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Licença: Gratuita para uso pessoal ou comercial.
Contexto: O jogador entra em batalha depois de ter se deslocado um determinado número de passos no mapa de jogo. Apesar de ser bastante funcional, esse é um modelo estático e pouco interessante de forçar o jogador a lutar.
Descrição: Este script permite adiciona um pouco de imprevisibilidade para determinar quando o jogador vai ou não entrar em uma batalha. Ao mesmo tempo da ao jogador a possibilidade agir estrategicamente para entrar ou evitar o combate. também permite ao desenvolvedor desligar temporariamente o combate e reativá-lo quando bem desejar.
Configuração do script: Você precisará determinar o numero da switch do banco de dados que irá indicar se os encontros de batalhas estão ativados ou desativados.
Para ativar ou desativar os encontros utilize o comando de plugin: ON / OFF encounters.
Passos para determinar encontros
Um encontro é o momento em que o jogador é levado para a batalha contra uma criatura em uma outra tela (tela de batalha). O encontro acontece quando depois que o jogador se desloca pelo mapa um numero pré-determinado de passo. Esse número de passos é determinado nas configurações de mapa:
No exemplo acima, o encontro ocorrerá a partir do momento em que o jogador mover-se 10 vezes no mapa.
Modificando os momentos de encontro
Esse script permite faz com que o encontro tenha uma chance de acontecer após o jogador realizar o número de passos determinados nas configurações do mapa. Isso quer dizer que após deslocar-se 10 vezes (por exemplo) o evento não irá acontecer obrigatóriamente, ao invés disso ele pode ou não ocorrer de acordo com um valor percentual.
Por exemplo: Existe uma chance de 80% de que o jogador entre em combate após deslocar-se 10 passos. Depois que o jogador se movimenta 10 vezes uma função gera um valor randômico (como se fosse um lançamento d um dado de 100 faces) e compara com a chance que o jogador tem de entrar em combate. Se o valor gerado randomicamente pe menor ou igual a chance do jogador entrar em combate acontece o encontro. Porém se o valor gerado randômicamente é superior á chance do jogador entrar em combate, o encontro não acontece. Quando o encontro não acontece o número de passos para um novo encontro é resetado.
Chance de um personagem entrar em combate
Cada personagem do banco de dados possui uma chance de entrar ou não em combate. Por padrão essa chance é de 100% ou seja, ele sempre vai entrar em combate conforme as configurações normais do RPG MAKER MZ.
O desenvolvedor pode alterar a chance de um personagem entrar em combate por por meio da tag:
percent é o valor em porcentagem (de 0 a 100) que expressa a chance do personagem entrar em combate. Exemplo:
Chance do jogador entrar em combate
O valor percentual que determina a chance do jogador entrar ou não em combate equivale à média simples das chances dos personagens que fazem parte do grupo. Isso quer dizer que todos os personagens que compõe o grupo influenciam na chance do encontro acontecer ou não.
Modificando a chance de encontro de um personagem
(1) É possível modificar a chance de encontro de um personagem. Para isso utilize os comandos de plugin Increase /Decrease Rate.
(2) Outra forma de modificar a chance de encontro de um personagem é por meio de um status. Nesse caso é preciso configurar o status para chamar um evento comum que por sua vez chama o comando de plugin:
(3) Ainda é possível fazer com que um item seja consumido para aumentar ou diminuir a chance de encontro de um personagem.
Outros comandos de plugin
% actor into battle : passa a chance de encontro de um personagem para uma variável do banco de dados.
% party into battle: passa a chance de encontro do grupo de personagens para uma variável do banco de dados.
Conteúdo Extra:
Uma das coisas que sempre me incomodou no RPG MAKER é que o jogador pode evitar entrar em combate simplesmente ficando parado no mesmo lugar. Uma vez que os combates só são ativados depois que o jogador se move um determinado número de vezes ficar parado é uma estratégia que nunca fez muito sentido em minha opinião.
Para evitar que isso aconteça o script POG_ProhibitedEncounters traz função que faz com que o encontro possa ser ativado depois de um determinado tempo. Isso quer dizer que mesmo que o jogador fique parado, depois de um certo período de tempo ele ainda correrá o risco de entrar em batalha.
Configuração do plugin:
Nas configurações do plugin, estabeleça o tempo (em segundos) que "equivale" a um movimento do jogador. Assim, mesmo que o jogador permaneça parado toda vez que se passar esse período de tempo o RPG MAKER irá reduzir em 1 a quantidade necessária de passos para o jogador ter um encontro.
