucas exceções que lembro em tempos recentes (faz um tempin já) foi a Rather Be, do Clean Bandit, que tive que baixar só ela pra ouvir melhor e tirar a dúvida se o violino era de verdade. Alguma música de abertura de anime às vezes também escapa. Mas minha paciência com procurar uma música isolada foi se esgotando... Até por que uma música só abusa muito rápido.

No mais, se for para baixar, que seja em CD todo de vez com várias músicas e todas boas ou bem selecionadas (Por exemplo... As do programa Amaury Jr., me chamem de velho, mas são em sua maioria excepcionais, tanto as antigas quanto as novas. Summer Eletrohits tinha muita coisa boa também , pelo menos até o 5, e por aí vai) ou de artistas tão bons que valha baixar o CD todo, como um Dream Theather (metal progressivo) ou L'Arc~en~Ciel (J-Rock). Daí ouço todo sempre que possível e coloco as preferidas (que normalmente são mais de uma) pra ouvir com mais frequência, durante algum tempo até o próximo disco baixado. Isso também vale para os discos de Trilha Sonora, seja filmes, animes, games.

Qualidade nem comento, fiquei cada vez mais chato e agora só estou querendo baixar MP3 se for 320kbps ou algum formato lossless. Tá difícil aceitar menos. Já cansei de ouvir música de Linkin Park e Red Hot antigamente e ficar com os ouvidos sangrando da qualidade péssima dos MP3s da época.

Videoclipes, em quase sua totalidade odeio, pois raramente são bons. Normalmente são só uma bagunça de imagens alternadas e sem sentido que conseguem ser mais estressantes que as próprias músicas. Mesmo músicas boas costumam ter videoclipes ruins. Difícil é o inverso.

Música é coisa que escuto nas horinhas vagas (caminhada até a aula, passeio de bike...) e na hora de dormir, raramente em alguma outra ocasião. E prefiro escutar de olhos fechados para me concentrar só nela. Por isso fica difícil escolher música boa de verdade para mim, que seja não grudenta e com qualidade e variedade de instrumentos (vocal é opcional) que realmente me agrade lá no fundo. Afinal eu me concentro na qualidade da música, aprecio ela como um bom prato, mastigando e sentindo os aromas diversos bem devagar.

Pode parecer muita chatice da minha parte, mas onde vivo já tenho que tolerar as porcarias da vez quando em espaço público; sempre a mesma porcaria em alto e bom volume. Por isso tornei a música algo mais pessoal e reservado para momentos em que eu realmente posso ouvir algo bom, de forma boa e sem abuso.

Antes de mais nada, para não fugir do tópico, alguns links que achei perdido em um notepad meu aqui.

Akira - Player Piano;
Star Wars - Player Piano (Fui fuçar e vi bons vídeos novos desde o de Akira, apesar que não são muitos. O de game of thrones eu achei sensacional, principalmente por causa dos efeitos do piano no início reproduzindo a mesma ideia da abertura da série);
Kingdom Hearts - VGOOnline (infelizmente o canal parou no tempo, mas as redes sociais estão bem ativas, aparentemente);
Still Alive - VGOOnline;
Chrono Trigger - VGOOnline (Tinha que ter CT :3 )

Bruno7570 comentou:
Nossa [member=162]NineK[/member] , você citou as duas moças do violino Lindsey e Taylor. Não vai acreditar... Faz pouco menos de 1 mês que as conheci no Youtube, gosto muito daquela música Shadows . É muito boa, tão limpa visualmente, complexa nas interpretações. De fato, para mim um dos melhores clipes que já vi.

Ohgod!  :Kawai_Desu: <3
A Taylor eu acompanho desde 2010, quando achei o vídeo de Chrono Trigger *--*
A evolução dela, e do canal, foi tremenda de lá para cá. Espero um dia poder ir para algum show dela (e que seja mais perto, de preferência hAHuhaHUAHuauhHU).
Concordo com você também. Gosto muito do estilo dos vídeos dos canais delas, são bem agradáveis de se assistir e muito bem produzidos :3

Rafael_Sol_MAKER comentou:
]
Posso dizer que sou eclético com algumas ressalvas, mas se me perguntarem eu digo: música que eu escuto é música boa, independente do gênero.

Realmente, esqueci de ressaltar isso também. Sou eclética, mas com ressalvas xP

como um Dream Theather (metal progressivo) ou L'Arc~en~Ciel (J-Rock).

Nossa, Rafa, realmente são boas escolhas. Tenho umas pastas com os cds de Dream Theather, escutei até bastante entre 2005~2007, mas faz tempo que não ouço.

