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- Plataforma: MZ - RPG MAKER
- Atualização: 10/10/2020
- Data de Criação: 13 / 09 / 2020
- Versão atual: v.04
- Autor: DadoCWB
Licença: Gratuita para uso pessoal ou comercial.
Contexto: Criar eventos para teletransportar entre mapas é algo bastante fácil no RPG MAKER MZ. Memorizar a posição do jogador para depois teletransportá-lo para essa posição também não é algo que envolve muita dificuldade. Porém tudo isso pode ser muito trabalhoso quando essa técnica for parte essencial do jogo.
Descrição: Este script automatiza rotinas de teletransporte para que o o desenvolvedor evite gastar tempo com esse tipo de rotina. Que tal fazer o seu jogador transitar entre mapas diferentes como acontece em jogos como Silent Hill e Legacy of Kain: Soul Reaver?
Configuração do script: Você precisará configurar 2 variáveis nas configurações do plugin:
1. Saved Map: escolha uma variável do banco de dados para armazenar o último mapa salvo (memorizado).
2. Alernate Map: escolha uma variável do banco de dados para memorizar um mapa para o qual o jogador será teletransportado quando ele alternar de mapa.
Configurações de Mapa (ao carregar)
É possível configurar um mapa de jogo para que quando ele for carregado ele chame um evento comum do banco de dados. Isso pode ser muito útil quando se quer "ajustar" o mapa antes dele ser exibido na tela para o jogador.
Neste exemplo, o evento comum número 4 é chamado após o carregamento do MAP003. O evento comum escurece a tonalidade da tela.
Isso é algo que pode ser feito com eventos no próprio mapa mas essa função leva vantagem por que ela é ativada sempre que o mapa carrega sem necessidade de usar interruptores. Outra vantagem é que você pode economizar 1 evento do próprio mapa.
Configuração do mapa alternativo
No jogo Legacy of Kain: Soul Reaver o jogador pode transitar entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Essa fato por sí só já enriquece o gameplay do jogo de uma maneira incrível! Em Silent Hill o jogador também é obrigado a jogar em dois mundos (o nosso mundo e o mundo sombrio). Se você deseja fazer algo parecido no RPG MAKER MZ, pode fazer isso usando dois mapas: um para o mundo dos vivos e outro para o mundo dos mortos.
O comando de plugin Alt gameVar Mapa permite que o desenvolvedor troque o mapa onde o jogador está por outro mantendo a mesma direção e posição do jogador. Para que isso aconteça sem problemas é preciso que os mapas sejam do mesmo tamanho e desenhados com bastante atenção.
Como funciona o comando de plugin Alt gameVar Mapa? Bem simples, antes de usá-lo você precisará configurar:
1) A versão "Normal" do Mapa com uma tag que faz referência para a sua versão alternativa.
2) A versão "Alternativa" do Mapa com uma tag que faz referência para sua versão "Normal".
3) Verifique se você configurou anteriormente (nas configurações de plugin) uma variável para memorizar o mapa alternativo de cada mapa:
4) Defina o tipo de transição no comando de plugin:
Outros comando de plugin:
(0) Save Position: memoriza o ID do mapa e a posição do jogador no mapa (x, y e direção).
(1) Save Map/Position: Permite que o desenvolvedor salve uma coordenada (x, y e direção) de um mapa específico.
(2) Teleport to Map: Teleporta o jogador para uma posição especifica de um mapa previamente memorizado.
(3) Tp to Map reverse D: Teleporta o jogador para uma posição previamente memorizada. A direção do jogador após o teletransporte será a direção contrária à que foi memorizada.
(4) Alternate Map: teleporta o jogador para uma mapa especificado mantendo a mesma posição (x, y e direção).
(5) Alt gameVar Map: teleporta o jogador para um mapa configurado previamente nas configurações do mapa.
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