O comando de plugin: change time permite alterar o tempo de encontro:
Por fim é possível ativar ou desativar o tempo de encontro por meio do comando de plugin:
Contexto: O jogador entra em batalha depois de ter se deslocado um determinado número de passos no mapa de jogo. Apesar de ser bastante funcional, esse é um modelo estático e pouco interessante de forçar o jogador a lutar.
Descrição: Este script permite adiciona um pouco de imprevisibilidade para determinar quando o jogador vai ou não entrar em uma batalha. Ao mesmo tempo da ao jogador a possibilidade agir estrategicamente para entrar ou evitar o combate. também permite ao desenvolvedor desligar temporariamente o combate e reativá-lo quando bem desejar.
Configuração do script: Você precisará determinar o numero da switch do banco de dados que irá indicar se os encontros de batalhas estão ativados ou desativados.
Para ativar ou desativar os encontros utilize o comando de plugin: ON / OFF encounters.
Passos para determinar encontros
Um encontro é o momento em que o jogador é levado para a batalha contra uma criatura em uma outra tela (tela de batalha). O encontro acontece quando depois que o jogador se desloca pelo mapa um numero pré-determinado de passo. Esse número de passos é determinado nas configurações de mapa:
No exemplo acima, o encontro ocorrerá a partir do momento em que o jogador mover-se 10 vezes no mapa.
Modificando os momentos de encontro
Esse script permite faz com que o encontro tenha uma chance de acontecer após o jogador realizar o número de passos determinados nas configurações do mapa. Isso quer dizer que após deslocar-se 10 vezes (por exemplo) o evento não irá acontecer obrigatóriamente, ao invés disso ele pode ou não ocorrer de acordo com um valor percentual.
Por exemplo: Existe uma chance de 80% de que o jogador entre em combate após deslocar-se 10 passos. Depois que o jogador se movimenta 10 vezes uma função gera um valor randômico (como se fosse um lançamento d um dado de 100 faces) e compara com a chance que o jogador tem de entrar em combate. Se o valor gerado randomicamente pe menor ou igual a chance do jogador entrar em combate acontece o encontro. Porém se o valor gerado randômicamente é superior á chance do jogador entrar em combate, o encontro não acontece. Quando o encontro não acontece o número de passos para um novo encontro é resetado.
Chance de um personagem entrar em combate
Cada personagem do banco de dados possui uma chance de entrar ou não em combate. Por padrão essa chance é de 100% ou seja, ele sempre vai entrar em combate conforme as configurações normais do RPG MAKER MZ.
O desenvolvedor pode alterar a chance de um personagem entrar em combate por por meio da tag:
<rateEncounter:percent>
percent é o valor em porcentagem (de 0 a 100) que expressa a chance do personagem entrar em combate. Exemplo:
Chance do jogador entrar em combate
O valor percentual que determina a chance do jogador entrar ou não em combate equivale à média simples das chances dos personagens que fazem parte do grupo. Isso quer dizer que todos os personagens que compõe o grupo influenciam na chance do encontro acontecer ou não.
Modificando a chance de encontro de um personagem
(1) É possível modificar a chance de encontro de um personagem. Para isso utilize os comandos de plugin Increase /Decrease Rate.
(2) Outra forma de modificar a chance de encontro de um personagem é por meio de um status. Nesse caso é preciso configurar o status para chamar um evento comum que por sua vez chama o comando de plugin:
(3) Ainda é possível fazer com que um item seja consumido para aumentar ou diminuir a chance de encontro de um personagem.
Outros comandos de plugin
% actor into battle : passa a chance de encontro de um personagem para uma variável do banco de dados.
% party into battle: passa a chance de encontro do grupo de personagens para uma variável do banco de dados.
Conteúdo Extra:
Uma das coisas que sempre me incomodou no RPG MAKER é que o jogador pode evitar entrar em combate simplesmente ficando parado no mesmo lugar. Uma vez que os combates só são ativados depois que o jogador se move um determinado número de vezes ficar parado é uma estratégia que nunca fez muito sentido em minha opinião.
Para evitar que isso aconteça o script POG_ProhibitedEncounters traz função que faz com que o encontro possa ser ativado depois de um determinado tempo. Isso quer dizer que mesmo que o jogador fique parado, depois de um certo período de tempo ele ainda correrá o risco de entrar em batalha.
Configuração do plugin:
Nas configurações do plugin, estabeleça o tempo (em segundos) que "equivale" a um movimento do jogador. Assim, mesmo que o jogador permaneça parado toda vez que se passar esse período de tempo o RPG MAKER irá reduzir em 1 a quantidade necessária de passos para o jogador ter um encontro.
O comando de plugin: change time permite alterar o tempo de encontro:
Por fim é possível ativar ou desativar o tempo de encontro por meio do comando de plugin:
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