🤔 Para Refletir :
"Escrever para o seu jogo já começa nas mecânicas"
- AbsoluteXandy

Não consigo fazer uma música de batalha "fofa"

Pretty-Belle

Cidadão
Membro
Membro
Juntou-se
18 de Junho de 2015
Postagens
155
Bravecoins
112
Antes de mais nada: eu sou uma zero à esquerda em música, só tenho uma noção muito básica das coisas.

Mas enfim, esses dias eu tava procurando uma música livre para uso que seja um tema de batalha fofo e feliz para usar no meu projetinho de TRPG. Não achei nada parecido com isso, então resolvi tentar fazer minha própria, já que eu já tava afim de aprender a fazer música anyway.

As principais músicas de referência que eu tenho são a de Trails in the Sky e a de Breath of Fire 3:
https://www.youtube.com/watch?v=bekkP37HcC0
https://www.youtube.com/watch?v=W92WYBoOmzQ

Ambas se encaixam bem no que eu quero.

E então... deu errado. Minha primeira tentativa (anexo "Battle1") até que ficou parecido com, er, uma música, mas ficou muito longo do feeling fofo/feliz que eu queria. Daí eu tentei de novo ("Battle1 happy") usando uns acordes mais agudos mas ficou, sei lá, muito errado.
Ambas estão incompletas. Pode até ser que fique boa se botar um refrão, mais uns instrumentos, dar uma polida e tals, mas acho que não vai ficar como eu preciso que fique.
Eu usei os MIDIs das músicas acima (também coloquei nos anexos caso alguém queira curiar), tentado imitar a estrutura da música, os instrumentos e tal. Na segunda tentativa eu cheguei até a fazer um copy-paste das notas do baixo de Trails porque qualquer modificação que eu fizesse na melodia não soava mais como eu queria.

Enfim, eu vim pedir ajuda pra saber no que é que eu tô errando. O baixo tá muito grave (já tentei deixar agudo, ficou uma merda)? A melodia principal do piano tá muito grave (também tentei deixar mais agudo e ficou a mesma bosta)? Foram os acordes que eu escolhi (eu tentei pegar uns acordes mais fofos e... foram fofos demais a ponto de não parecer uma batalha at all)?
[Só pra esclarecer, eu não preciso de "críticas", eu preciso de sugestões práticas mesmo, porque eu sei não tá legal mas eu não sei o que fazer]

Agradeço qualquer dica a respeito desse meu problema.  :'o.o:
 

Anexos

Olha, essas músicas exemplo estão longe de serem fofas. Estão mais pra um jazz animado.

Mas se vc quer algo dentro do TRPG, recomendo ouvir a trilha do FFTA2 e do Disgaea.

Sobre suas trilhas, as duas estão boas, mas tá faltando uns overdrive guitar nelas pra dar um "tchan"!
 
Talvez "fofa" não seja a palavra certa, mas "animada" também não é porque abrange mais tipos de música do que as que eu gostaria (por exemplo, as de batalha de Final Fantasy em geral são animadas mas são sérias/dramáticas demais). A diferença entre essas que eu mandei e as que eu não quero incluir é que essas são mais... fofas. Pelo menos eu acho.
E eu tenho minhas dúvidas se é só botar uma guitarra... nenhuma das músicas de exemplo tem muita guitarra, mas se você acredita que realmente vai ajudar, tem como então mandar algum exemplo pra eu entender como essa guitarra deve estar na música?
 
O próprio exemplo do BoF III tem uma guitarra de fundo. Ela toca, mas sem muito ênfase nela. A guitarra tem que estar na música pra dar um "brilho" extra, não pra roubar a cena dos instrumentos principais.

Só pra complementar melhor a resposta...

Imagina que toda música precisa de 3 elementos:

1 - A melodia principal;
2 - O acompanhamento;
3 - O ritmo.

Pegando a trilha do BoF III ainda...
A melodia principal é onde a gente encaixa, os instrumentos eletrônicos. O acompanhamento é com o piano, a guitarra e o baixo. O ritmo, fica com a percussão. (Nesse exemplo)
 
Tá mas, a guitarra ao fundo deixaria a música mais alegre? Porque se eu colocar uma guitarra ao fundo com os mesmo acordes do baixo ou sei lá, creio que o mood da música vai continuar o mesmo, não? Tipo, o que eu menos tô gostando nas minhas tentativas não é nem a qualidade geral porque eu sei dá pra arrumar e deixar legal e escutável, é o mood que tá mais sério do que deveria.
 
