Depois de meses no beta, a versão 2017.2 do Unity está agora disponível. Com várias novas ferramentas, atualizações e funções para o mundo dos jogos 2D, incluindo a função Tilemap e modos de transição de câmeras, melhorando e facilitando a criação de cenas cinematográficas.
O modo de Tilemap permite a utilização de sprites em grade, no mesmo estilo do maker, tornando a experiência de criar níveis mais fácil, agradavel e simples. Você pode simplesmente arrastar e pintar o mapa com os sprites, além de outras funções, como utilizar sprites animados e randomização.
Há também uma maior integração com softwares de realidade virtual, tal como a Vuforia, OpenVR e o Windows Mixed Reality, facilitando a criação de jogos de realidade aumentada e trazendo um grande publico para as mãos do criador. Imagine as possibilidades que virão com essas novas plataformas e o número de ideias novas que serão colocadas em prática.
Graças ao trabalho conjunto da Unity e Autodesk, há uma melhora exponencial na transferência de arquivos, tal como shaders, materiais e texturas, do Maya para o Unity, facilitando muito a vida de quem usa as ferramentas.
Com a vinda do Cinemachine para o 2D, houve um aprimoramento no sistema e na dinâmica de rastreio das câmeras, fazendo os usuários se sentirem como verdadeiros diretores de cinema, permitindo seguir um grupo de objetos e mantê-los visíveis através de sistemas de zoom e rastreio.
E é claro, mudanças no sistema de partículas, como finalmente um sistema de resert, e agora o tamanho das partículas afetará a sua velocidade, e outras variações menores no editor, na performance e nos sistemas de iluminação.
Para mais informações nas outras atualizações e mudanças da nova versão, <a href="https://blogs.unity3d.com/pt/2017/10/12/unity-2017-2-is-now-available/">clique aqui</a>. E para uma lista com todas as mudanças, <a href="https://unity3d.com/pt/unity/whats-new/unity-2017.2.0">clique aqui</a>.