Pode parecer muita chatice da minha parte, mas onde vivo já tenho que tolerar as porcarias da vez quando em espaço público; sempre a mesma porcaria em alto e bom volume. Por isso tornei a música algo mais pessoal e reservado para momentos em que eu realmente posso ouvir algo bom, de forma boa e sem abuso.

Rafa-Senpai, te entendo perfeitamente e não acho que seja chatice. Normalmente ouço música quando estou sozinha ou sem nada para atrapalhar também, porém é complicado sair ou estar em um canto com certas músicas tocando. Na BA, pelo menos onde eu morava e redondezas, é super normal ter música tocando em todo canto/toda esquina, bem... Em sua maioria... Huuum... Vamos voltar pra nossas músicas, né?! É melhor c:

NineK comentou:
[...]
Rafa-Senpai, te entendo perfeitamente e não acho que seja chatice. Normalmente ouço música quando estou sozinha ou sem nada para atrapalhar também, porém é complicado sair ou estar em um canto com certas músicas tocando. Na BA, pelo menos onde eu morava e redondezas, é super normal ter música tocando em todo canto/toda esquina, bem... Em sua maioria... Huuum... Vamos voltar pra nossas músicas, né?! É melhor c:
É, exatamente na Bahia onde mais vejo esse problema. Do É o Tchan pra cá (talvez até antes) a Bahia se tornou um dos maiores exportadores de porcarias musicais pro Brasil todo. Compete com o Rio no funk de tão ruim, ou com o Sertanejo Universitário.

O povo aqui só escuta a modinha do momento em todo canto de esquina, com um Uno "caixinha"com uma boca de som maior que o carro. É deprimente. No bairro onde estou atualmente (no Brasil, claro) ainda bem que não sofre muito desse problema, mas em qualquer outro chega a ser insuportável sempre a mesma porcaria em todo o lugar o dia todo.

Soma-se isso ao fato que fora certos círculos mais alternativos ( a galerinha do metal, do reggae, etc.) poucos se dispõem a ouvir ou discutir qualquer outro tipo de música. Os show, nem preciso falar, 99.99% deles são as próprias porcarias encarnadas na forma de pessoas. Essa é a desvantagem de morar em cidade pequena, tem que se deslocar para uma maior se quiser ter opção. Tipo um Chevrolet Hall do Recife.

Em certas ocasiões dá para tolerar esse som de "menor qualidade", eu até concordo que ele tenha que ter suas festas as vezes. Mas isso ser a única opção e ser ruim assim, é de deixar qualquer um deprê...

-----

Bom... Não sei se aqui cabe uma discussão dessas que vou tentar trazer agora, afinal cada um ouve o que quer, mas sinto na obrigação moral de criticar certas coisas. Para o bem das próprias pessoas. Bom, é meio desabafo, meio crítica, mas vamos lá.

Existem duas coisas diferentes: gostos pessoais e músicas boas de verdade. Não vou dizer que meu gosto é melhor do que o de ninguém. Mas reconheço e creio que todo mundo deveria reconhecer que há músicas melhores e superiores sim e isso é algo inquestionável (gosto é o que mais se discute no mundo, lol), independente da qualidade adversa de outras músicas que eu também possa vir a escutar. Até eu reconheço que nem sempre escuto coisa de fato boa, algo que chamaria de música de valor universal. Só o faço esporadicamente. E mesmo que o fizesse em tempo integral e pudesse provar por A + B com muita razão que as pessoas deveriam escutar algo melhor, vejo que seria de uma perda de tempo sem tamanho...

Nem vale fazer defesa de música melhor por que não compensa, não tem como mudar o gosto do povão. É mais fácil ter um debate filosófico com cavalos do que botar um pouco de senso na cabeça das pessoas. Elas já estão com a sensibilidade para algo melhor em sua maior parte destruída e de difícil recuperação, não conseguem conceber algo melhor por pura falta de senso das proporções, de ter presenciado algo belo (isso seria a apeirokalia, palavra grega para "falta de experiência nas coisas mais belas"); acham que aquilo é tudo o que existe e medem tudo para baixo com a régua dessas miudezas insignificantes, é inútil pedir para alguém sem braços segurar uma bola com as mãos, não tem como as pessoas lidarem com certas coisas.

O jeito infelizmente ainda é buscar aperfeiçoar-se na solidão, deixando os outros de lado por hora. É ir escutando músicas cada vez melhores até pegar gosto pelos grandes clássicos universais e refinando seu próprio gosto, reconhecendo as porcarias "de estimação"que também escuta, ir deixando elas um pouco mais de lado e ir tentando absorver um pouco da cultura e da beleza no que há de melhor. Acho que isso também vale para leitura e outras artes até. Se se isolar na solidão vai produzir algum resultado a longo prazo, não sei. Mas é melhor do que ir apodrecendo aos poucos que nem os outros e quem sabe tentar lançar alguma conscientização no povão.

O povo que não tem um mínimo de cultura não tem meio de expressar seus anseios, temores, nem nada que seja, e é presa fácil na mão de qualquer um que saiba um pouquinho mais, isso incluindo a mídia, a classe letrada, os políticos, etc. Creio que todo mundo deveria adquirir um pouquinho de cultura (não confundir com cultura popular pois essa nem sempre tem esse valor todo nesse contexto) obrigatoriamente para ao menos ter mais senso crítico e capacidade de discernimento. Com isso os gostos também iriam mudando aos poucos para algo melhor. Só assim a Mídia poderia parar de promover a porcaria generalizada e incentivar os bons artistas, que ainda existem (sempre existiram gênios), mas são esmagados por aqueles que "fazem sucessos".

NineK comentou:
Engraçado que sairam dois jogos na mesma época com músicas chamadas "Still Alive", ambas muito boas. Essa aí, de Portal (que alias é escrita pelo Jonathan Coulton, escuto outras músicas dele que também gosto), e a Still Alive de Mirror's Edge que acho que gosto até mais.

O jeito infelizmente ainda é buscar aperfeiçoar-se na solidão, deixando os outros de lado por hora. É ir escutando músicas cada vez melhores até pegar gosto pelos grandes clássicos universais e refinando seu próprio gosto, reconhecendo as porcarias "de estimação"que também escuta, ir deixando elas um pouco mais de lado e ir tentando absorver um pouco da cultura e da beleza no que há de melhor.
Discordo disso. Acho que cada um escuta o que gosta de escutar, lê o que gosta de ler, assiste o que gosta de assistir, joga o que gosta de jogar, etc. O papel disso é entretenimento. É algo pessoal. Você não precisa ficar se forçando a se adequar a um padrão "universal" (que, claramente, não é universal, caso contrário seria fácil que todos apreciassem).

Música, em geral, nos afeta por conexões emocionais. Muitas vezes por causa de memórias. Em geral a maior parte das pessoas escuta as mesmas músicas que escutava enquanto crescia, as músicas "do tempo dela", porque são as músicas que vão trazer memórias de momentos da vida dela, são as músicas que tem algum significado para a pessoa. Acho bobeira imaginar que "o povão" é um bando de pessoa sem capacidade de autorreflexão e imaginar que somos algum tipo de "elite intelectual" com capacidades extras (XKCD relevante). Somos todos humanos, cada um com suas respectivas experiências de vida, e isso reflete nos nossos gostos e comportamentos.

E minha opinião pessoal: músicas feitas com foco em qualidade técnica geralmente não me agradam. Aquelas músicas claramente feitas para outros músicos apreciarem, parecem mais um portfólio do que uma música mesmo. Alias, me lembram a frase da minha assinatura.

Ellye comentou:
NineK comentou:
Engraçado que sairam dois jogos na mesma época com músicas chamadas "Still Alive", ambas muito boas. Essa aí, de Portal (que alias é escrita pelo Jonathan Coulton, escuto outras músicas dele que também gosto), e a Still Alive de Mirror's Edge que acho que gosto até mais.

Estou doida para jogar Mirror's Edge faz um certo tempo já. Le parkour <3
E sim, essa música é muito boa! Acho que tá na listinha dos meus links musicais em algum canto :3

Ellye comentou:
Música, em geral, nos afeta por conexões emocionais. Muitas vezes por causa de memórias. Em geral a maior parte das pessoas escuta as mesmas músicas que escutava enquanto crescia, as músicas "do tempo dela", porque são as músicas que vão trazer memórias de momentos da vida dela, são as músicas que tem algum significado para a pessoa.

Concordo. Exemplo disse é minha conexão com música clássica/instrumental e forró, pois é algo que me lembra muito momentos com minha mãe. Sertanejo (os antigos, mas também ouço uma ou outra do estilo universitário, porém mais quando estou com amigos em churrasco e tal), forró que não é pé-de-serra (forró universitário?) e afins me remetem muito ao tempo que passo meus amigos na BA.

Entendo seu desabafo e respeito também, Rafa-Senpai. Mas deixarei meu parecer também :3

Rafa-Senpai comentou:
É, exatamente na Bahia onde mais vejo esse problema. Do É o Tchan pra cá (talvez até antes) a Bahia se tornou um dos maiores exportadores de porcarias musicais pro Brasil todo. Compete com o Rio no funk de tão ruim, ou com o Sertanejo Universitário.