O clima tá música tá bom, tá faltando brilho. A guitarra não deve ter exatamente a mesma melodia do baixo, só complementar com uma base.  :awesome:
 
Entendo perfeitamente o que você quer dizer com música fofa, inclusive esses exemplos me lembram a OST de Florensia...

Anyway, acho que o [member=1777]Sir Lobø[/member] possa ajudar melhor que qualquer um que participa do fórum atualmente...
Mas minha recomendação seria pra você entrar na Central da Arte e falar com o SilenceBryan ou com o Thomas, ambos manjam muito de música xD
 
As músicas ficaram legais, mas acho que não tá no esquema que disse, como algo mais "fofo", tomei a liberdade de entender como light ou mais gostosinha de ouvir, já que disse que fofo não era realmente a palavra, não sei se servirá de algo, mas separei algumas coisas que talvez possam vir a servir de exemplo:

Não consegui achar essa em boa qualidade, mas deve dar pra entender a vaibe da música
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=mKEJxB6I9Bc[/youtube]

Como essa música é da campanha do Arc-V, mais focado nos duelos de entretenimento, a música é bem única e remete muito a algo mais divertido.

Unlimited Potential é um enorme exemplo de música gostosa de ouvir durante o combate
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=GNaK1klQ8II[/youtube]

No caso, ela não interrompe muito seus pensamentos, adicionando um clima ótimo pro confronto com sua temática mais remetendo a infantilidade, visto que é usado no começo do jogo, onde teoricamente ainda estamos aprendendo como tudo funciona.

Talvez esse seja genérico de mais, mas pode servir como base
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=f_jXZXLifRM[/youtube]

Não é nem de longe a melhor track de Arcana Heart (As melhores são a do 3), mas ela representa bem a ideia pelo que entendi.


Yeeeeey!~ Peace, peace~
 
[member=1052]Kawthar[/member] fui invocado? Hahaha
O quê o companheiro precisa? Só mandar MP. Se eu não puder ajudar, o [member=1133]SilenceBryan[/member] pode(creio eu).
 
Sir Lobo, o meu problema tá na primeira mensagem do tópico xD Eu só precisa de dicas sobre como deixar o mood da música mais felizinho. Pode ser qualquer coisa, até mesmo refazer do zero, desde que eu consiga deixar no mood apropriado.

AbsoluteXandy, as músicas parecem muito com o que eu quero mesmo, só a última que achei que tá muito frenética. Mas o nível de alegre é esse mesmo!
 
Olá... não sou muito conhecido aqui... mas amo música ^^

Enfim... sou flautista e amo orquestra... estudei muita teoria musical... mas isso não vem ao caso...


Abri sua midi e vi que usou apenas notas naturais, ou seja: usou a escala de dó maior

na Escala de Dó maior, temos 7 acordes com 'N' variações cada um... mas isso fica pra outra hora...

Por que eu disse isso? Simples: Harmonia Funcional

Toda escala possui: a Tônica, Dominante e Subdominante.

Da Escala de Dó Maior são elas:

Nota  /  Cifra  /  Grau
Dó          C            I
Ré          D          II
Mi          E          III
Fá          F          IV
Sol          G          V
Lá          A          VI
Si            B          VII


Para controlar o "clima" da música você usa as Funções Harmônicas, indo da Tônica: Alegre, Dominante: Tensa/incerteza e Subdominante: Meio-termo/ponte entre tônica e dominante.

Para você saber melhor como usar, veja isso:

Funções Harmônicas    /    Graus

Tônica                            I III VI

Dominante                        V VII

Subdominante                  II IV


O terceiro grau (E/Mi) também pode ser usado como dominante, vale de como você vai compor.


Parte Teórica de lado agora, vamos a "prática":

Instrumentação:

Saiba escolher o instrumento de forma correta, estude a fundo instrumentos de banda, instrumentos de orquestra e instrumentos da categoria "world" que seriam os "exóticos".


Eu tomei a liberdade de usar seu tema "happy" e dar uma modificada/acrescentada em algumas coisas:

Intrumentos:

Flauta
Cordas Pizzicato
Cortas Legato
Marimba (que instrumento mágico esse)
Bateria

Eu apenas construí a melodia em cima do baixo, e no final, alterei a tonalidade para quebrar a "mesmice" e em seguida retorna a como era antes.


