Bom, o que seria de mim se não passasse aqui para fazer uma review, não é mesmo? Já pude ler com calma (demora tanto pra fazer uma revista, mas se lê tão rápido, haha) e examinar a revista, então já posso dar alguns vereditos sobre a GameDev Dreams #01. Hora do textão!
Vou começar com uma breve história: Quando fizemos o quiz da Make the RPG muita gente falou da possibilidade de abrir mais espaço para outras engines e para projetos, supomos que era para a galera ter a chance de mostrar os seus. Cogitei a montagem de um "Classificados Maker", onde a galera poderia fazer divulgação e procurar/oferecer ajuda. Minha ideia nunca saiu do papel... Até agora, sendo que saiu pelas mãos da Playable Dreams. E foram muito além do que eu imaginei, conseguiram algo melhor do que eu esperava!
Mas que revista seria essa? Vamos investigar! Descontando capa e editorial, a revista fica com 28 das 30 páginas com conteúdo. E vamos respeitar, daí pra frente é só conteúdo sem dó nem piedade, nem paradinha pra fazer muita propaganda. A taxa de conteúdo X número de páginas alcança a perfeição finalmente em uma revista "maker"! É só conteúdo e isso é excelente! Claro, não teremos um índice ou muito fru fru nesse aspecto (com páginas cheias de formalidades que nem revistas de verdade), mas ela é tão simples e direta ao ponto que não tem como reclamar e a falta disso se torna um ponto positivo de certa forma.
Mas me permitam corrigir aqui, ela não é uma revista "maker" estritamente: ela cobre o desenvolvimento indie no geral, apesar de apresentar alguns projetos e galera de RPG Maker no meio. Eu vou considerar ela "maker" aqui no sentido de ser de apoio aos "makers" (montadores) de jogos independentes, em várias plataformas e engines. Vamos classificar melhor ela no meio das outras revistas (como a MtRPG) antes de partir para o particular.
Primariamente a revista não é de Análises, tampouco de Tutoriais. Nisso já difere das outras, o que é positivo. Uma Maker World é fortemente de análises enquanto a Make the RPG é quase que exclusivamente focada em tutos (foi decidido que fosse assim, né). A receita desta aqui é de grande parte de Divulgação e alguma Opinião. Numa taxa meio que 7 para 1, mas mesmo assim a parte de opinião é relevante e proeminente. Os tutoriais ficam quase que esquecidos e são deveras simplificados. O que não é bem uma reclamação, pois a revista tem seus pontos fortes que os faz melhor do que ninguém no que se propõem.
Deixe-me explorar a experiência que foi ler ela. No geral a revista está de muito bom gosto e a leitura não foi problema em momento nenhum, salvo alguns errinhos de revisão (que também tiveram na 1a edição da nossa revista onde alguém reclamava dos erros na entrevista com o Atoa/Victor Sant). Isso não afeta em nada o saldo geral da revista nem a qualidade intrínseca do material apresentado.
A diagramação ainda pode melhorar bem, mas ao menos as fontes escolhidas são agradáveis, a revista tem coerência em seu design, e as páginas são muito coloridas e bem chamativas, apresentando informações completas e concisas da divulgação dos projetos e pessoas. Particularmente é uma revista bastante visual e isso é ótimo. Com alguns ajustes em bordas e alinhamentos ela ficaria ainda melhor.
Na revista há meio que uma corrida para completar uma página, é tipo um anúncio que você tem que completar um espaço pré-determinado. Não sei se tem a ver com a metodologia na qual as páginas foram montadas (a criadora me falou que foi em Photoshop, então presumo que foi página por página separada), mas o que der para incluir em uma página já vale. Confesso que fiquei esperando mais de uma página do projeto em destaque (O nosso já conhecido Steam ex Machina), mas teve tanta coisa legal lá que meio que compensou o fato de eu não estar com a expectativa devidamente regulada. Novamente não levo isso como crítica, e sim um diferencial. Se acertei no que é a proposta, que é divulgar e dar uma força pro pessoal, caramba, estão fazendo isso mais que certo.
Em muitas divulgações nossas na MtRPG, como na Triple Full ou Destaque, dificilmente o conteúdo passava de uma página por jogo. Ou seja, 4 páginas de divulgação a cada 3 meses. Tomamos um banho nesse departamento. E com a mudança dessas seções para um nova seção de Análise, fiquei muito feliz de ver que divulgação terá um espaço bom e merecido em meios as revistas.
No fim, fora dar uma melhorada nos poucos pontos citados (nada grave, vai ver é chatice minha) e considerando ser uma primeira edição que deve ir melhorando com o tempo, eu particularmente não tenho nenhuma ressalva grande a fazer. Só a comemorar o nascimento de uma nova revista e parabenizar a criadora e a equipe por trás, e claro, todo o pessoal citado. Recomendo a leitura e se possível vou passar a colaborar por lá (quem sabe nas colunas de opinião, né?). Que mais posso dizer?
Em suma a revista é uma excelente maneira de divulgar projetos e artistas (também programadores e game designer inclusos no pacote). O que estiver nos desígnios meus e da Condado para poder apoiar e divulgar essa nova revista, será feito.
Mais uma vez parabéns a todos os envolvidos! A revista tá nota mil e já estou no aguardo de uma nova edição!