Huuum, não por ser baiana, mas não concordo totalmente com isso. Há sim músicas que não são do meu gosto pessoal, porém há também boas músicas mesmo após o 'É o Tchan'. Entretanto, a folia baiana é incontestável, então sempre iremos ouvir mais músicas... Festejantes (?), curtas e repetitivas. Particularmente, não gosto dos sons de esquinas/bares, principalmente porque é sempre alguém competindo para ver que som é mais alto/melhor, mas se meus amigos forem para uma festa/fizerem uma festa, irei ouvir sem problemas, até pela razão de que é o respeito que tenho pelo gosto deles da mesma forma que eles têm pelo meu, e por querer aproveitar bons momentos com eles. Claro, não são todos que são assim, então diria que tenho sorte.
Já passei por um tempo em que julgaram meu gosto (principalmente quando comecei a ouvir j-pop, já que o foco era totalmente outro entre meus amigos) como péssimo, e sério, é bem chato ser julgado pelo que você gosta. Mas comecei a ouvir as músicas deles e eles as minhas, no fim tudo se resolveu c:

Outra coisa, boa música e gosto pessoal estão interligados ao meu ver. Exemplo: Eu acho esta música de Estakazero muito boa, e também porque é um gosto pessoal meu, porém diversos amigos meus aqui (PB) detestam e dizem para eu voltar pra BA (na brincadeira, claro), mas eles realmente acham uma péssima música. No mesmo nível, acho as músicas de André Rieu muito boas também, mas nem todos acham o mesmo. Não tem como ter um gosto homogêneo, exatamente porque somos todos diferentes, como experiências diferentes (como Ellye falou) e isso, se notarmos, é o que motiva alguém a fazer aquela música, gostar dela e/ou do estilo musical, não só nós que ouvimos, mas quem compôs também.

Por fim, e porque a conversa já tá rendendo muito, é questão de respeito, não só pelo gosto musical, mas com qualquer tipo de preferência pessoal. É a típica frase "gosto não se discute" e sim se respeita. Ainda continuo não gostando das músicas de esquinas/bares, pois normalmente quando saio, vou caminhar e tal, a última coisa que quero são essas músicas com letras desconexas tocando, além de não estar no clima para o mesmo, óbvio (já que normalmente ouço essas músicas quando saiu com meus amigos, já sei o que vem e fico preparada para entrar no clima). Não recuso ouvir nenhum tipo de música, é uma experiência, você descobre outros estilos, mesmo que não seja do seu gosto, mas é sempre bom vivenciar coisas diferentes/novas. Um exemplo? Nunca tinha ido em uma boate pois pelo que vi/ouvi parecia o tipo de local que nunca iria, aí uns amigos resolvem comemorar o aniversário justo onde? Em uma boate... Particularmente, realmente é o tipo de festa e local que eu nunca iria se não fosse por isso, mas acabei me divertindo, mesmo desconhecendo as músicas e ouvindo muitas pela primeira vez. E também acho que saber de outros estilos acrescenta algum valor/conhecimento para você, não falo da música, mas, ao meu ver, acabamos descobrindo públicos diferentes, culturas diferentes e afins, então não é de todo mal certas coisas.

Só para constar, "falei"-escrevi da melhor forma possível, em nenhum momento fiz pouco caso da opinião de alguém ou qualquer coisa do tipo, salientando pois é difícil às vezes entender a entonação que utilizamos em certos momentos só com texto. Respeito todas as opiniões que foram ditas e, aliás, foram bem interessantes.

Como vão todos?

Entrando na discussão das chamadas músicas de temporada e que não somam nada a meu ver, tipo o da metralhadora, são canções criadas somente para divertir, para que o cidadão se desplugue da tomada e se chacoalhe, mexa cá, mexa pra lá, sem compromisso com a musicalidade, com letras (quando existem) tão simples que depois que se ouve uma vez já a conhece toda. Não critico quem faz esse tipo de música nem quem ouve, como eu disse, para mim é algo descompromissado, que vai embora mais rápido do que aparece e não escreve seu nome no hall da fama da música como um todo.

Eu ainda prefiro aquelas músicas que tem um conteúdo, que contam uma história, que possuem começo, meio e fim, independente do gênero. Já as internacionais de qualquer região do planeta, me ganham pelo seu ritmo envolvente, desde um rock pesado ou derivantes, como as mais românticas que chegam mais facilmente até o meu coração.

Costumo fazer vídeos (assim como muita gente), bem raros, usando a música de fundo para procurar tocar o cidadão, principalmente quando entendo que isso se faz necessário, vejam exemplos com gêneros diferentes e que eu senti que tinham tudo a ver com o conteúdo proposto:

Para mim as músicas são o ingrediente fundamental para se tocar o coração de alguém, se a pessoa se deixar levar, acho que isso, aprendi com o tempo a me deixar levar pela música, a navegá-la, e essa paz que ela proporciona - ou algumas vezes também a revolta, por que não? - nós faz recordar o quanto somos humanos!

