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Nota: a versão do MV não conta com comando de plugins e está disponível em um demo próprio para o MZ. As imagens desta postagem são da versão MZ. Para eviat confusão a versão deste script para o RPG MAKER MV se chama "os profissioanais".
Licença: Gratuita para uso pessoal ou comercial.
Contexto: Por padrão o grupo de personagens controlados pelo jogador é formado por um líder e até 3 seguidores. Apesar de ter os seguidores “no mapa” indo e vindo com o líder ser visualmente interessante, na grande maioria dos jogos esse recurso se limita a apenas isso.
Descrição: Este script tem como proposta dar aos personagens do grupo (tanto ao líder quanto aos seguidores) um pouco mais de utilidade fora do combate. Com esse objetivo o script permite:
Como usar este script:
(1) O primeiro passo é configurar as opções do plugin: As 4 variáveis do banco de dados qe irão armazenar as ID dos personagens conforme sua posição na formação do grupo. Configure também o Balão de expressão padrão que os personagens emitem ao quando o evento/região detectada está a na sua frente a a exatos 1 quadrado de distância.
2) Os personagens detectam eventos de acordo com uma tag inserida no campo “Anotação” da aba Personagens do Banco de Dados.
Para a detecção de eventos usa-se as tags:
Só se pode detectar eventos que possuam uma tag de detecção. Essa tag tem a seguinte estutura: <tagEvent> e deve ser inserida nos comentários do evento. Exemplo:
No exemplos a seguir são mostradas situações onde os personagens detectam eventos e exibem os respectivos balões de expressão: <monstro>, <taverna> e <bau>.
(2) É possível que um personagem detecte até 4 regiões diferentes. As regiões que um personagem pode detectar devem ser pré-configuradas na aba “Personagens do Banco de Dados.” da mesma forma que é feita para a detecção de eventos.
Cada personagem pode detectar até 4 regiões diferentes.
Para a detecção de eventos usa-se as tags:
No exemplo a seguir é apresentada a configuração de 3 personagens diferentes que detectam cada um uma região específica do mapa.
(3) Comandos de Plugin
Remover Equipamento
Essa função remove o equipamento que esteja equipado em um slot específico de um membro do grupo.
Equipamento: Nome e ID
Verifica qual equipamento está alocado no slot especificado de um personagem do grupo. Armazena o nome desse equipamento em variável do Banco de Dados. Armazena o ID do equipamento em uma outra variável do Banco de Dados.
Possui Habilidade?
Verifica se um membro específico do grupo possui uma determinada habilidade. A resposta é passada a uma switch do Banco de Dados.
Remove um Personagem
Remove um personagem de acordo com sua posição na formação do grupo. Passa a ID do personagem a uma variável do Banco de Dados.
Exibir balão de expressão em um personagem (a partir da v.02)
Exibe balão de expressão em um personagem conforme sua posição na formação do grupo.
Exibe animação em um personagem (a partir da versão v.02)
Exibe uma animação em um personagem conforme sua posição na formação do grupo.
Exibir balão de expressão em um ator (a partir da versão v.02)
Exibe um balão de expressão em um personagem APENAS se ele estiver no grupo
Exibir animação em um ator (a partir da versão v.02)
Exibe uma animação em um personagem APENAS se ele estiver no grupo
(4) Radar de Eventos: É possível configurar eventos do mapa para detectar o jogador quando este entra na “área” de detecção do evento. Uma vez que tenha detectado o jogador, o evento pode acionar uma switch do Banco de Dados ou uma auto-switch.
Para fazer com que um evento seja capaz de detectar a presença do jogador é necessário inserir uma tag em “Comentário” no próprio evento. A tag tem a seguinte estrutura:
alcance: se refere à distância na qual o jogador é detectado;
switch: pode ser uma auto-switch (letra maísucula: A,B,C,D) ou uma switch do Banco de Dados(número);
value: pode ser true ou false.
(5) Por fim mas não menos importante é possível alternar o líder do grupo de personagens apertando a tecla TAB.
Licença: Gratuita para uso pessoal ou comercial.
Contexto: Por padrão o grupo de personagens controlados pelo jogador é formado por um líder e até 3 seguidores. Apesar de ter os seguidores “no mapa” indo e vindo com o líder ser visualmente interessante, na grande maioria dos jogos esse recurso se limita a apenas isso.
Descrição: Este script tem como proposta dar aos personagens do grupo (tanto ao líder quanto aos seguidores) um pouco mais de utilidade fora do combate. Com esse objetivo o script permite:
- Que cada personagem detecte um tipo específico evento em uma distância pré-determinada.
- Que cada personagem detecte um tipo de região a uma certa distância de si.
- Que ao detectar um evento/região uma switch do banco de dados seja ativada.
