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[MZ] Fetichismo: Itens de Fetiche (Script)

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Fetichismo: Itens de Fetiche (Script)
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Na cultura arcana Fetiches são objetos "de poder" que os magos, bruxos e feiticeiros usam para realizar seus efeitos mágicos. Eles não são exatamente necessários à magia mas por algum motivo, o arcano cultua-o como responsável por suas realizações.

Contexto: A magia no RPG MAKER está sempre associada ao custo de MANA. Isso por que na maioria dos JRPGS fazer magia é sempre uma questão de possui ou não algum tipo de energia. Jogos que se baseiam em Magias ritualísticas onde o conjurador necessita dos ingredientes certos, raramente são viáveis dada a complexidade de fazer isso apenas por comando de eventos.


Descrição: Este script da ao desenvolvedor a possibilidade de exigir do jogador certos itens e em certas quantidades para que ele possa conjurar a magia (habilidade). Da mesma forma pode fazer com que um item só possa ser utilizado em conjunto com outro e por fim pode fazer com que uma arma só possa ser usada em batalha se o jogador possuir um item específico (tal como o arco e a flecha).

Como usar este script:

(1) O desenvolvedor pode definir que uma habilidade só possa ser utilizada mediante o consumo de uma quantidade específica de um item específico. Por exemplo: Poderia-se definir que a habilidade “Hálito de Fogo” só possa ser conjurada se o jogador possuir 3 unidades do item “saliva de dragão”;


ftiche8.jpg

O uso da habilidade (52) "Sarar I" requer o consumo de duas inidades do item (3) Raiz medicinal.
(2) Uma segunda funcionalidade para este script é fazer com que um item só possa ser consumido se o jogador possuir um segundo item (que pode ou não também ser consumido). Exemplo: Um item chamado “prego” só pode ser consumido se o jogador possuir um segundo item chamado “martelo” que por sua vez não é consumido.

ftiche9.jpg

O uso do item (4) "Elixir Medicinal requer o consumo de 1 inidade do item (3) Raiz medicinal.
(3) A terceira funcionalidade deste script faz com que uma arma só possa atacar se o jogador possui uma certa quantidade de um item específico. Por exemplo: Uma arma chamada arco só pode atacar se o jogador possuir um ou mais itens chamado “flecha de madeira”. Neste exemplo, cada ataque com o arco consome uma flecha de madeira.

ftiche10.jpg

O uso da arma (37) "Arco Curto" requer o consumo de 1 uninidads do item (2) Flecha de Madeira.
Consequência de (3): se o jogador estiver usando uma arma que necessita de uma certa quantidade de um item específico e o jogador não tiver esse item na quantidade necessária, ele simplesmente NÃO PODERÁ ATACAR!


O efeito deste script funciona sobre os seguintes “objetos” do Banco de Dados: Habilidades; Itens; Armas. Para fazer com que uma Habilidade/Item/Arma só possa ser utilizada se o jogador possua uma certa quantidade de um item específico,é preciso usar uma TAG no campo “Anotação” da respectiva Habilidade/Item/Arma (no Banco de Dados do RPG MAKER MZ). A TAG a ser utilizada é a seguinte: <consome:itemId,qtd>

Onde:
  • itemId = se refere ao número do item (índice).
  • qtd = se refere à quantidade item a ser consumida. Se qtd for 0 o item não é consumido.

Exemplo: No campo “Anotação” da arma “Arco Curto” é inserida a seguinte TAG:


<consome:34,1>


Isso significa que para usar o arco o jogador terá que ter ao menos 1 unidade do item de número (indíce) 34.


OBSERVAÇÃO: Se a quantidade for deixada como 0, significa que o item não é consumido. Mas ainda assim o jogador terá que ter ao menos uma unidade do referido item.


ftiche1.jpg

O grupo encontra alguns itens importantes para esta exemplificação!

ftiche2.jpg
ftiche3.jpg

Note que Priscilla é da classe "Arqueiro" e portanto ela usa um arco como arma! Mas ops, note que ela só possui uma única flecha no inventário!

ftiche12.jpg
ftiche11.jpg

Após realizar um ataque Priscilla fica sem flechas e não poderá atacar com seu arco. Inclusive a opção de ataque no menu de batalha e desativada para ela.


ftiche5.jpg
ftiche6.jpg

Nem tudo está perdido! Priscila poderá usar sua habilidade "Sarar I" (que consome 2 raízes medicinais) ou usar um Elixir Medicinal para recuperar um pouco de seus Pontos de Vida. Mas cada Elixi Medicinal requer o consumo de 1 Raíz Medicinal!

Licença: Gratuita para uso pessoal ou comercial.
 
Última edição:
Ahahaha minha mente foi longe e quando li o nome de um dos itens eu vi que longe talvez seja o lugar certo. 😈😈😈😈

Boa..Boa...
Como você já notaram eu sou péssimo com nomes. Mas uma das ideias é quebrar essa coisa de plugin ter nome "metido a besta". Em minha opinião, quanto mais simples e tosco melhor. E quanto mais legível e fácil de usar, melhor ainda.
 
Eu sofro pra botar nome nas coisas. Pra botar em mim já foi difícil. Pouca gente entende, alguns me perguntam quem é VAH. :(

Bom trabalho com seus scripts. o/
 
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