Abs.,

Ellye comentou:
[...]
Discordo disso. Acho que cada um escuta o que gosta de escutar, lê o que gosta de ler, assiste o que gosta de assistir, joga o que gosta de jogar, etc. O papel disso é entretenimento. É algo pessoal. Você não precisa ficar se forçando a se adequar a um padrão "universal" (que, claramente, não é universal, caso contrário seria fácil que todos apreciassem).

Música, em geral, nos afeta por conexões emocionais. Muitas vezes por causa de memórias. Em geral a maior parte das pessoas escuta as mesmas músicas que escutava enquanto crescia, as músicas "do tempo dela", porque são as músicas que vão trazer memórias de momentos da vida dela, são as músicas que tem algum significado para a pessoa. Acho bobeira imaginar que "o povão" é um bando de pessoa sem capacidade de autorreflexão e imaginar que somos algum tipo de "elite intelectual" com capacidades extras (XKCD relevante). Somos todos humanos, cada um com suas respectivas experiências de vida, e isso reflete nos nossos gostos e comportamentos.

E minha opinião pessoal: músicas feitas com foco em qualidade técnica geralmente não me agradam. Aquelas músicas claramente feitas para outros músicos apreciarem, parecem mais um portfólio do que uma música mesmo. Alias, me lembram a frase da minha assinatura.
(Por favor não entenda isso como uma resposta mal educada e qualquer coisa do tipo, estou apenas escrevendo isso por que acho gostoso e aprecio quem quiser discutir algum ponto comigo =D )

Bom, eu entendo em que sentido discorda. Mas me dê o direito de réplica, pro favor =D . Também concordo que música deve servir para entretenimento, mas essa é uma crítica mais profunda que trata justamente quando a cota de entretenimento já passou e entra pra formação da mente da pessoa mesmo. Música não é só entretenimento, também é arte. E arte é algo indispensável pra formação da alma. Vamos por partes, estilo Frankestein.

Primeiro que a qualidade universal a que me refiro não é nenhum padrão a ser tudo adequado, e sim a representação do que há de melhor independente de seguir algum padrão ou não. Pode ser uma música com gênero bem característico, ou não obedecer a nenhuma classificação. O único requisito para poder fazer parte desse restrito grupo é justamente ter reconhecimento merecido por quem entende do assunto. E eles são universais sim na medida em que pessoas (bem treinadas, diria) de qualquer época reconheceriam o valor. Essa é a universalidade de que estamos falando aqui, da atemporalidade, e não a do consenso universal. A pessoa pode até permanecer cega e surda para as realidades mais óbvias, o que dirá ter sensibilidade para apurar a qualidade de algo que nada compreende.

Segundo que gosto é construção, é aprendizado. Você aprende a gostar do que está á sua volta, não tem como gostar do que não existe á sua volta. Eu, por exemplo, ouvia muito Beatles por causa do meu tio quando criança e aprendi a "gostar" deles por conta disso. Claro, a inversa nem sempre é o contrário, você pode viver ouvindo algo e seu filtro se recusar a deixar aquilo entrar, mas para isso você precisa ter algum critério ou padrão de qualidade. E é disso que estou falando.

No mais, sim cada um pode gostar do que quiser... (Se conseguir!). Ninguém precisa abandonar isso. Mas isso não pode ser desculpa para não arrumar algo melhor. Seria o mesmo que usar um português ruim como justificativa para não aprender bem um novo idioma. (E olha que o português também já está bastante degradado, talvez o Joe possa dar o aval dele aqui =D)

Música para trazer memórias? Concordo 100%, com o já citado exemplo dos Beatles. Comprei um pôster maneiro deles um dia desses. Mas ainda tem a questão da música porca. Nem tudo que eu lembro de música, digamos de 10 ou 15 anos atrás, vale a pena recordar. Claro, a memória associa muito certas músicas às lembranças, mas tem certas músicas que dá vergonha de lembrar como eu gostava daquilo... (Bem, isso é só um comentário pessoal) Admitir isso não é nenhum mal, na verdade é um sinal de avanço.

Não é as lembranças de infância que quero atacar e sim garantir que as infâncias de hoje tenham lembranças melhores no futuro. Ou você vai dizer que quer que suas crianças tenham o mesmo padrão moral de quem escreve essas músicas vulgares que nós vemos hoje em dia?

