"Esto no me gusta"
Esse script é uma versão beeeeeeeeeeeeeem básica de um script que desenvolvi para teleportar o jogador entre dois mapas de MESMO TAMANHO quando o jogador atinge a extremidade do mapa no qual se encontra. Isso é algo que da pra fazer bem fácil com eventos mas usar script pra isso reduz o trabalho de ter que programar individualmente cada um dos mapas ou da necessidade de ter que deixar um evento rodando em paralelo.
Mas para que essa gambiarra funcione é preciso que os mapas sejam do mesmo tamanho na bordas que se comunicam. Na próxima atualização vou tentar remover essa restrição mas por enquanto você terá que garantir que os mapas tenham o mesmo tamanho. Sei que estou repetindo isso, mas é pra você não esquecer.
Você terá que usar tags para cada uma das 4 bordas onde você deseja que o teleporte funcione. As tags são as seguintes:
NOTA 1: Em cada um dos 4 exemplos acima susbtitua mapId pelo numero do mapa de destino.
NOTA 2 : Se o mapa não possuir uma tag de determinada direção, quando o jogador chegar na extremidade dessa tag NADA VAI ACONTECER.
NOTA 3: Um mapa pode possui mais de 1 tag, desde que sejam diferentes entre si. Se houverem duas tags iguais, apenas a primeira dentre elas funcionará.
NOTA 4: Não cheguei a testar no RPG MAKER MV, mas creio que deve funcionar "de boa" nele.
As imagens a seguir mostram um exemplo de como configurar os mapas (recomendo ampliá-las para enxergar melhor).
Apesar de ser um script bem simples ele traz possibilidades bastante interessantes e com alguma criatividade o usuário pode fazer mapas muito legais sem precisar se preocupar em ter que adicionar eventos nos locais em que o jogador pode teleportar para outro mapa. A fluidez com a qual o jogador transita entre os mapas será muito mais natural.
Como eu disse ante esse script é uma versão simplificada de um outro script que usa calculo vetorial pra fazer algo bem parecido, só que com mais opções. Dependendo da aceitação da galera eu disponibilizo uma versão "avançada" desse script.
LICENÇA: Na boa? Use a vontade em qualquer tipo de projeto. Se quiser me dar crédito pode fazê-lo mas eu mesmo nem faço questão. Apenas faça bom uso desse script por que levei muito tempo estudando como fazer isso da forma mais simples até chegar nesse resultado.
Mas para que essa gambiarra funcione é preciso que os mapas sejam do mesmo tamanho na bordas que se comunicam. Na próxima atualização vou tentar remover essa restrição mas por enquanto você terá que garantir que os mapas tenham o mesmo tamanho. Sei que estou repetindo isso, mas é pra você não esquecer.
A versão avançada deste script não possui essa restrição mas requer um pouco mais de planejamento do mapa. Disponível aqui. (não sei pq a gnt fica dando nome em "ingrês" pra essas coisas)
Você terá que usar tags para cada uma das 4 bordas onde você deseja que o teleporte funcione. As tags são as seguintes:
<mapUp: mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade SUPERIOR.
<mapDown:mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade INFERIOR.
<mapLeft:mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade ESQUERDA.
<mapRight:mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade DIREITA.
<mapDown:mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade INFERIOR.
<mapLeft:mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade ESQUERDA.
<mapRight:mapId> teleporta o jogador quando ele atinge a extremidade DIREITA.
NOTA 1: Em cada um dos 4 exemplos acima susbtitua mapId pelo numero do mapa de destino.
NOTA 2 : Se o mapa não possuir uma tag de determinada direção, quando o jogador chegar na extremidade dessa tag NADA VAI ACONTECER.
NOTA 3: Um mapa pode possui mais de 1 tag, desde que sejam diferentes entre si. Se houverem duas tags iguais, apenas a primeira dentre elas funcionará.
NOTA 4: Não cheguei a testar no RPG MAKER MV, mas creio que deve funcionar "de boa" nele.
As imagens a seguir mostram um exemplo de como configurar os mapas (recomendo ampliá-las para enxergar melhor).
Como eu disse ante esse script é uma versão simplificada de um outro script que usa calculo vetorial pra fazer algo bem parecido, só que com mais opções. Dependendo da aceitação da galera eu disponibilizo uma versão "avançada" desse script.
LICENÇA: Na boa? Use a vontade em qualquer tipo de projeto. Se quiser me dar crédito pode fazê-lo mas eu mesmo nem faço questão. Apenas faça bom uso desse script por que levei muito tempo estudando como fazer isso da forma mais simples até chegar nesse resultado.
Anexos
Última edição: