🤔 Para Refletir :
"Quando um mar de ideias aparecer, pesque todas com a rede e faça o banquete"
- Samuel Augusto

N00B em evento!

IronDoll

Plebeu
Membro
Membro
Juntou-se
24 de Fevereiro de 2017
Postagens
30
Bravecoins
0
Oi... Alguém ainda lembra de mim?
Eu não estive ativa no fórum nos últimos meses, pois estou muito ocupada com a faculdade...
Ainda não acredito que consegui entrar nela...

Uma das cadeiras que estou fazendo é a de Fundamentos de Jogos Digitais, e recentemente o professor falou sobre a Global Game Jam e convidou os alunos a participarem. A faculdade(FBUNI) é sede do evento aqui em Fortaleza e esse professor é o organizador da sede.

Eu estou pensando em ir, mas não sei se conseguiria desenvolver alguma coisa, afinal eu sou muito noob, só sei um pouco de programação, e tenho medo de ficar sozinha no canto, já que não tenho ninguém pra ir comigo...

O que vocês acham? O professor disse para nos inscrever logo pra garantir o lugar e eu quero muito ir, mas eu ainda tenho um certo receio de tentar...

Eu nunca participei especificamente da Global Game Jam, mas a minha experiência com outras Jams foi muito positiva. Pra mim valeu muito a pena!

É normal chegar na Jam sem ter muita experiência  - a parte mais bacana do evento é aprender a fazer coisas que você nunca havia tentando antes - e o pessoal costuma ser bem receptivo e amigável. É tudo uma questão de se adaptar ao que a equipe precisa e se dedicar a aprender.

É mais confortável já ter uma equipe pronta com amigos, mas nada impede você de conhecer gente nova e montar um time lá mesmo. Você com certeza não vai ser a única indo sozinha pra conhecer a Jam, então aproveite a oportunidade para socializar com o pessoal e fazer novos amigos :awesome:

De brinde, mais algumas dicas:

- Vá preparada! As Jams costumam durar 48h e você quer dedicar o máximo possível desse tempo ao jogo. Procure saber como será o local do evento, se eles darão refeições, se dá pra dormir lá e etc. Leve tudo o que você achar necessário pra ficar confortável durante as madrugadas: comidinhas, energético, produtos de higiene, colchão inflável, extensão para tomada e assim por diante.

- Estude antes! A engine mais usada costuma ser Unity, então acho que vale a pena se aprofundar nela e aprender os básicos antes do evento. Sempre é útil conhecer outras, então também estude mais da sua engine de preferência (GameMaker, Godot, entre outras).

- Organize-se! Use as primeiras horas para fazer brainstorm e organizar minuciosamente como o jogo será feito, dividindo tarefas apropriadamente. Eu sei que você vai querer colocar logo a mão na massa, mas planejar bem as coisas vai te poupar muita dor de cabeça depois.

- Durma! É muito importante descansar, por mais que a vontade seja de virar as duas madrugadas fazendo o jogo. Dormir algumas horinhas vai te ajudar muito a manter o foco e trabalhar produtivamente durante a Jam.

- Divirta-se! Acima de tudo, aproveite! É claro que você vai ficar cansada e estressada, especialmente no final do prazo quando a correria e a falta de sono se acumulam, mas isso tudo só vai valer a pena se você estiver se divertindo e fazendo um jogo que gosta  :Okay_fix:

Luna comentou:
Oi... Alguém ainda lembra de mim?
Eu não estive ativa no fórum nos últimos meses, pois estou muito ocupada com a faculdade...
Ainda não acredito que consegui entrar nela...

Uma das cadeiras que estou fazendo é a de Fundamentos de Jogos Digitais, e recentemente o professor falou sobre a Global Game Jam e convidou os alunos a participarem. A faculdade(FBUNI) é sede do evento aqui em Fortaleza e esse professor é o organizador da sede.

Eu estou pensando em ir, mas não sei se conseguiria desenvolver alguma coisa, afinal eu sou muito noob, só sei um pouco de programação, e tenho medo de ficar sozinha no canto, já que não tenho ninguém pra ir comigo...

O que vocês acham? O professor disse para nos inscrever logo pra garantir o lugar e eu quero muito ir, mas eu ainda tenho um certo receio de tentar...

Vá em frente!
Não deixe a oportunidade passar,você aprenderá muito com a experiencia.

"Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu."
William Shakespeare

Uma JAM é experiência única, eu não deixaria passar. Diferente do que possa parecer nem sempre é necessário que todos os participantes sejam EXPERTS em programação. Algumas das melhores experiências que tive em projetos de desenvolvimento de soft eu não programei 1 linha de código sequer mas praticamente eu era responsável pela lógica da coisa toda.

Aproveite e nem pense em perder essa oportunidade.

[member=1236]Luna[/member]
É muito importante você não deixar passar esse tipo de oportunidade e, caso seja isso mesmo que você queira fazer, não tenha receio e vá, o máximo que pode acontecer é ninguém se interessar muito pelo que você fizer e, mesmo neste caso, você conheceria um grande evento e teria uma boa ideia de como as coisas funcionam nesses casos.
Faço das palavras do [member=225]Lord Wallace[/member] [member=306]Cristiano Sword[/member] e [member=2347]DadoCWB[/member] as minhas e posso resumir em uma frase:
"Uma porta que abre uma vez, pode nunca mais abrir novamente"

Voltar
Topo Inferior