- Que ao detectar um evento/região um balão de expressão seja ativado sobre o personagem.
- Que possa-se verificar se um membro específico do grupo possui uma habilidade.
- Que possa-se verificar qual equipamento um membro específico do grupo está usando.
- Que uma variável do banco de dados armazene o ID do personagem de acordo com sua posição na formação do grupo.
- Que eventos do mapa detectem a presença do jogador a uma certa distância e ativem/desativem uma switch do banco de dados ou uma switch local.
Como usar este script:
(1) O primeiro passo é configurar as opções do plugin: As 4 variáveis do banco de dados qe irão armazenar as ID dos personagens conforme sua posição na formação do grupo. Configure também o Balão de expressão padrão que os personagens emitem ao quando o evento/região detectada está a na sua frente a a exatos 1 quadrado de distância.
2) Os personagens detectam eventos de acordo com uma tag inserida no campo “Anotação” da aba Personagens do Banco de Dados.
Cada personagem pode detectar até 4 tipos diferentes de eventos.
Para a detecção de eventos usa-se as tags:
<detectEventA:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
<detectEventB:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
<detectEventC:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
<detectEventD:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
<detectEventB:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
<detectEventC:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
<detectEventD:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
- alcance: é a distância máxima na qual o personagem detecta o evento;
- tagEevent: é a tag que é detectada;
- balloonId: se refere ao balão de expressão que é mostrado quando o evento é detectado;
- switchId: esse é o ID da variável que é “ativada” quando o evento é detectado. Uma variável “* ativada” recebe a ID do personagem.
Só se pode detectar eventos que possuam uma tag de detecção. Essa tag tem a seguinte estutura: <tagEvent> e deve ser inserida nos comentários do evento. Exemplo:
A tag <bau> é inserida em “Comentário” do evento.
No exemplos a seguir são mostradas situações onde os personagens detectam eventos e exibem os respectivos balões de expressão: <monstro>, <taverna> e <bau>.
(2) É possível que um personagem detecte até 4 regiões diferentes. As regiões que um personagem pode detectar devem ser pré-configuradas na aba “Personagens do Banco de Dados.” da mesma forma que é feita para a detecção de eventos.
Cada personagem pode detectar até 4 regiões diferentes.
Para a detecção de eventos usa-se as tags:
<detectRegionA:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
<detectRegionB:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
<detectRegionC:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
<detectRegionD:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
<detectRegionB:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
<detectRegionC:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
<detectRegionD:alcance,tagEvent,balloonId,gameVar>
- alcance: é a distância máxima na qual o personagem detecta o evento;
- tagEevent: é a tag que é detectada;
- balloonId: se refere ao balão de expressão que é mostrado quando o evento é detectado;
- switchId: esse é o ID da variável que é “ativada” quando o evento é detectado. Uma variável “ativada” recebe a ID do personagem.
No exemplo a seguir é apresentada a configuração de 3 personagens diferentes que detectam cada um uma região específica do mapa.
(3) Comandos de Plugin
Remover Equipamento
Essa função remove o equipamento que esteja equipado em um slot específico de um membro do grupo.
Equipamento: Nome e ID
Verifica qual equipamento está alocado no slot especificado de um personagem do grupo. Armazena o nome desse equipamento em variável do Banco de Dados. Armazena o ID do equipamento em uma outra variável do Banco de Dados.
Possui Habilidade?
Verifica se um membro específico do grupo possui uma determinada habilidade. A resposta é passada a uma switch do Banco de Dados.
Remove um Personagem
Remove um personagem de acordo com sua posição na formação do grupo. Passa a ID do personagem a uma variável do Banco de Dados.
Exibir balão de expressão em um personagem (a partir da v.02)
Exibe balão de expressão em um personagem conforme sua posição na formação do grupo.
Exibe animação em um personagem (a partir da versão v.02)
Exibe uma animação em um personagem conforme sua posição na formação do grupo.
Exibir balão de expressão em um ator (a partir da versão v.02)
Exibe um balão de expressão em um personagem APENAS se ele estiver no grupo
Exibir animação em um ator (a partir da versão v.02)
Exibe uma animação em um personagem APENAS se ele estiver no grupo
(4) Radar de Eventos: É possível configurar eventos do mapa para detectar o jogador quando este entra na “área” de detecção do evento. Uma vez que tenha detectado o jogador, o evento pode acionar uma switch do Banco de Dados ou uma auto-switch.
Para fazer com que um evento seja capaz de detectar a presença do jogador é necessário inserir uma tag em “Comentário” no próprio evento. A tag tem a seguinte estrutura:
<radar:alcance, switch,value>
alcance: se refere à distância na qual o jogador é detectado;
switch: pode ser uma auto-switch (letra maísucula: A,B,C,D) ou uma switch do Banco de Dados(número);
value: pode ser true ou false.
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