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Fetichismo: Itens de Fetiche (Script)
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Na cultura arcana Fetiches são objetos "de poder" que os magos, bruxos e feiticeiros usam para realizar seus efeitos mágicos. Eles não são exatamente necessários à magia mas por algum motivo, o arcano cultua-o como responsável por suas realizações.
Contexto: A magia no RPG MAKER está sempre associada ao custo de MANA. Isso por que na maioria dos JRPGS fazer magia é sempre uma questão de possui ou não algum tipo de energia. Jogos que se baseiam em Magias ritualísticas onde o conjurador necessita dos ingredientes certos, raramente são viáveis dada a complexidade de fazer isso apenas por comando de eventos.
Descrição: Este script da ao desenvolvedor a possibilidade de exigir do jogador certos itens e em certas quantidades para que ele possa conjurar a magia (habilidade). Da mesma forma pode fazer com que um item só possa ser utilizado em conjunto com outro e por fim pode fazer com que uma arma só possa ser usada em batalha se o jogador possuir um item específico (tal como o arco e a flecha).
Como usar este script:
(1) O desenvolvedor pode definir que uma habilidade só possa ser utilizada mediante o consumo de uma quantidade específica de um item específico. Por exemplo: Poderia-se definir que a habilidade “Hálito de Fogo” só possa ser conjurada se o jogador possuir 3 unidades do item “saliva de dragão”;
O uso da habilidade (52) "Sarar I" requer o consumo de duas inidades do item (3) Raiz medicinal.
O uso do item (4) "Elixir Medicinal requer o consumo de 1 inidade do item (3) Raiz medicinal.
O uso da arma (37) "Arco Curto" requer o consumo de 1 uninidads do item (2) Flecha de Madeira.
Consequência de (3): se o jogador estiver usando uma arma que necessita de uma certa quantidade de um item específico e o jogador não tiver esse item na quantidade necessária, ele simplesmente NÃO PODERÁ ATACAR!
O efeito deste script funciona sobre os seguintes “objetos” do Banco de Dados: Habilidades; Itens; Armas. Para fazer com que uma Habilidade/Item/Arma só possa ser utilizada se o jogador possua uma certa quantidade de um item específico,é preciso usar uma TAG no campo “Anotação” da respectiva Habilidade/Item/Arma (no Banco de Dados do RPG MAKER MZ). A TAG a ser utilizada é a seguinte: <consome:itemId,qtd>
Onde:
- itemId = se refere ao número do item (índice).
- qtd = se refere à quantidade item a ser consumida. Se qtd for 0 o item não é consumido.
Exemplo: No campo “Anotação” da arma “Arco Curto” é inserida a seguinte TAG:
<consome:34,1>
<consome:34,1>
Isso significa que para usar o arco o jogador terá que ter ao menos 1 unidade do item de número (indíce) 34.
OBSERVAÇÃO: Se a quantidade for deixada como 0, significa que o item não é consumido. Mas ainda assim o jogador terá que ter ao menos uma unidade do referido item.
O grupo encontra alguns itens importantes para esta exemplificação!
Note que Priscilla é da classe "Arqueiro" e portanto ela usa um arco como arma! Mas ops, note que ela só possui uma única flecha no inventário!
Após realizar um ataque Priscilla fica sem flechas e não poderá atacar com seu arco. Inclusive a opção de ataque no menu de batalha e desativada para ela.
Nem tudo está perdido! Priscila poderá usar sua habilidade "Sarar I" (que consome 2 raízes medicinais) ou usar um Elixir Medicinal para recuperar um pouco de seus Pontos de Vida. Mas cada Elixi Medicinal requer o consumo de 1 Raíz Medicinal!
Licença: Gratuita para uso pessoal ou comercial.
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