Resultado:

[soundcloud]https://soundcloud.com/marcelo-santos-148864154/pretty-belle-music[/soundcloud]

Em anexo eu deixei a Midi organizadinha certinho caso queira abrir em algum programa tipo FL Studio.

 

Anexos

Eu até que tô sabendo desse lance da escala e das categorizações das notas, mas eu não sei como usar isso na prática ;-;
Eu propositalmente escolhi a escala de dó maior porque era a que a música de BoF3 usa, então eu esperava sair algo que soasse parecido, mas claramente não rolou.

Existe alguma fórmula para se criar uma melodia feliz e animadora, levando em conta essa classificação? Não só a melodia mas o acompanhamento também. Poderia ser uma fórmula do tipo "use sempre a nota I primeiro e a V por último pra dar a sentimento X". Eu não sei se a magia está na escala, nas notas escolhidas pra melodia, na ordem dessas notas, nos acordes, na ordem dos acordes, nos instrumentos, em todos ou em nenhum. Eu tô só testando as coisas aleatoriamente e vendo se dá certo, mas até agora não saí do canto :/

Sobre os instrumentos e tals, a princípio eu só tava copiando os instrumentos das duas músicas de exemplo que mostrei. Eu não me preocupei com isso porque primeiro queria fazer a música mais básica possível que estivesse no mood certo, e depois encher ela de frufrus. Como nenhuma das minhas versões estava, abandonei elas. Mas obrigada pelo midi, vou estudar ele sim quando for botar mais instrumentos na música  :XD:
 
Pretty-Belle comentou:
Eu até que tô sabendo desse lance da escala e das categorizações das notas, mas eu não sei como usar isso na prática ;-;
Eu propositalmente escolhi a escala de dó maior porque era a que a música de BoF3 usa, então eu esperava sair algo que soasse parecido, mas claramente não rolou.

Existe alguma fórmula para se criar uma melodia feliz e animadora, levando em conta essa classificação? Não só a melodia mas o acompanhamento também. Poderia ser uma fórmula do tipo "use sempre a nota I primeiro e a V por último pra dar a sentimento X". Eu não sei se a magia está na escala, nas notas escolhidas pra melodia, na ordem dessas notas, nos acordes, na ordem dos acordes, nos instrumentos, em todos ou em nenhum. Eu tô só testando as coisas aleatoriamente e vendo se dá certo, mas até agora não saí do canto :/

Sobre os instrumentos e tals, a princípio eu só tava copiando os instrumentos das duas músicas de exemplo que mostrei. Eu não me preocupei com isso porque primeiro queria fazer a música mais básica possível que estivesse no mood certo, e depois encher ela de frufrus. Como nenhuma das minhas versões estava, abandonei elas. Mas obrigada pelo midi, vou estudar ele sim quando for botar mais instrumentos na música  :XD:

Bom.... vamos la... teoria da melodia... tem sim! so que pra criar a melodia voce precisa determinar os seus acordes... e pra isso voce usa a tabela da funçao harmonica.... se quer uma uma musica alegre usa as tonicas... se quer  algo tenso... dominante. vamos lembrar um pouco dos fundamentos da musica: O que é a musica? A musica e a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma mediante o som. com isso... pense no que voce quer passar com sua musica e mais ainda: o que voce sente ao ouvir sua musica? Bom... a melodia: combinação de sons dados uns apos o outro. pegue musicas classicas antes de mais nada.... e aprenda entenda como sao construidas... por exemplo a nona sinfonia: Si Si do re re do si la sol sol la si siii la laaaa..... sao notas curtas.... a melodia e simples porem impactante... por que? porque sua versao original e tocada em Sol maior (se naome falha a memoria) e começa com Fá# (sustenido)... uma das tonicas da escala. nada é por acaso.... se voce usar o mesmo intervalo entre as notas.... mesma duração de cada nota... mesma melodia.... se voce reproduzir ema em Ré vai dar uma sensação diferente do que se usar Si ou Sol.... eu por padrao dosto muito da sequencia de acordes D E F E ou E F D E... tente descobrir qual a segyencia que mais te agrada :)
 
Voltar
Topo Inferior