Agora vamos parar para pensar, num panorama mais amplo... Por que a Mídia nos empurra porcarias cada vez mais indigeríveis? É por que isso que o povo quer? Ou por que acostumaram o povo a ouvir isso? Música de má qualidade é muito mais fácil de produzir e é algo viral. É fast food mental. A Mídia, que não tem nenhum critério fatura em cima disso, enquanto o gosto musical das pessoas degrada-se cada vez (lembra do que eu falei a respeito de gosto?). É literalmente lucrar em cima da desgraça dos outros.

O povo, as pessoas, vivem sempre cheio de problemas. E o que a música porcaria é, senão junto com o álcool e outras drogas, uma forma de fuga da realidade, de extravasar, de escrachar o resto? Vai dizer que isso tem algum valor? Traz alguma solução ou melhora pra nossa vida? Se em vez de uns selvagens tratados à pão (estado) e circo (mídia) tivéssemos um pouco senso crítico de saber procurar o que é melhor pra nós? Daí tudo se resolveria mais fácil... Primeiro ficaríamos mais inteligentes, em seguida conseguiríamos resolvemos nossos problemas na sequência.

Mais uma vez para que fique bem claro... "Se força" a ouvir algo melhor quem quiser, mas cada um que responda por qualquer crítica que pode vir desse tipo de atitude. Não é importante se alguém faz isso ou não e sim reconhecer que há algo melhor, um ideal que pode ser perseguido. Meu objetivo não é forçar ninguém a ouvir nada; também não me acho nenhum tipo de elite e sim busco o meu aperfeiçoamento pessoal. Se as pessoas acham ruim o fato de outra pessoa possuir algo melhor ou obter algum tipo de sucesso, aí não é problema meu. Nem preciso remontar às origens do Brasil ou citar aquela célebre frase de Tom Jobim para exemplificar isso.

Por fim... Não defendo nenhum tipo de elitismo, muito pelo contrário, uma democratização do que realmente há de bom. Todos deveriam ter acesso ao que há de melhor. Pode ver lá no meu post que foi exatamente o que fiz. Seria dever da Mídia garantir isso. Mas se o povo sozinho não acorda e os mais inteligentes ou poderosos (a Mídia mesma) estão interessados em que as coisas sejam assim, não me resta outra conclusão além de que o povo como um todo é exatamente esse tipo de massa que você falou.

Claro, povão como um todo é uma coisa, as pessoas individualmente são outro caso, geralmente em casos pessoais tudo é muito mais justificável. Não tenho crítica nenhuma a meus amigos e colegas, e até a quem não conheço. A crítica se dirige a como um sistema mantém a massa na rédea curta e como um individual pode escapar disso. Já o caso do povão como massa "inteligente", dá para ver que nem sempre um todo é igual ou maior do que a soma das partes; me parece ser o contrário aqui.

Um forte abraço!

-------------

Grande comentário, companheiro. Eu concordo com você e com a Ellye, mas tenho que fazer ressalvas aqui. Ter algum critério, algum parâmetro de comparação. Quão baixas vão ser as músicas se ninguém parar um pouco para criticar? Bem, não estou lançando essa pergunta à você (você não precisa respondê-la), mas sim ao todo, ao estado das coisas.

Creio que devam haver músicas variadas e de qualidade variada sim, até eu gosto de parar parar dançar sem nenhum compromisso com música e letra; mas não concordo que as ruins sejam ressaltadas em detrimento das boas. É uma inversão completa de qualquer padrão moral minimamente aceitável. Você concorda com isso? (Bem, essa foi pra você, haha)

Bom ver que você ainda procura músicas que tem alguma qualidade para seu dia-a-dia, independente do gênero. Deixemos as porcarias para a ocasião delas e guardemos para nós as melhores.

Rafael_Sol_MAKER comentou:

Grande comentário, companheiro. Eu concordo com você e com a Ellye, mas tenho que fazer ressalvas aqui. Ter algum critério, algum parâmetro de comparação. Quão baixas vão ser as músicas se ninguém parar um pouco para criticar? Bem, não estou lançando essa pergunta à você (você não precisa respondê-la), mas sim ao todo, ao estado das coisas.

Creio que devam haver músicas variadas e de qualidade variada sim, até eu gosto de parar parar dançar sem nenhum compromisso com música e letra; mas não concordo que as ruins sejam ressaltadas em detrimento das boas. É uma inversão completa de qualquer padrão moral minimamente aceitável. Você concorda com isso? (Bem, essa foi pra você, haha)

Bom ver que você ainda procura músicas que tem alguma qualidade para seu dia-a-dia, independente do gênero. Deixemos as porcarias para a ocasião delas e guardemos para nós as melhores.

Caro [member=7]Rafael_Sol_MAKER[/member] e demais amigos, como vão?

Concordo plenamente, sem a crítica não existe a perfeição, seja em qual arte for. O simples comentário meu de que algumas "músicas" são "sem compromisso com a musicalidade, com letras (quando existem) tão simples que depois que se ouve uma vez já a conhece toda. Não critico quem faz esse tipo de música nem quem ouve, como eu disse, para mim é algo descompromissado, que vai embora mais rápido do que aparece e não escreve seu nome no hall da fama da música como um todo... - significa exatamente isso que citou, ou seja, não as estou diminuindo, nem preciso, mas infelizmente elas não servem para nada, não somam, não ficarão marcadas na memória, facilmente serão descartadas até mesmo pelas pessoas que dizem curti-las, e essa é a minha grande crítica aberta, clara e transparente, pois afinal, se música é um tipo de arte e arte é para sempre, se essas "canções de temporada" logo desaparecem, significa, por A + B, que não serviram exatamente de nada, pois não cumpriram o seu papel de evidenciar a arte.

E, respondendo a sua questão, é lógico que infelizmente essas "canções de temporada" acabam ficando mais evidenciadas do que as demais, mas não é devido a sua qualidade, assim penso, mas como são feitas somente para o agito e não possuem, como eu disse, um apelo artístico que nos vai fazer ficar emocionados a tal ponto de guardá-las em nossa memória por toda a nossa vida, e a grande maioria da população muitas vezes quer também um total descompromisso com a qualidade em algumas ocasiões, sem querer ofender ninguém aqui, mas deixando bem claro que a grande maioria só quer algo fácil tocando no ouvido para que possam curtir e é bem por isso que essas "canções" fazem muito sucesso no Carnaval, quando a folia corre solta e os micos se multiplicam.

E para complicar ainda mais, os meios de comunicação por sua vez são "obrigados" a nos enfiar goela abaixo essas "canções", pois em busca do amado ibope e como a maioria que citei acima está num período descompromissado com a qualidade, muitas outras excelentes músicas acabam ficando em segundo plano, dando a impressão aqui que não possuem uma qualidade tão boa assim, afinal, somem da mídia. Mas aqui cabe uma pergunta: quantas pessoas compram e expõem em suas estantes essas "canções de temporada"? Eu, sinceramente, pouco vejo por aí, no máximo escuto, filtro e sigo em frente, e quando percebo já estão aparecendo outros títulos muitas vezes ainda mais cabeludos, o que não se falta é imaginação para se criar esses "hits" relâmpagos.

Em suma, para deixar bem claro meu ponto de vista, novamente com todo respeito para quem curte essas "canções de temporada", afinal gosto é gosto e não se discute, se essa "musicalidade" depender de mim para sobreviver, morrerão de fome! :)

Abs.,

Toma aqui meu like, Kapião! (sic)

Agora, cara, sinceramente não sei... Não creio que a mídia empurre por obrigação para obter ibope. O meu ponto é que eles cultivem essas porcarias na mente da população justamente por ser mais cômodo pra eles.

A maior prova disso é que antigamente, com bem menos tecnologia, instrumentos e técnica de produção muito mais caros, sintetizadores eletrônicos engatinhando e sem as facilidades dos meios de transmissão digital de hoje e ainda assim o nível dos artistas era altíssimo, com músicas altamente elaboradas e pessoas realmente talentosas. Não tinha auto-tune e software digital pra fazer o trabalho e mesmo assim a Mídia ganhava o seu suado dinheiro com muito merecimento.

Hoje em dia, com tudo infinitamente mais fácil e barato a mídia tem que ir progressivamente vivendo de porcaria cada vez piores... O que foi que deu errado no processo? Eu tentei discutir um pouco disso na parte direcionada a Ellye, não sei se voc6e leu.

Eu entendo que essas músicas fast-food vem e vão, na sua maioria sem causar traumas profundos (espero!) ainda mais em nós que já temos um pouco mais de senso crítico mas... E nas crianças que ainda não o desenvolveram?

Pois é, eu particularmente acho que algum destaque na Mídia deveria ser dado para os melhores. Não todo, dá pra os bons conviverem junto com os "do momento" com certeza, mas é preciso que haja os dois justamente para que possa haver um mínimo de comparação. 50% de cada um por exemplo, não digo que seria totalmente justo mas já seria alguma coisa. Se bons artistas são totalmente eclipsados por ruins e é só esses que tem visibilidade, para mim é sinal de que algo está errado.

E, mais uma vez nesse tópico, digo, não tem como conhecer ou gostar de algo que você não sabe que existe. Quando foi a última vez que se ouviu falar de algum bom talento descoberto na Europa? Ou de algum músico erudito nascido em terras tupiniquins mesmo? Virou tudo coisa de nicho. É preciso já ser desse meio pra saber de algo e pra entrar no meio é algo quase ritualístico de tão secreto, pois ninguém acha as portas de entrada em canto nenhum.

Na Mídia só dá as bostas do Brasil e as dos EUA. Demora muito para aparecer alguma música razoável e quando aparece ela é invarialmente frustrante por que você ainda sente que falta alguma coisa. Uma vez a cada "dez vez em quando" (trocadilho meu) aparece um bom artista, mas ele invariavelmente desaparece tão ou mais rápido do que qualquer uma daquelas porcarias que sinceramente, só podem vir de um deformado mental. É deprimente demais.

Ok, vocês me perdoem o post duplo, mas de certa forma tenho que me redimir, pois puxei isso para uma discussão que pode ser chata e maçante para alguns. Por isso mesmo gostaria de aproveitar a oportunidade para responder melhor a proposta do tópico e trocar algumas figurinhas como nome de bandas e artistas que gosto com vocês.

Se tem uma coisa que valorizo muito em música não é só técnica ou erudição, antes de tudo eu meço primeiro pela criatividade (desde que haja alguma qualidade musical, pois existe porcaria "criativa" também), e existem algumas bandas que são um primor nisso.

Um exemplo que já citei é a banda japonesa L'Árc~en~Ciel, que conheci através da trilha Sonora de Full Metal Alchemist. Realmente, tem de tudo para dizerem que eu sou fanboy deles, pois realmente curto muito as músicas deles, no sentido de que acho elas extremamente criativas e variadas. É discutível que as músicas deles mais antigas do começo dos 90 sejam melhores, quando a influência do Pop era menor nas suas canções, mas peço que escutem um álbum como o Awake, de 2004. É mind blowing de tão variado, é uma salada inacreditável de diversos estilos. Vale a pena qualquer um dar uma conferida e sair assustado.

Justificações à parte, também estou ouvindo alguns álbuns novos de rock progressivo, como o novo do Dream Theather que acabou de sair (que é  extremamente teatral e detalhado, requer muito do ouvinte) e vendo o nosso Kiko Loureiro aprontando aí no Megadeth. Por ultimo ouvi há um tempo um álbum bom e functional do já-velho Kiss, e aproveitei muito um de 2011 do Red Hot. Tá difícil puxar os nomes desses dois álbuns pois a última vez que os ouvi ainda foi aí no Brasil há alguns meses.

Pra não dizer que sou quadradão e só puxo a sardinha pro lado do rock, o pop do Bruno Mars tem me surpreendido cada vez mais, pois ele parece fazer uma mistura do velho com novo que cola muito bem. Adelle nem preciso comentar aquela voz maravilhosa dela, apesar de que é basicamente o que ela vende, e pra mim vocal na música é opcional boa parte dos casos, se eu gusto da música é mais pelos instrumentos mesmo, daí a função da banda é essencial. Mas pra ela, nossa, abri uma baita excessão.

Do pop velho (e quando digo velho é dos 80 pra traz) sempre escuto muito coisa. Pop hoje é só uma batida com uma voz por cima, nao tem conteúdo, não tem instrumentos bem tocados... enfim, não tem alma. Salvo raras excessões.

Música nacional, já aí estou perdido totalmente. Por aqui só chegam algumas porcarias bem lascadas, como a já supracitada metralhadora e piores.O que tem de menos ruim é um Wesley Safadão (!) então aceito sugestões do que vocês pdem estar ouvindo de legal por aí. Pode ser MPB que eu curto bastante.

Enfim, tentei entrar no espírito do tópico aos poucos. Não me achem um chato ainda. Gosto muito de todos os tipos de músicas, então bastam trazer algumas pra gente discutir. Aceito sugestões especialmente de músicas eletrônicas bacanas no momento, para fazer uma playlist para uma viajem.

Boa discussões pra todo mundo!

Escuto músicas enquanto estou no computador, pois vivo um pouco isolado e há muito silêncio no meu quarto, então prefiro aproveitar meu tempo e procurar músicas mais ambientes e calmas para escutar, porém desligo quando preciso estudar, trabalhar ou ler.

Meu forte são músicas leves e tranquilhas, dependendo do meu humor, escuto algumas animadas. Na verdade sou bem eclético, porém prefiro manter o de sempre e sair procurando algum grupo perambulando pela internet. Gosto muito de música clássica, bedroom pop, trilhas incidentais e um pouco de rock.  Meus grupos favoritos são Foxes in Fiction, Kero Kero Bonito e Bo En.

Não tenho exatamente uma playlist para atividades diferentes, estou escutando a mesma coisa quando estou no computador conversando, navegando, desenhando e etc...

Voltar
Topo Inferior